ESTUDO DO INÍCIO DA ÁLGEBRA A PARTIR DA MATEMÁTICA E DO ALCORÃO
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.16752Palavras-chave:
Álgebra, Início, História, AlcorãoResumo
A pesquisa se concentra na análise de diferentes problemas apresentados no livro de álgebra de Mohhamed Ben Musa e as possíveis raízes nos problemas apresentados no Alcorão e no processo de construção do conceito matemático, dado a partir do ambiente e por aqueles que o criaram para promover a aprendizagem e uma reflexão sobre a prática de ensino para contribuir com essa aprendizagem por meio de sua construção em sala de aula. Esse tipo de análise é baseado na construção social do conhecimento e em seus quatro componentes: epistemológico, cognitivo, didático e social. Considerando que a socioepistemologia afirma “que o conhecimento matemático é uma construção sociocultural cujo surgimento e desenvolvimento ocorrem em uma sociedade e refletem suas características” (CRESPO CRESPO, 2007, p. 3). Como a álgebra é uma disciplina importante desde o ensino médio, tentamos identificar as características do pensamento algébrico para alcançar o processo de aprendizagem dos alunos e, assim, dar sentido e significado a cada um dos conceitos da álgebra. Com uma análise inicial na história da matemática e as características que geraram esses problemas e suas soluções, e não apenas aqueles do tipo algorítmico, já que os árabes têm demonstrações geométricas, em equações de segundo grau que podem dar significado na sala de aula para resolvê-los dessa maneira, para serem resolvidos. Até chegar a um simbolismo e suas aplicações em diferentes ramos da ciência, que já havia germinado na física, por exemplo;
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