ESTUDO DO INÍCIO DA ÁLGEBRA A PARTIR DA MATEMÁTICA E DO ALCORÃO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16752

Palavras-chave:

Álgebra, Início, História, Alcorão

Resumo

A pesquisa se concentra na análise de diferentes problemas apresentados no livro de álgebra de Mohhamed Ben Musa e as possíveis raízes nos problemas apresentados no Alcorão e no processo de construção do conceito matemático, dado a partir do ambiente e por aqueles que o criaram para promover a aprendizagem e uma reflexão sobre a prática de ensino para contribuir com essa aprendizagem por meio de sua construção em sala de aula. Esse tipo de análise é baseado na construção social do conhecimento e em seus quatro componentes: epistemológico, cognitivo, didático e social. Considerando que a socioepistemologia afirma “que o conhecimento matemático é uma construção sociocultural cujo surgimento e desenvolvimento ocorrem em uma sociedade e refletem suas características” (CRESPO CRESPO, 2007, p. 3). Como a álgebra é uma disciplina importante desde o ensino médio, tentamos identificar as características do pensamento algébrico para alcançar o processo de aprendizagem dos alunos e, assim, dar sentido e significado a cada um dos conceitos da álgebra. Com uma análise inicial na história da matemática e as características que geraram esses problemas e suas soluções, e não apenas aqueles do tipo algorítmico, já que os árabes têm demonstrações geométricas, em equações de segundo grau que podem dar significado na sala de aula para resolvê-los dessa maneira, para serem resolvidos. Até chegar a um simbolismo e suas aplicações em diferentes ramos da ciência, que já havia germinado na física, por exemplo;

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Biografia do Autor

Silvia Tajeyan, Profesora de Álgebra I. CABA, Buenos Aires, Argentina.

Profesora de Matemática y Astronomía. I.S.P Dr JV González. Maestría en Matemática Educativa. Cicata, D.F. México. Profesora de Álgebra I. CABA, Buenos Aires, Argentina. Ayacucho 632, C1026AAF, 011 4372-8286 Profesora de Matemática. CABA, Buenos Aires, Argentina. Marcelo Torcuato de Alvear 1851, C1122 AAA, 011 5287-1200.

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Publicado

2023-12-09

Como Citar

TAJEYAN, S. ESTUDO DO INÍCIO DA ÁLGEBRA A PARTIR DA MATEMÁTICA E DO ALCORÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23106, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16752. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16752. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Mat(h)Ifem: diálogos entre Matemática, Arte, Tecnologias e História