ESTUDO DO INÍCIO DA ÁLGEBRA A PARTIR DA MATEMÁTICA E DO ALCORÃO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16752

Palavras-chave:

Álgebra, Início, História, Alcorão

Resumo

A pesquisa se concentra na análise de diferentes problemas apresentados no livro de álgebra de Mohhamed Ben Musa e as possíveis raízes nos problemas apresentados no Alcorão e no processo de construção do conceito matemático, dado a partir do ambiente e por aqueles que o criaram para promover a aprendizagem e uma reflexão sobre a prática de ensino para contribuir com essa aprendizagem por meio de sua construção em sala de aula. Esse tipo de análise é baseado na construção social do conhecimento e em seus quatro componentes: epistemológico, cognitivo, didático e social. Considerando que a socioepistemologia afirma “que o conhecimento matemático é uma construção sociocultural cujo surgimento e desenvolvimento ocorrem em uma sociedade e refletem suas características” (CRESPO CRESPO, 2007, p. 3). Como a álgebra é uma disciplina importante desde o ensino médio, tentamos identificar as características do pensamento algébrico para alcançar o processo de aprendizagem dos alunos e, assim, dar sentido e significado a cada um dos conceitos da álgebra. Com uma análise inicial na história da matemática e as características que geraram esses problemas e suas soluções, e não apenas aqueles do tipo algorítmico, já que os árabes têm demonstrações geométricas, em equações de segundo grau que podem dar significado na sala de aula para resolvê-los dessa maneira, para serem resolvidos. Até chegar a um simbolismo e suas aplicações em diferentes ramos da ciência, que já havia germinado na física, por exemplo;

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Tajeyan, Profesora de Álgebra I. CABA, Buenos Aires, Argentina.

Profesora de Matemática y Astronomía. I.S.P Dr JV González. Maestría en Matemática Educativa. Cicata, D.F. México. Profesora de Álgebra I. CABA, Buenos Aires, Argentina. Ayacucho 632, C1026AAF, 011 4372-8286 Profesora de Matemática. CABA, Buenos Aires, Argentina. Marcelo Torcuato de Alvear 1851, C1122 AAA, 011 5287-1200.

Referências

BELL, Eric. Historia de las Matemáticas. D.F., México: Fondo de Cultura Económica, 1996.

CANTORAL, Ricardo; FARFÁN, Rosa. Matemática Educativa: Una visión de su evolución. Revista Latinoamericana de Matemática Educativa, n. 6, v. 1, p. 27-40, 2003. Disponible en: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/5953. Acceso en: 16 nov. 2023.

CHAPARRO, Enrique. Las matemáticas en el Islam Medieval. Buenos Aires, Argentina:

Transoxiana 5, 2002. Disponible en: http://www.transoxiana.org/0105/chaparro_math_islam.html. Acceso en: 16 nov. 2023.

COLLETTE, Jean Paul. Historia de las Matemáticas, Tomo I. México: Siglo veintiuno editores, 2000.

CRESPO CRESPO, Cecilia. Las argumentaciones matemáticas desde la visión de la socioepistemología. Tesis (Doctorado). CICATA-IPN, México DF, 2007. Disponible em: https://repositoriodigital.ipn.mx/bitstream/123456789/11188/1/crespo_2007.pdf . Acceso en: 16 nov. 2023.

ELÍA, Ricardo. Matemáticas. Civilización del Islam. Disponible en https://articulo.islamoriente.com/article/matematicas-civilizacion-del-islam. Acceso en: 03 Oct. 2021.

El Sagrado Corán. Versión Castellana: Julio Cortés. Edición Electrónica: Biblioteca Islámica “Fátimah Az-Zahra” Musulmanes Shiítas de El Salvador. Disponible en http://www.jzb.com.es/resources/el_sagrado_coran.pdf. Acceso en: jun. 2023.

HITTI, Philiph. Historia de los árabes. Madrid, España: Editorial Razón y Fe SA, 1950.

KLINE, Morris. El pensamiento matemático de la antigüedad a nuestros días. Madrid, España: Alianza Editorial. 1972.

LAUAND, L. Jean. El Álgebra: una ciencia islámica. Madrid, España: Conferencia en el departamento de estudios Árabes e Islámicos de la Universidad Autónoma de Madrid, 1998.

MUSSA, Frederick. The Algebra of Mohammed Ben Musa. 1831. Disponible en:

www.math.harvard.edu/~knill/teaching/summer2019/exhibits/algebra/AlgebraMohammedBenMusa.pdf. Acceso en: 01 jun. 2021.

PUIG, Luis. Componentes de una historia del álgebra: El texto de Al-Khwarizmi restaurado. Valencia, España: Departamento de didáctica de la matemática de la Universidad de Valencia. Disponible en https://www.uv.es/puigl/mexico96revisado03.pdf. Acceso en: 1 jun. 2023.

REDACCIÓN DIARIO CLARÍN. La conflictiva historia del cero. Diario Clarín. Buenos As, Argentina. 31 dic 2000. Disponible en https://ww w.clarin.com/sociedad/conflictiva-historia-cero_0_BkBzZQteCYl.html. Acceso en: 16 nov. 2023.

SESTIER, Andrés. Historia de las matemáticas. Distrito Federal, México: Limusa Noriega Editores. Segunda Edición. 1983

REY PASTOR, Julio. Babini, José. Historia de la matemática. Buenos Aires, Argentina: Editora Espasa - Calpe Argentina, 1981.

SOLAECHE GALERA, María Cristina. Omar Khayyam: las matemáticas, la nada, el vino, el torno y la amada. Divulgaciones matemáticas, Maracaibo, Venezuela, v. 10, n. 1, 2002, p. 79- 83. Disponible en: http://www.kurims.kyoto-u.ac.jp/EMIS/journals/DM/vX1/art7.pdf. Acceso en: 16 nov. 2023.

TAHAN, Malba. El Hombre que Calculaba. Buenos Aires, Argentina: E. Santiago Rueda Editor, 2001.

VERA, Francisco. La matemática de los musulmanes españoles. Buenos Aires, Argentina: Biblioteca de extensión universitaria. Editorial Nova, 1947.

Publicado

2023-12-09

Como Citar

TAJEYAN, S. ESTUDO DO INÍCIO DA ÁLGEBRA A PARTIR DA MATEMÁTICA E DO ALCORÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23106, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16752. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16752. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Mat(h)Ifem: diálogos entre Matemática, Arte, Tecnologias e História