QUADRATURA DO CÍRCULO E CUBATURA DA ESFERA COM GEOGEBRA NO ENSINO MÉDIO
DOI:

Palavras-chave:
História da Matemática, Tecnologias Digitais, Estética, Ensino Médio, GeoGebraResumo
Neste texto apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida a partir de um curso de extensão universitária, oferecido a estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de uma escola pública de um município do interior do Estado de São Paulo, Brasil. A investigação objetivou explorar possíveis articulações entre História da Matemática e o uso de tecnologias digitais na aplicação de tarefas voltadas ao ensino e aprendizagem de matemática. Especificamente, considerando-se um problema presente no Papiro de Rhind, explorou-se a quadratura de um círculo, e consequentemente a cubatura de uma esfera, utilizando-se o software GeoGebra. Os procedimentos envolvendo produção e análise de dados envolveram as seguintes vertentes: estudo de caso qualitativo, registro e análise de vídeos, análise de registros escritos e digitais dos sujeitos, diário de campo e triangulação de dados. Verificamos resoluções/estratégias de exploração emergentes em estudos anteriores e apontamos uma reflexão sobre as diferenças de construção em um ambiente 2D e 3D. Na exploração da quadratura do círculo, discutimos aspectos referentes às preferências dos cursistas em desenvolver simulações/experimentações utilizando o computador ou o celular. Na exploração da cubatura da esfera, destacamos mobilização de raciocínio algébrico para resolução de problemas geométricos. Este estudo contribui com a pesquisa acerca de questões sobre a interface História da Matemática e o uso de tecnologias digitais, pontuando possibilidades acerca do desenvolvimento de experiências estéticas.
Downloads
Referências
ASSIS, A. R.; BAIRRAL, M. A.; MARQUES, W. S. Raciocínio de alunos em interação com dispositivos móveis: toques e retoques numéricos ou geométricos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia- RBECT, v. 11, n. 2, p. 561-581, mai./ago, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8459/pdf. Acesso em 19 de ago. 2023.
BAIRRAL, M. A. As manipulações em tela compondo a dimensão corporificada da cognição matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v.10, n.2, p. 105-111, 2017. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n2p99-106
BARON, M. E., Bos, H.J.M. Unidade 3: Newton e Leibniz. In: Curso de História da Matemática: origens e desenvolvimento do cálculo. Trad. José Raimundo Braga Coelho, Rudolf Maier e Maria José M.M. Mendes. Brasília: Universidade de Brasília, 1985.
BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F.Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática. Pro-posições, v. 4, n. 10, p. 18-23, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644379/11803 . Acesso em: 01 nov. 2023.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BORTOLI, A. de. Saberes Docentes Para A Conjunção Entre História Da Matemática E Tecnologias Da Informação E Comunicação Nas Aulas De Matemática: Análise Do Potencial De Um Curso De Extensão. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n.22, p. 19-33, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4320. Acesso em 10 de abril 2023.
BRUGNERA, E. D.; DYNNIKOV, C. M. S. da S. GEOGEBRA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E GEOMETRIA ANALÍTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 153–172, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10622. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10622 . Acesso em: 8 nov. 2023.
COOPER, L. Did Egyptian scribes have an algorithmic means for determining the circumference of a circle? Historia Mathematica. v. 38, p. 44, 2011, 455-484. https://doi.org/10.1016/j.hm.2011.06.001
D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23 ed. Campinas: Papirus, 2012. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.
DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DOMINGUES, A. R. O pensamento diferencial-com-GeoGebra de estudantes do Ensino Médio. 2021. Dissertação (Mestrado). Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. São José do Rio Preto, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_e88c0a5f71e719af0d4e7dde16bf32b0. Acesso em: 8 nov. 2023.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Trad. Hygino H. Domingues. 5. ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
GÓNGORA, A. R. Historia. Problemas matemáticos con historia. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, v. 4, n. 16, 15 dic. 2008. Disponível em: http://www.revistaunion.org/index.php/UNION/search/search. Acesso em: 8 nov. 2023.
GÖTTSCHE, K. Tecnologias Móveis: uma mais valia em contextos educacionais? Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 62 - 73, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012062 . Acesso em: 16 ago. 2023.
GRANDE, R. M.; SCUCUGLIA, R. R. S. O símbolo e a realidade: sobre o papel da notação matemática como auxiliar na resolução de problemas. 1. ed. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
LINO, C. M. C.; ROSSETTO, D. Z.; BERTOLUCCI, G. A.; BALIEIRO FILHO, I. F. Sobre a Estética e a Resolução de Problemas: a Beleza Matemática, o Raciocínio Heurístico e a Compreensão dos Objetos e Processos Matemáticos. In: SCUCUGLIA, R. R. S.; IDEM, R. C. Experiências Estéticas em Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Fi. p. 81 – 105, 2021.
MIGUEL, A. MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
PONTE, J. P. Estudo de caso em Educação Matemática. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática. v. 19. n. 26, 2006. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1880. Acesso em: 8 nov. 2023.
POWELL, A. B.; FRANCISCO, J. M.; MAHER, C. A. Uma abordagem à Análise de Dados de Vídeo para investigar o desenvolvimento de ideias e raciocínios matemáticos de estudantes. Bolema, v.17, n.21, p.81-140, 2004. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538. Acesso em: 8 nov. 2023.
SCUCUGLIA, R. R. S.; BARBOSA, L. M.; BORBA, M. C.; FERREIRA, A. L. A. The Use of Digital Technology to Estimate a Value of Pi: Teachers’ Solutions on Squaring the Circle in a Graduate Course in Brazil. ZDM - The International Journal on Mathematics Education, v. 23, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-021-01246-1. Acesso em: 8 nov. 2023.
SMEUR, A. J. E. M. On the Value Equivalent to π in Ancient Mathematical Texts. A New Interpretation. Archive for History of Exact Sciences, v. 6, n. 4, p. 249–70, 1970. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00417620. Acesso em: 8 nov. 2023.
SOUSA, G.C. de, Gomes, A.B. de A. Apoio à promoção de atividades históricas com tecnologia. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v.9, n.5, p.1-14, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3206.
SOUSA, G. C. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 16, p. 140-159, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana de Bortoli, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Edwin Jun Iassanori Yassunaga, Nadya Sofia Kuriyama Sato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.