QUADRATURA DO CÍRCULO E CUBATURA DA ESFERA COM GEOGEBRA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16747

Palavras-chave:

História da Matemática, Tecnologias Digitais, Estética, Ensino Médio, GeoGebra

Resumo

Neste texto apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida a partir de um curso de extensão universitária, oferecido a estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de uma escola pública de um município do interior do Estado de São Paulo, Brasil. A investigação objetivou explorar possíveis articulações entre História da Matemática e o uso de tecnologias digitais na aplicação de tarefas voltadas ao ensino e aprendizagem de matemática. Especificamente, considerando-se um problema presente no Papiro de Rhind, explorou-se a quadratura de um círculo, e consequentemente a cubatura de uma esfera, utilizando-se o software GeoGebra. Os procedimentos envolvendo produção e análise de dados envolveram as seguintes vertentes: estudo de caso qualitativo, registro e análise de vídeos, análise de registros escritos e digitais dos sujeitos, diário de campo e triangulação de dados. Verificamos resoluções/estratégias de exploração emergentes em estudos anteriores e apontamos uma reflexão sobre as diferenças de construção em um ambiente 2D e 3D. Na exploração da quadratura do círculo, discutimos aspectos referentes às preferências dos cursistas em desenvolver simulações/experimentações utilizando o computador ou o celular. Na exploração da cubatura da esfera, destacamos mobilização de raciocínio algébrico para resolução de problemas geométricos. Este estudo contribui com a pesquisa acerca de questões sobre a interface História da Matemática e o uso de tecnologias digitais, pontuando possibilidades acerca do desenvolvimento de experiências estéticas.

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Biografia do Autor

Adriana de Bortoli, Faculdade de Tecnologia Professor Antonio Seabra de Lins (FATEC), Lins, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016) e pós doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2020). Atualmente é professora de ensino superior nível III da FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS. Tem experiência na área de Ensino e Aprendizagem de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, história da educação matemática, tecnologia digitais e formação de professores. Membro do grupo de pesquisa HIFEM- História, Filosofia e Educação Matemática.

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus São José do Rio Preto, SP (IBILCE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP (IGCE). Docente e coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da UNESP (IBILCE-FEIS-FEG). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UNESP de Rio Claro (2002), Mestrado em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro (2006) e Doutorado em Education Studies pela The University of Western Ontario (2012), (Western University), do Canadá. É livre-docente em Educação Matemática pela UNESP (2022). Desde 2000 é pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática, (GPIMEM, UNESP, Rio Claro), participando de pesquisas com financiamento CNPq, CAPES, FAPESP e SSHRC. De 2006 a 2012 foi pesquisador assistente da Faculdade de Educação da Western University. Foi premiado no Western Research Forum for Research Excellence em 2010 e 2012. De 2015 a 2018 foi Editor Associado do Fields Mathematics Education Journal (FMEJ / Springer) do Fields Institute da Universidade de Toronto. Foi Editor Associado do BOLEMA (2018-2019). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Informática, Artes/Estéticas e História e Filosofia da Matemática.

Edwin Jun Iassanori Yassunaga, Faculdade de Tecnologia Professor Antonio Seabra de Lins (FATEC), Lins, São Paulo, Brasil.

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Zeta Objetivo De Promissão(2020). Atualmente é Estudante da Graduação da Faculdade de Tecnologia Professor Antonio Seabra.

Nadya Sofia Kuriyama Sato, Faculdade de Tecnologia Professor Antonio Seabra de Lins (FATEC), Lins, São Paulo, Brasil.

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Preve Objetivo Lins(2022).

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Publicado

2023-12-09

Como Citar

BORTOLI, A. de .; SILVA, R. S. R. da; YASSUNAGA, E. J. I. .; SATO, N. S. K. QUADRATURA DO CÍRCULO E CUBATURA DA ESFERA COM GEOGEBRA NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23104, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16747. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16747. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Mat(h)Ifem: diálogos entre Matemática, Arte, Tecnologias e História