AS STEM E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: RESOLVENDO DESAFIOS DA VIDA REAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16743

Palavras-chave:

Educação matemática, Educação STEM, Ensino Superior, Pensamento computacional, Engenharia

Resumo

A promoção da educação STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) tem sido cada vez mais defendida, não só para motivar os estudantes para estas áreas, mas também para os preparar para os desafios do mundo real. Em particular, tem sido recomendada para promover a aprendizagem da matemática, muitas vezes acusada de contribuir para o problema da insuficiência de licenciados em áreas relacionadas com as STEM. Por outro lado, o Pensamento Computacional é um processo cognitivo que pode ser aplicado num contexto STEM e que requer capacidade de resolução de problemas, assim como pode contribuir para a aprendizagem da matemática. Este artigo apresenta o projeto CarRace que foi implementado numa turma de matemática de alunos de engenharia informática, entre os anos letivos 2017/18 e 2021/22; dele participaram um total de 581 estudantes. Com uma metodologia qualitativa, seguindo um paradigma interpretativo, conclui-se que o projeto promoveu o Pensamento Computacional nos estudantes, num contexto de educação STEM. Os resultados obtidos mostram a importância de implementar este tipo de abordagem com estudantes do ensino superior, nomeadamente estudantes de engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cristina Costa, Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Tomar, Portugal.

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Docente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Endereço para correspondência: IPT, Estrada da Serra, Campus da Quinta do Contador 2300-313 Tomar, Portugal. Membro do centro de investigação em Cidades Inteligentes do IPT e colaboradora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (SICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Diretora da Academia da Ciência, Arte e Património (www.academiacap.ipt.pt).

Sandra Gaspar Martins, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Lisboa, Portugal.

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Docente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Endereço para correspondência: Rua Conselheiro Emídio Navarro 1, 1959-007 Lisboa, Portugal. Membro do centro de investigação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (SICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

António Domingos, Universidade Nova de Lisboa (UNL), Caparica, Portugal.

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Caparica, Portugal. Endereço para correspondência: Faculdade de Ciências e Tecnologia, 1959-007 Caparica, Portugal. Membro do centro de investigação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (SICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Referências

ABRAMOVICH, Sejei. Computers in Mathematics Education: An Introduction. Computers in the Schools, v. 30, n. 1-2, p. 4–11, jan. 2013. https://doi.org/10.1080/07380569.2013.765305

AGUILERA, D; Lupiàñez José Luis; VILCHEZ-GONZÁLEZ, José Miguel; PARALES-PALACIOS, Francisco Javier. In Search of a Long-Awaited Consensus on Disciplinary Integration in STEM Education. Mathematics, v. 9, n. 6, p. 597, jan. 2021. https://doi.org/10.3390/math9060597

ALBUQUERQUE, Carlos. Pensamento Computacional e Matemática. Educação e Matemática, n. 162, p. 31–38, 2021. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2742 Acesso em: 16 nov.2023.

BEAZLEY, David. Python essential reference. Sams Publishing, 2006. https://www.informit.com/store/python-essential-reference-9780672328626. Acesso em: 16 nov.2023.

BECKER, Kurt. Henry.; PARK, Kyungsuk. Integrative Approaches among Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) Subjects on Students’ Learning: A Meta-Analysis. Journal of STEM Education: Innovations and Research, v. 12, n. 5, 6 jun. 2011.

https://www.jstem.org/jstem/index.php/JSTEM/article/view/1509. Acesso em: 16 nov.2023.

BESWICK, Kim.; FRASER, Sharon. Developing mathematics teachers’ 21st century competence for teaching in STEM contexts. ZDM, set. 2019. https://doi.org/10.1007/s11858-019-01084-2.

BOCCONI, Stefania; CHIOCCARIELLO, Augusto; DETTORI, Giuliana; ENGELHARDT, Katja. Developing Computational Thinking in Compulsory Education - Implications for policy and practice. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2016. Disponível em: https://ideas.repec.org/p/ipt/iptwpa/jrc104188.html. Acesso em: 16 nov.2023.

COHEN, Louis Cohen; MANION, Lawrence Manion; MORRISON, Keith. Research Methods in Education. [s.l.] Routledge, 2002. https://doi.org/10.4324/9780203224342.

COSTA, Maria Cristina; DOMINGOS, António. Teachers’ Professional Knowledge to Develop STEM Integrated Tasks. Pedagogika, v. 149, n. 1, p. 82–104, maio, 2023. https://doi.org/10.15823/p.2023.149.4

COSTA, Maria Cristina; DOMINGOS, António.; TEODORO, Vítor. Promoting Integrated STEM Tasks in the Framework of Teachers’ Professional Development in Portugal. Advances in STEM education, p. 511–532, jan. 2020. https://doi.org/10.1007/978-3-030-52229-2_27

COSTA, Maria Cristina; DOMINGOS, António Manoel Dias; TEODORO, Vítor Duarte; VINHAS, Élia Maria Rodrigues Guedes. Teacher Professional Development in STEM Education: An Integrated Approach with Real-World Scenarios in Portugal. Mathematics, v. 10, n. 21, p. 3944, 24 out. 2022. https://doi.org/10.3390/math10213944

DE VERE, Ian. Developing creative engineers: a design approach to engineering education. Disponível em: https://www.designsociety.org/publication/28948/Developing+creative+engineers%3A+a+design+approach+to+engineering+education . Acesso em: 28 set. 2023.

FITZALLEN, Noleine. STEM Education: What Does Mathematics Have to Offer? [s.l.] Mathematics Education Research Group of Australasia, 2015. https://eric.ed.gov/?id=ED572451 . Acesso em: 16 nov.2023.

HEINTZ, Frederik; MANNILA, Linda; NORDÉN Lars-Ake; REGNELL, Björn. Introducing Programming and Digital Competence in Swedish K-9 Education. Lecture Notes in Computer Science, p. 117–128, 1 jan. 2017. https://doi.org/10.1007/978-3-319-71483-7_10

HUMBLE, Niklas. The use of Programming Tools in Teaching and Learning Material by K-12 Teachers, 2021. https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1606871/FULLTEXT01.pdf

JOHNSON, David C. Education and Information Technologies, v. 5, n. 3, p. 201–214, 2000. https://doi.org/10.1023/A:1009658802970

LI, Yeping; SCHOENFLD, Alan H. DUSCHL, Richard A. Computational Thinking Is More about Thinking than Computing. Journal for STEM Education Research, v. 3, n. 1, p. 1–18, abr. 2020. https://doi.org/10.1007/s41979-020-00030-2

LU, C. MACDONALD, R; CUTUMISU, M. A scoping review of computational thinking assessments in higher education. Journal of Computing in Higher Education, v.34, p. 416-461, jan. 2022. https://doi.org/10.1007/s12528-021-09305-y

MALICKY, D. M.; LORD, S. M.; HUANG, M.; Problem, Project, Inquiry, Or Subject Based Pedagogies: What To Do? Proceedings of ASEE Annual Conference, Chicago, IL, set. 2006. https://doi.org/10.18260/1-2--1019

RESNICK, M.; MALONY, J.; MOROY-HERNÁNDEZ, A.; RUSK, N.; EASTMOND, EV.; MILLNER, A.; ROSENBAUM, E. Scratch: programming for all. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p. 60-67, nov. 2009. http://doi.acm.org/10.1145/1592761.1592779

SAVERY, John. R. Overview of problem-based learning: Definitions and distinctions. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v.1, n.1, p. 9-20, maio. 2006. https://doi.org/10.7771/1541-5015.1002

STOHLMANN, M. A vision for future work to focus on the “M” in integrated STEM. School Science and Mathematics, v. 118, n. 7, p. 310–319, out. 2018. https://doi.org/10.1111/ssm.12301

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33, mar. 2006. https://doi.org/10.1145/1118178.1118215

WEINTROP, D. et al. Defining Computational Thinking for Mathematics and Science Classrooms. Journal of Science Education and Technology, v. 25, n. 1, p. 127–147, out. 2015. https://doi.org/10.1007/s10956-015-9581-5

ZIATDINOV, R.; VALLES, J. R. Synthesis of Modeling, Visualization, and Programming in GeoGebra as an Effective Approach for Teaching and Learning STEM Topics. Mathematics, v. 10, n. 3, p. 398, jan. 2022. https://doi.org/10.3390/math10030398

Downloads

Publicado

2023-12-09

Como Citar

COSTA, M. C.; MARTINS, S. G.; DOMINGOS, A. AS STEM E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: RESOLVENDO DESAFIOS DA VIDA REAL NO ENSINO SUPERIOR. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23100, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16743. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16743. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Mat(h)Ifem: diálogos entre Matemática, Arte, Tecnologias e História