AS STEM E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: RESOLVENDO DESAFIOS DA VIDA REAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16743

Palavras-chave:

Educação matemática, Educação STEM, Ensino Superior, Pensamento computacional, Engenharia

Resumo

A promoção da educação STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) tem sido cada vez mais defendida, não só para motivar os estudantes para estas áreas, mas também para os preparar para os desafios do mundo real. Em particular, tem sido recomendada para promover a aprendizagem da matemática, muitas vezes acusada de contribuir para o problema da insuficiência de licenciados em áreas relacionadas com as STEM. Por outro lado, o Pensamento Computacional é um processo cognitivo que pode ser aplicado num contexto STEM e que requer capacidade de resolução de problemas, assim como pode contribuir para a aprendizagem da matemática. Este artigo apresenta o projeto CarRace que foi implementado numa turma de matemática de alunos de engenharia informática, entre os anos letivos 2017/18 e 2021/22; dele participaram um total de 581 estudantes. Com uma metodologia qualitativa, seguindo um paradigma interpretativo, conclui-se que o projeto promoveu o Pensamento Computacional nos estudantes, num contexto de educação STEM. Os resultados obtidos mostram a importância de implementar este tipo de abordagem com estudantes do ensino superior, nomeadamente estudantes de engenharia.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Costa, Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Tomar, Portugal.

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Docente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Endereço para correspondência: IPT, Estrada da Serra, Campus da Quinta do Contador 2300-313 Tomar, Portugal. Membro do centro de investigação em Cidades Inteligentes do IPT e colaboradora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (SICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Diretora da Academia da Ciência, Arte e Património (www.academiacap.ipt.pt).

Sandra Gaspar Martins, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Lisboa, Portugal.

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Docente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Endereço para correspondência: Rua Conselheiro Emídio Navarro 1, 1959-007 Lisboa, Portugal. Membro do centro de investigação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (SICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

António Domingos, Universidade Nova de Lisboa (UNL), Caparica, Portugal.

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Caparica, Portugal. Endereço para correspondência: Faculdade de Ciências e Tecnologia, 1959-007 Caparica, Portugal. Membro do centro de investigação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (SICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

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Publicado

2023-12-09

Como Citar

COSTA, M. C.; MARTINS, S. G.; DOMINGOS, A. AS STEM E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: RESOLVENDO DESAFIOS DA VIDA REAL NO ENSINO SUPERIOR. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23100, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16743. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16743. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Mat(h)Ifem: diálogos entre Matemática, Arte, Tecnologias e História