AS STEM E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: RESOLVENDO DESAFIOS DA VIDA REAL NO ENSINO SUPERIOR
DOI:

Palavras-chave:
Educação matemática, Educação STEM, Ensino Superior, Pensamento computacional, EngenhariaResumo
A promoção da educação STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) tem sido cada vez mais defendida, não só para motivar os estudantes para estas áreas, mas também para os preparar para os desafios do mundo real. Em particular, tem sido recomendada para promover a aprendizagem da matemática, muitas vezes acusada de contribuir para o problema da insuficiência de licenciados em áreas relacionadas com as STEM. Por outro lado, o Pensamento Computacional é um processo cognitivo que pode ser aplicado num contexto STEM e que requer capacidade de resolução de problemas, assim como pode contribuir para a aprendizagem da matemática. Este artigo apresenta o projeto CarRace que foi implementado numa turma de matemática de alunos de engenharia informática, entre os anos letivos 2017/18 e 2021/22; dele participaram um total de 581 estudantes. Com uma metodologia qualitativa, seguindo um paradigma interpretativo, conclui-se que o projeto promoveu o Pensamento Computacional nos estudantes, num contexto de educação STEM. Os resultados obtidos mostram a importância de implementar este tipo de abordagem com estudantes do ensino superior, nomeadamente estudantes de engenharia.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Sejei. Computers in Mathematics Education: An Introduction. Computers in the Schools, v. 30, n. 1-2, p. 4–11, jan. 2013. https://doi.org/10.1080/07380569.2013.765305
AGUILERA, D; Lupiàñez José Luis; VILCHEZ-GONZÁLEZ, José Miguel; PARALES-PALACIOS, Francisco Javier. In Search of a Long-Awaited Consensus on Disciplinary Integration in STEM Education. Mathematics, v. 9, n. 6, p. 597, jan. 2021. https://doi.org/10.3390/math9060597
ALBUQUERQUE, Carlos. Pensamento Computacional e Matemática. Educação e Matemática, n. 162, p. 31–38, 2021. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2742 Acesso em: 16 nov.2023.
BEAZLEY, David. Python essential reference. Sams Publishing, 2006. https://www.informit.com/store/python-essential-reference-9780672328626. Acesso em: 16 nov.2023.
BECKER, Kurt. Henry.; PARK, Kyungsuk. Integrative Approaches among Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) Subjects on Students’ Learning: A Meta-Analysis. Journal of STEM Education: Innovations and Research, v. 12, n. 5, 6 jun. 2011.
https://www.jstem.org/jstem/index.php/JSTEM/article/view/1509. Acesso em: 16 nov.2023.
BESWICK, Kim.; FRASER, Sharon. Developing mathematics teachers’ 21st century competence for teaching in STEM contexts. ZDM, set. 2019. https://doi.org/10.1007/s11858-019-01084-2.
BOCCONI, Stefania; CHIOCCARIELLO, Augusto; DETTORI, Giuliana; ENGELHARDT, Katja. Developing Computational Thinking in Compulsory Education - Implications for policy and practice. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2016. Disponível em: https://ideas.repec.org/p/ipt/iptwpa/jrc104188.html. Acesso em: 16 nov.2023.
COHEN, Louis Cohen; MANION, Lawrence Manion; MORRISON, Keith. Research Methods in Education. [s.l.] Routledge, 2002. https://doi.org/10.4324/9780203224342.
COSTA, Maria Cristina; DOMINGOS, António. Teachers’ Professional Knowledge to Develop STEM Integrated Tasks. Pedagogika, v. 149, n. 1, p. 82–104, maio, 2023. https://doi.org/10.15823/p.2023.149.4
COSTA, Maria Cristina; DOMINGOS, António.; TEODORO, Vítor. Promoting Integrated STEM Tasks in the Framework of Teachers’ Professional Development in Portugal. Advances in STEM education, p. 511–532, jan. 2020. https://doi.org/10.1007/978-3-030-52229-2_27
COSTA, Maria Cristina; DOMINGOS, António Manoel Dias; TEODORO, Vítor Duarte; VINHAS, Élia Maria Rodrigues Guedes. Teacher Professional Development in STEM Education: An Integrated Approach with Real-World Scenarios in Portugal. Mathematics, v. 10, n. 21, p. 3944, 24 out. 2022. https://doi.org/10.3390/math10213944
DE VERE, Ian. Developing creative engineers: a design approach to engineering education. Disponível em: https://www.designsociety.org/publication/28948/Developing+creative+engineers%3A+a+design+approach+to+engineering+education . Acesso em: 28 set. 2023.
FITZALLEN, Noleine. STEM Education: What Does Mathematics Have to Offer? [s.l.] Mathematics Education Research Group of Australasia, 2015. https://eric.ed.gov/?id=ED572451 . Acesso em: 16 nov.2023.
HEINTZ, Frederik; MANNILA, Linda; NORDÉN Lars-Ake; REGNELL, Björn. Introducing Programming and Digital Competence in Swedish K-9 Education. Lecture Notes in Computer Science, p. 117–128, 1 jan. 2017. https://doi.org/10.1007/978-3-319-71483-7_10
HUMBLE, Niklas. The use of Programming Tools in Teaching and Learning Material by K-12 Teachers, 2021. https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1606871/FULLTEXT01.pdf
JOHNSON, David C. Education and Information Technologies, v. 5, n. 3, p. 201–214, 2000. https://doi.org/10.1023/A:1009658802970
LI, Yeping; SCHOENFLD, Alan H. DUSCHL, Richard A. Computational Thinking Is More about Thinking than Computing. Journal for STEM Education Research, v. 3, n. 1, p. 1–18, abr. 2020. https://doi.org/10.1007/s41979-020-00030-2
LU, C. MACDONALD, R; CUTUMISU, M. A scoping review of computational thinking assessments in higher education. Journal of Computing in Higher Education, v.34, p. 416-461, jan. 2022. https://doi.org/10.1007/s12528-021-09305-y
MALICKY, D. M.; LORD, S. M.; HUANG, M.; Problem, Project, Inquiry, Or Subject Based Pedagogies: What To Do? Proceedings of ASEE Annual Conference, Chicago, IL, set. 2006. https://doi.org/10.18260/1-2--1019
RESNICK, M.; MALONY, J.; MOROY-HERNÁNDEZ, A.; RUSK, N.; EASTMOND, EV.; MILLNER, A.; ROSENBAUM, E. Scratch: programming for all. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p. 60-67, nov. 2009. http://doi.acm.org/10.1145/1592761.1592779
SAVERY, John. R. Overview of problem-based learning: Definitions and distinctions. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v.1, n.1, p. 9-20, maio. 2006. https://doi.org/10.7771/1541-5015.1002
STOHLMANN, M. A vision for future work to focus on the “M” in integrated STEM. School Science and Mathematics, v. 118, n. 7, p. 310–319, out. 2018. https://doi.org/10.1111/ssm.12301
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33, mar. 2006. https://doi.org/10.1145/1118178.1118215
WEINTROP, D. et al. Defining Computational Thinking for Mathematics and Science Classrooms. Journal of Science Education and Technology, v. 25, n. 1, p. 127–147, out. 2015. https://doi.org/10.1007/s10956-015-9581-5
ZIATDINOV, R.; VALLES, J. R. Synthesis of Modeling, Visualization, and Programming in GeoGebra as an Effective Approach for Teaching and Learning STEM Topics. Mathematics, v. 10, n. 3, p. 398, jan. 2022. https://doi.org/10.3390/math10030398
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Cristina Costa, Sandra Gaspar Martins, António Domingos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.