O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MANAUS/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.13963


Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Ensino de Biologia, Google Classroom

Resumo

O presente artigo é uma síntese de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEE), pela Universidade do Estadual do Amazonas (UEA), a qual  versou sobre o uso da Sala de aula invertida com o apoio da plataforma educacional Google Classroom, como uma metodologia ativa para colocar o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, considerando que os estudantes atuais são ditos nativos digitais, com habilidades de interagir em atividades que envolvam as tecnologias. Assim, justifica-se esta proposta por considerar que as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação adentraram na escola como recurso pedagógico de suporte para contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes. O estudo teve como objetivo analisar a eficácia da metodologia da sala de aula invertida, com o auxílio do Google Classroom, nas aulas de Biologia em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, na cidade de Manaus/AM.  Esta investigação, quanto ao método de abordagem, caracterizou-se como pesquisa de método misto, que conjuga as abordagens qualitativa e quantitativa; quanto aos objetivos, como pesquisa exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa de campo, com observação participativa, caracterizada como uma pesquisa-ação. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a metodologia da sala de aula invertida foi eficaz no ensino de Biologia.

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Biografia do Autor

  • Viviane de Lima Benevides, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (IMPA), Manaus, Amazonas, Brasil.

    Possui graduação em Ciências - Biologia pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Professora - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO. Especialista em Metodologia de Ensino em Biologia (2015). Mestra em Ensino de Ciências na Amazônia (UEA).

  • Alcides de Castro Amorim Neto, Universidade do Estado do Amazônas (UEA), Manaus, Amazônas, Brasil.

    Graduado em Tecnologia Elétrica pelo UTAM (UEA) (1998) e em Matemática pela UFAM (2000), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNINORTE (2004), Mestre em Matemática Pura com ênfase em Geometria Diferencial pela UFAM (2007) e Doutor em Clima e Ambiente com ênfase em Interações Biosfera-Atmosfera da Amazônia pela UEA/INPA (2013). Tem experiência no Ensino Superior em Matemática Pura, Aplicada e Educação Matemática. Atualmente, Professor Associado e Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática Mediado Tecnológico e Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Ciências na Amazônia e do Mestrado Profissionalizante em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, ambos da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 

Referências

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Publicado

2023-02-05

Como Citar

O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MANAUS/AM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23005, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.13963. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13963. Acesso em: 10 abr. 2025.