LA REVISTA "THE JOURNAL “FOLHA ": UNA HERRAMIENTA PARA COMPARTIR EXPERIENCIAS

Autores/as

  • Alexandra Sofia Cunha Rodrigues alexsofiarod@gmail.com
    Universidade da Beira Interior (UBI). Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://orcid.org/0000-0001-9022-4849
  • José Manuel Matos jmm@fct.unl.pt
    Professor aposentado da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa, Portugal e investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13019


Palabras clave:

Educación técnica, Historia de la educación, Enseñanza de las matemáticas, Formación del profesorado

Resumen

En enero de 1967 comenzó a publicarse la Folha Informativa para Profesores del 1er Grupo (E.T.P.), que es la primera publicación periódica portuguesa dedicada exclusivamente a la educación matemática en la educación técnica. Esta publicación pretendía acompañar la experiencia de introducir la Matemática Moderna en este campo de la educación, apoyando a los profesores encargados de impartir asignaturas relacionadas con las matemáticas, y publicó 66 números y 9 suplementos hasta marzo de 1972. Este artículo estudia la importancia que asume esta revista, en la comunidad de profesores de matemáticas, para promover el intercambio de experiencias y mejorar la enseñanza de la asignatura.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alexandra Sofia Cunha Rodrigues, Universidade da Beira Interior (UBI). Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

    Doutora, Universidade da Beira Interior (UBI). Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. Rua Formosa, Lote 42 (n.º 21), 2.º Esq. 6300-837 Guarda, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9022-4849. E-mail:  alexsofiarod@gmail.com

  • José Manuel Matos, Professor aposentado da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa, Portugal e investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

    Doutor, The University of Georgia (UGA). Professor aposentado da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa, Portugal e investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Referencias

ALMEIDA, L. Palavras do Inspector-Superior do E. T. P., Dr. Leopoldino de Almeida, no encerramento dos Cursos da Atualização e Valorização do pessoal docente, em 1969. Boletim de Ação Educativa, 41, pp. 9-22. Lisboa: Ministério da Educação Nacional, 1970.

AZEVEDO, J. R. S. Resposta ao questionário preparatório do 2.º Curso de Aperfeiçoamento dos professores de matemática (1.º Grupo). Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 7, 21, 1968.

BISCAIA, A. (1969). Precisão de linguagem (Adaptação de um artigo de Mary Petronia). Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 31, 15-16, 1969.

BISCAIA, A. O ensino da Matemática Moderna (Tradução de uma publicação da OCDL). Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 41, 4-5, 1970.

Boletim de Ação Educativa, 42. Cursos de Valorização e Atualização do Pessoal Docente efetuados em setembro e outubro de 1970, pp. 49-58. Lisboa: Ministério da Educação Nacional, 1971.

Comissão. Programa do 1.º ano. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 41, 11-16, 1970.

Congresso Nacional do Ensino Técnico Profissional (I). Sumário das Comunicações. Porto: Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, 1958.

Figueiredo, M. Laboratório de Matemática? Trabalhos práticos de Matemática? Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 5, 2-10, 1967.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 1, 1967, 1-5.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 2, 1967, 1-2.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 4, 1967, 1.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 13, 1967, 1-6.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 16, 1968, 3-4.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 24, 1968, 20-27.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 25, 1968, 19-21.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 38, 1969, 8-14.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 45, 1970, 13-14.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 49, 1970, 1-8.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 50, 1970, 9-10.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 61, 1971, 13-14.

Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 62, 1971, 9-11.

GOMES, A. P. Reunião de professores encarregados da regência de turmas piloto de matemática 2.º ano. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 46, 7-9, 1970.

HEITOR, A. O. S. Artigo preparatório do 2º Curso de Aperfeiçoamento dos Professores de Matemática (E.T.P.). Folha Informativa dos Professores do 1º Grupo (E. T. P.), 9(Julho), 1-5, 1967a.

HEITOR, A. O. S. Num Aniversário. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 46, 1970, 1.3, 1967b.

HEITOR, A. O. S. O problema da coordenação de ensino. A transferência da aprendizagem. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 2, 1967, 4-8, 1967c.

HEITOR, A. O. S. Pontos escritos passados às turmas piloto. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 20, 1968, 19-20, 1968.

MATOS, J. M.; NOVAES, B. W. D. & GABRIEL, L. M. C. Recompondo a cultura da matemática escolar: a intervenção da Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.). Atas do XX SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 228-238). Viana do castelo: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2009.

MATOS, J. M. & VALENTE, W. R. Estudos comparativos sobre a Reforma da Matemática moderna. Em J. M. Matos & W. R. Valente (Eds.), A Reforma da Matemática Moderna em contextos Ibero-Americanos. (pp. 1-9). Caparica: UIED, 2010.

PEREIRA, V. J. Alguns apontamentos recolhidos durante o Colóquio de professores de matemática (outubro de 1967). Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 14, 1967, 3-9, 1967.

REDAÇÃO. Correspondência. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 7, 5-7, 1967.

REDAÇÃO. Programa de ensaio no 3.º ano de Matemática. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 45, 15-17, 1972.

REDAÇÃO. Programas do 2.º ano. Turmas-Piloto. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 55, 17-20, 1971.

REDAÇÃO. Cálculo Comercial (novo programa). Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 65, 5-8, 1972.

RODRIGUES, A. S. Os programas de matemática no ensino profissional. Em A. J. Almeida & J. M. Matos (Eds.), A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974) (pp. 95-113). Caparica: UIED e APM, 2014.

RODRIGUES, A. S. A matemática no ensino profissional. Os programas e as representações dos professores. Tese Doutorado em Didática da Matemática. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2015.

RODRIGUES, A.; NOVAES, B. W. D. & MATOS, J. M. (2016). A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal, Revista Diálogo Educacional, v16, n. 48. (pp. 381-402). Curitiba, 2016.

RODRIGUES, A. S. & DOMINGOS, A. Formação de professores nas Escolas Técnicas. Em J. M. Matos (Coord.), A Matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica. (pp. 405-426). Caparica: UIED, APM e FCT, 2018.

VELHO, A. V. Matemática Recreativa. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 7, 11, 1967.

VELHO, A. V. Perguntas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 19, 24, 1968.

VELHO, A. V. Respostas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 19, 21, 1968.

VELHO, A. V. Perguntas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 20, 12, 1968a.

VELHO, A. V. Respostas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 20, 18, 1968a.

VELHO, A. V. Perguntas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 31, 12, 1969.

VELHO, A. V. Respostas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 31, 16, 1969.

WATTIAUX, R. & MAS, A. (1971). Um pouco de História.... Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 52, 7.

Publicado

2021-11-06

Número

Sección

Estudos históricos sobre currículo de Matemática

Cómo citar

RODRIGUES, Alexandra Sofia Cunha; MATOS, José Manuel. LA REVISTA "THE JOURNAL “FOLHA ": UNA HERRAMIENTA PARA COMPARTIR EXPERIENCIAS. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 9, n. 3, p. e21091, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.13019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13019. Acesso em: 19 dec. 2025.