EDUCACIÓN AMBIENTAL EN PARQUES AMBIENTALES: ANÁLISIS TEXTUALES DISCURSIVOS EN DISERTACIONES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.12963


Palabras clave:

Educación Ambiental, Parques Ambientales, Formación de Profesores, Producción de Conocimiento, CTSA

Resumen

El estado del arte tiene la función de situar al investigador sobre la producción, investigación y posiciones sobre su objeto de estudio, acción que orienta las intenciones de investigación, en este sentido, investigar investigaciones sobre educación ambiental en parques ambientales vinculados a la educación científica. en el campo de la ciencia y la tecnología y la sociedad / ciencia tecnología la sociedad y el medio ambiente es relevante para la construcción de una educación relacionada con el medio que fomenta el debate crítico, la discusión de lo contradictorio y el posicionamiento ante los avances científicos y los desastres ambientales en nuestro planeta , para ello buscamos en tres bibliotecas virtuales, la primera, “Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones” (BDTD); el segundo "Banco de Tesis y Disertaciones CAPES" y finalmente en el "Portal de Revistas CAPES / MEC", de las 325 obras recuperadas, solo dos se relacionan con el objeto de estudio seleccionado, una trata de una experiencia pedagógica en la relación parque ambiental-escuela y otra centrada en la formación de docentes para trabajar en parques ambientales, en estos estudios tenemos la concepción crítica de la educación que propicia el debate sobre ciencia, tecnología y temas socioambientales, también emergiendo del análisis. , apuntes para la formación del profesorado, con ello, la investigación contribuye al debate crítico sobre la educación ambiental y nos lega la necesidad de realizar más investigaciones relacionadas con la educación científica relacionando escuelas y parques.

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Biografía del autor/a

  • Ariadne da Costa Peres , Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

    Uma professora Contente, no nome e na vida. Por amar pessoas me tornei Doutora em Ciências Sociais (Antropologia); por amar animais me tornei Mestre em Zoologia (Ecologia), por amar meu lugar, minha formação se deu na minha querida Universidade Federal do Pará. Hoje sou professora Adjunto IV na UFPA, no Instituto de Educação Matemática e Cientifica (O IEMCI). A formação de professores é um dos meus amores. O espaço não-formal, o lugar de ensino, de aprendizagem, de liberdade, de criatividade, de interação, de afetividade para mim. No IEMCI, além dos projetos que coordeno, auxílio novos profissionais, sendo professora de uma licenciatura integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, bem como dos programas de pós-graduação: Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM).

  • Licurgo Peixoto de Brito (In Memorian), Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

    Licenciado em Ciências Naturais (1979), em Física (1984) e doutor em Geofísica (1994), títulos obtidos pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor Titular da UFPA, lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais e no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando na graduação e na pós-graduação em ambos, e coordena o Polo Acadêmico UFPA-REAMEC para formação de doutores em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal brasileira. Possui experiência em Gestão Acadêmica tanto na UFPA quanto na Secretariaria de Estado de Educação do Pará onde atuou por cinco anos e meio, e participou de diversas comissões junto ao MEC, INEP e CAPES onde compôs o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (gestão 2011-2014 e gestão 2014-2017). Já desenvolveu pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Métodos Eletromagnéticos, e atualmente dedica-se à pesquisa em Ensino de Ciências com enfoque CTS, atuando principalmente em Ensino de Física Através de Temas, com ênfase em temas regionais da Amazônia

  • Marcos Augusto Carvalho Pereira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas/ Universidade Federal do Pará (PPGECM\UFPA), professor na Escola do SESI-Ananindeua (Educação Básica). É mestre em Educação - "Linha, Formação de Professores" titulo conferido pela UFPA (2010- 2012). especialista em "Filosofia da Educação / UFPA (2009-2010). É professor de Educação física, graduação em Licenciatura Plena pela UEPA /  Universidade do Estado do Pará (2003-2007). foi professor na Escola Superior Madre Celeste (ESMAC - Ananindeua-Pará), onde também exerceu o cargo de coordenador adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física, foi professor da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ- Belém) ). Ministrou aulas também no curso de Educação Física da UEPA e no programa de formação de professores (PARFOR/ UEPA ) e (PARFOR/ UFPA ) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física.

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Publicado

2022-04-05

Número

Sección

Enseñanza de las Ciencias

Cómo citar

PERES , Ariadne da Costa; BRITO (IN MEMORIAN), Licurgo Peixoto de; PEREIRA, Marcos Augusto Carvalho. EDUCACIÓN AMBIENTAL EN PARQUES AMBIENTALES: ANÁLISIS TEXTUALES DISCURSIVOS EN DISERTACIONES. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. e22017, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.12963. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12963. Acesso em: 16 dec. 2025.