PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.11976

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Aprendizagem em Ciências, Investigação

Resumo

Este estudo constitui parte do resultado da pesquisa/intervenção realizada no Mestrado Profissional em Educação, em 2018/2, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual da região do Alto Uruguai, Rio Grande do Sul. O estudo objetivou compreender como o ensino por investigação nas aulas de Ciências, contribui para o processo de ensino e aprendizagem, tomando como procedimentos metodológicos as práticas investigativas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com foco em uma pesquisa/intervenção realizada em uma classe de 6º ano do ensino fundamental, portanto, um estudo de caso. A intervenção foi realizada em conjunto com a professora regente da turma e os pesquisadores. A empiria foi produzida pela elaboração de relatórios e de respostas dos alunos ao questionário no final da intervenção. O processo realizado foi relevante, não por termos avançados em novas descobertas, mas por reforçar que o Ensino de Ciências desenvolvido por meio de práticas investigativas contribui para a construção de novos conhecimentos. Por fim, ressaltamos que estas práticas possibilitam ao aluno uma nova forma de ver e compreender os fenômenos e o mundo.

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Biografia do Autor

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação em Ciências - LC pela Universidade de Passo Fundo (1978), graduação em Biologia - LP pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1982), Especialização em Supervisão Escolar, Faculdade de Educação, UPF (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Estágio pós-doutoral em Educação PPGEdu - Faed/UPF (2019). Atuou como professor na educação básica da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul de 1974 a 1997. Atuou como professor na Universidade de Passo Fundo de 1991 a abril de 2010. Atuou como professor na área de Ensino de Ciências e Biologia, Campus São Gabriel, Universidade Federal do Pampa - Unipampa (maio de 2010 a fevereiro de 2012). Atualmente, é professor das disciplinas Gestão e Organização da Educação, Seminário Integrador das Práticas Pedagógicas, Estágio Curricular Supervisionado - Gestão Escolar, Metodologia de Pesquisa, docente permanente do Programa Mestrado Profissional em Educação - PPGPE - Campus Erechim, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio), planejamento educacional, metodologia do ensino da Matemática (anos iniciais do Ensino Fundamental), coordenação do processo didático e formação continuada de docentes. Pesquisador colaborador grupo de pesquisa "A relação teoria e prática no cotidiano do professor", Faed/UPF, desde 2004. Membro do grupo de Pesquisa: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, aprovado na UFFS e cadastrado no Cnpq a contar de outubro de 2013.Coordenador do projeto de pesquisa "O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: (DES)CAMINHOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO ESPAÇO DA ESCOLA, Campus Erechim, UFFS (2018-2020). Líder do grupo de Pesquisa: "Educação e desenvolvimento social no campo", aprovado na UFFS e cadastrado no Cnpq em 2015. Coordenador do Projeto de Pesquisa: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, Campus Erechim, UFFS (2016-2019 - concluído).

Maristela Longo, Rede municipal de ensino de Barão de Cotegipe e de São Valentim, São Valentim, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Educação (UFFS), Especialista em Química Ambiental (URI), Especialista em Gestão Escolar: Administração, Orientação e Supervisão Escolar (FACISA), Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Pedagoga da rede municipal de São Valentim, RS, Pedagoga da rede municipal de Barão de Cotegipe, RS. Membro do Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (2012 - 2013 - 2014 - 2017, 2020) (GEAME/UFFS), sob a coordenação da professora Doutora Zoraia Aguiar Bittencourt. 

Referências

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

SARTORI, J.; LONGO, M. PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21075, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.11976. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11976. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências