PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ACADÊMICA À PARTIR DO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO EM CIÊNCIAS - UFMT

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12832

Palavras-chave:

OBEDUC, Formação de Professores, Produção científica e acadêmica

Resumo

Nosso objetivo é traçar um panorama descritivo da Produção Científica e Acadêmica (2011-2019) resultante de processos formativos e de pesquisas desenvolvidas no Projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação em Ciências – OBEDUC – Polo UFMT. Apresentamos o mapeamento e a descrição das tendências temáticas e metodológicas, áreas e subáreas envolvidas e fontes para coleta de dados. Metodologicamente, realizamos investigação qualitativa de abordagem interpretativa, aportada em pesquisas de tipologia “estado da arte”. Este inventário contribui com a construção de processos formativos situados, ao mesmo tempo em que podemos rever tendências, analisar resultados e refletir sobre possibilidades e limitações de programas como o OBEDUC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jacqueline Borges de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação Matemática pelo do Programa de Pós-Graduação da UFMT, do Instituto de Educação, linha de Pesquisa Educação em Cïências e Matemática. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação, do Instituto de Educação, linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) liderado pela Profª Drª Marta Maria Pontin Darsie e o Grupo de Pesquisa e Investigações sobre os fundamentos do Conhecimento Matemático de abordagem Semiótica sob coordenação do Professor Michael Friedrich Otte.Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), graduação em Ciências Também pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), graduação em Turismo pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (2004), especialização em Didática Geral (2001)- UNESP, Especialização em Turismo e Meio Ambiente (2006)-CESUR. Atuou como professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Formação Continuada de Professores. Atuou professora formadora em Matemática no CEFAPRO - SEDUC de 2005 até 2010 , e como coordenadora de Ações Pedagógicas e de Formação no Projeto OBSERVATÓRIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA- Polo UFMT, financiado pela Capes, que teve início em 2011 e término em 2016. Desenvolvedora de Projeto de Pesquisa-Ação sobre processos ensino-aprendizagem da Matemática - Ensino Fundamental/anos finais, vencedor em Mato Grosso, no ano de 2017, do Prêmio Professores do Brasil - MEC. Atua como professora do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT no curso de Pedagogia, e, como pesquisadora do processo ensino-aprendizagem da Matemática tendo em vista uma perspectiva metodológica didática Semiótica, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - Instituto de Educação/Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

ALMEIDA, D. M. O atendimento a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em situação de dificuldade de aprendizagem em matemática: concepções e práticas de professores articuladores de escolas estaduais de Cuiabá – MT. Dissertação (Mestrado em Educação), 2017. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.

BISSERA, A. J. Contextualização: possíveis relações entre o olhar de professores de matemática e os livros didáticos adotados. Dissertação (Mestrado em Educação), 2013. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

FERNANDES, R.C.A.F.; MEGID NETO, J. Pesquisa sobre o estado da arte em Educação em Ciências: uma revisão em periódicos científicos brasileiros. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6ª, 2007. Trabalhos Completos. Disponível em:

www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p124.pdf. Acesso em: 27 dez. 2013.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FONSECA, L. L. Diagnósticos e encaminhamentos dados por professores a alunos em situação de dificuldades de aprendizagem em matemática. Dissertação (Mestrado em Educação). 2014. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de ciências no Brasil. 1992. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1992.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GROTTI, R. O Projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências: possíveis contribuições na aprendizagem da docência e perspectiva de configurar-se como alternativa de atividades complementares na formação inicial (licenciatura em Matemática). Dissertação (Mestrado em Educação), 2013. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.

MARTINS, E. A. A influência da “Matematização” na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo sobre a aprendizagem da cinemática no 9º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). 2014. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1999.

QUIRINO, J. R. A. Um panorama das pesquisas em formação continuada de professores de matemática no programa OBEDUC (2010-2015): uma caracterização da reflexibilidade docente. 2017. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS, Campo Grandes, Mato Grosso do Sul, 2017.

SILVA, M. S. L. C. Concepções e práticas de professores do ensino fundamental sobre o ensino de frações: um estudo em escolas de Cuiabá. Dissertação (Mestrado em Educação). 2013. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.

SLONGO, I. P. P.; DELIZOICOV, D. Um panorama da produção acadêmica em ensino de Biologia desenvolvida em programas nacionais de pós-graduação. In: Investigações em Ensino de Ciências, v.11, n.3, 2006. Disponível em:

www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID156/v11_n3_a2006.pdf. Acesso em: 10 jan. 2014.

TEIXEIRA, P. M.; MEGID NETO, J. Pós-Graduação e pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um estudo com base em dissertações e teses. Ciência e Educação. In: Ciência & Educação (Bauru), v.17, n.3, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2021.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Investigando a pesquisa educacional: um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, v.11, n.2, ago. 2006.

TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Publicado

2021-11-27

Como Citar

PAULA, J. B. de. PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ACADÊMICA À PARTIR DO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO EM CIÊNCIAS - UFMT. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21099, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12832. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12832. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática