PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ACADÊMICA À PARTIR DO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO EM CIÊNCIAS - UFMT
DOI:
10.26571/reamec.v9i3.12832Palavras-chave:
OBEDUC, Formação de Professores, Produção científica e acadêmicaResumo
Nosso objetivo é traçar um panorama descritivo da Produção Científica e Acadêmica (2011-2019) resultante de processos formativos e de pesquisas desenvolvidas no Projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação em Ciências – OBEDUC – Polo UFMT. Apresentamos o mapeamento e a descrição das tendências temáticas e metodológicas, áreas e subáreas envolvidas e fontes para coleta de dados. Metodologicamente, realizamos investigação qualitativa de abordagem interpretativa, aportada em pesquisas de tipologia “estado da arte”. Este inventário contribui com a construção de processos formativos situados, ao mesmo tempo em que podemos rever tendências, analisar resultados e refletir sobre possibilidades e limitações de programas como o OBEDUC.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALMEIDA, D. M. O atendimento a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em situação de dificuldade de aprendizagem em matemática: concepções e práticas de professores articuladores de escolas estaduais de Cuiabá – MT. Dissertação (Mestrado em Educação), 2017. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.
BISSERA, A. J. Contextualização: possíveis relações entre o olhar de professores de matemática e os livros didáticos adotados. Dissertação (Mestrado em Educação), 2013. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
FERNANDES, R.C.A.F.; MEGID NETO, J. Pesquisa sobre o estado da arte em Educação em Ciências: uma revisão em periódicos científicos brasileiros. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6ª, 2007. Trabalhos Completos. Disponível em:
www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p124.pdf. Acesso em: 27 dez. 2013.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
FONSECA, L. L. Diagnósticos e encaminhamentos dados por professores a alunos em situação de dificuldades de aprendizagem em matemática. Dissertação (Mestrado em Educação). 2014. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de ciências no Brasil. 1992. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1992.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GROTTI, R. O Projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências: possíveis contribuições na aprendizagem da docência e perspectiva de configurar-se como alternativa de atividades complementares na formação inicial (licenciatura em Matemática). Dissertação (Mestrado em Educação), 2013. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.
MARTINS, E. A. A influência da “Matematização” na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo sobre a aprendizagem da cinemática no 9º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). 2014. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1999.
QUIRINO, J. R. A. Um panorama das pesquisas em formação continuada de professores de matemática no programa OBEDUC (2010-2015): uma caracterização da reflexibilidade docente. 2017. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS, Campo Grandes, Mato Grosso do Sul, 2017.
SILVA, M. S. L. C. Concepções e práticas de professores do ensino fundamental sobre o ensino de frações: um estudo em escolas de Cuiabá. Dissertação (Mestrado em Educação). 2013. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.
SLONGO, I. P. P.; DELIZOICOV, D. Um panorama da produção acadêmica em ensino de Biologia desenvolvida em programas nacionais de pós-graduação. In: Investigações em Ensino de Ciências, v.11, n.3, 2006. Disponível em:
www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID156/v11_n3_a2006.pdf. Acesso em: 10 jan. 2014.
TEIXEIRA, P. M.; MEGID NETO, J. Pós-Graduação e pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um estudo com base em dissertações e teses. Ciência e Educação. In: Ciência & Educação (Bauru), v.17, n.3, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2021.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Investigando a pesquisa educacional: um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, v.11, n.2, ago. 2006.
TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jacqueline Borges de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.