UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES AFINS POR MEIO DA CRIPTOGRAFIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12652

Palavras-chave:

Criptografia, Oficina, Função Afim, Matemática, Ensino Fundamental

Resumo

Diante da perspectiva de que a Matemática deve ser ensinada de forma a produzir significado por meio de situações que remetam à realidade do aluno, esse artigo propõe a inserção da criptografia no 9° ano do Ensino Fundamental por meio de uma oficina, tratando-se de um recorte do trabalho de conclusão de Curso de uma das autoras. A oficina proposta visa uma breve recapitulação acerca da história e funcionamento da criptografia e a abordagem de um método criptográfico praticável no Ensino Básico, utilizando funções afins. Para a exposição da mesma, o artigo lança mão da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com o objetivo de embasar a aplicação e desenvolvimento da oficina em sala de aula pelo professor. Dessa forma, a história da criptografia será brevemente apresentada bem como seus principais conceitos e alguns métodos, seguindo para a apresentação da oficina por meio da metodologia utilizada para sua organização, que consiste em três momentos distintos: abordagem histórica, exemplificação/revisão de conteúdo e prática.

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Biografia do Autor

Ariane Andressa Noronha de Sousa Miranda, Colégio Estadual José Luiz Siqueira (CEJLS), Wanderlândia, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins(2020).

Fernanda Vital de Paula, Universidade Federal do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2009) e Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria (2011) pela Universidade Federal de Viçosa-UFV e Doutorado em Estatística (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Desde 2011 é professora na Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína, tendo exercido a função de coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática de outubro de 2012 a abril de 2013. Atuou como professora orientadora no Programa PIC-OBMEP de 2012 a 2015, como coordenadora de área do PIBID/UFT/Matemática/Araguaína e atua na formação de professores por meio do Curso de Licenciatura em Matemática e Especialização em Educação Matemática lecionando disciplinas nas áreas de Probabilidade, Estatística, Matemática e Matemática Aplicada e orientando Monografias. Atualmente, também atua como docente no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, campus Araguaína.

Referências

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Publicado

2021-08-28

Como Citar

MIRANDA, A. A. N. de S.; VITAL DE PAULA, F. . UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES AFINS POR MEIO DA CRIPTOGRAFIA . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21059, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12652. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12652. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática