UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES AFINS POR MEIO DA CRIPTOGRAFIA
DOI:
10.26571/reamec.v9i2.12652Palavras-chave:
Criptografia, Oficina, Função Afim, Matemática, Ensino FundamentalResumo
Diante da perspectiva de que a Matemática deve ser ensinada de forma a produzir significado por meio de situações que remetam à realidade do aluno, esse artigo propõe a inserção da criptografia no 9° ano do Ensino Fundamental por meio de uma oficina, tratando-se de um recorte do trabalho de conclusão de Curso de uma das autoras. A oficina proposta visa uma breve recapitulação acerca da história e funcionamento da criptografia e a abordagem de um método criptográfico praticável no Ensino Básico, utilizando funções afins. Para a exposição da mesma, o artigo lança mão da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com o objetivo de embasar a aplicação e desenvolvimento da oficina em sala de aula pelo professor. Dessa forma, a história da criptografia será brevemente apresentada bem como seus principais conceitos e alguns métodos, seguindo para a apresentação da oficina por meio da metodologia utilizada para sua organização, que consiste em três momentos distintos: abordagem histórica, exemplificação/revisão de conteúdo e prática.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
BORGES, Fábio. Criptografia como Ferramenta para o Ensino de Matemática. Anais da SBMAC. Pág, v. 822.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COUTINHO, Severino. Criptografia. Rio de Janeiro. IMPA, 2015.
CUNHA, Rhuan Gonzaga da; SOUZA, Gláucio Barbosa de; PEREIRA, Eduardo Elias; SILVA, Vinicius Spneli Forzan. Criptografia de dados utilizando matrizes. Minas Gerais: Re3C, 09 nov. 2016. Disponível em: https://revistas.unifenas.br/index.php/RE3C/article/view/100 . Acesso em: 25 maio 2019.
GALDINO, Uelder Alves. Teoria dos números e Criptografia com Aplicações Básicas TESE (MESTRADO PROFISSIONAL-PROFMAT/CCT/UEPB) -PARA´IBA: UEPB, 2014, 77 p.
GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; OLGIN, Clarissa de Assis. Códigos e senhas no ensino básico. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1463. Acesso em: 25 ago. 2021.
HINZ, Marco A. M. Um estudo descritivo de novos algoritmos de criptografia. Pelotas: UFP, 2000.
IEZZI, G.; MURAKAMI, C. Fundamentos de matemática elementar 1: conjuntos, funções. 8. ed. São Paulo: Atual, 2004.
MENEZES, Rosilene de. Criptografia e Álgebra. 2013. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
PAIXÃO, Jéssica Shayanne da. Criptografia: história, atividades e divulgação científica. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2020.
PAVIANI, Neires; FONTANA, Niura. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009.
PEREIRA, Nádia Marques Ikeda. Criptografia: uma nova proposta de ensino de matemática no ciclo básico. 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ariane Andressa Noronha de Sousa Miranda, Fernanda Vital de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.