DEL ENTORNO DEL JUEGO A LA PERSPECTIVA RIZOMÁTICA: REFLEXIONES PARA LA ENSEÑANZA DE LUCHA/ARTES MARCIALES EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

  • Álex Sousa Pereira alexjhowsp@hotmail.com
    Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN
  • Fábio Pinto Gonçalves dos Reis fabioreis@ufla.br
    Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Kleber Tuxen Carneiro kleber2910@gmail.com
    Universidade Federal de Lavras - UFLA http://orcid.org/0000-0003-0826-6172

Palabras clave:

Pedagogía Rizomática, Juego, Peleas/Artes Marciales, Educación Física Escolar

Resumen

Es un ensayo teórico-metodológico en el que el objetivo central es pensar en la enseñanza-aprendizaje de las peleas/artes marciales dentro de las clases de educación física. Para ello, en el primer momento planteamos el debate que la literatura especializada tiene en relación con el tema. Luego, el objeto de enseñanza de Educación Física se delimita, en efecto, colocando las peleas/artes marciales como una de las expresiones de la cultura corporal del movimiento. Poco después, en un intento de expandir y contribuir a las reflexiones destinadas a enseñar este conocimiento, se proponen dos aspectos conceptuales, la perspectiva rizomática, en la que habría una diversidad de prácticas corporales codificadas, que no se entienden sólo en sus diferencias, sino en las interconexiones provenientes de similitudes, añadidas al ambiente del juego, en el cual los jugadores / luchadores tendrían acceso al conocimiento sobre las peleas/artes marciales. Finalmente, están las consideraciones finales, en cuyo punto expresamos algunas impresiones y perspectivas para problematizar el tema.

Biografía del autor/a

Álex Sousa Pereira, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN

Graduado em Educação Física, Mestre em Educação e Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atua profissionalmente no curso de Educação Física do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN, na função de Coordenador Pedagógico e Docente. Concentra experiência na área de Educação, Educação Física, Recreação e Lazer, Pedagogia do Esporte (Lutas), notadamente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Lutas e Artes Marciais, Pedagogia do Jogo e Competições Pedagógicas.

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1996), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco-USF (2005) e Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP (2010). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Lavras - UFLA, no Departamento de Educação Física, bem como no Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu do Departamento de Educação. Integra o Grupo de Pesquisa " Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente" e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF), ambos registrados no Cnpq. 

Kleber Tuxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física e Pedagogia, especialista em Pedagogia do Movimento, com Mestrado e Doutorado em Educação Escolar pela FCLAr-Unesp. No momento desenvolve estágio de Pós-Doutoramento em Educação junto a Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas com enfoque epistemológico sob os seguintes eixos temáticos: Teoria do Jogo; Estudos sobre Memória e constituição da Cultura Lúdica; Aspectos Didático do ensino; Estudos sobre a(s) Infância(s) e a Educação Infantil e Pesquisas históricas em Educação/Educação Física. Atualmente é docente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Departamento de Educação Física, tanto quanto no Programa de Pós Graduação em Educação na mesma instituição. Participa como pesquisador junto ao GEFORDEF - Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física.

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Publicado

2020-07-23

Cómo citar

Pereira, Álex S., Reis, F. P. G. dos, & Carneiro, K. T. (2020). DEL ENTORNO DEL JUEGO A LA PERSPECTIVA RIZOMÁTICA: REFLEXIONES PARA LA ENSEÑANZA DE LUCHA/ARTES MARCIALES EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR. Corpoconsciência, 24(2), 208–225. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10777

Número

Sección

Seção Temática - IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO JOGO NAS PRÁTICAS CORPORAIS

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