ENSINO DE ARTES MARCIAIS

A PERSPECTIVA DA FILOSOFIA DA DIFERENÇA

Autores

  • Rubens Antonio Gurgel Vieira rubensgurgel@gmail.com
    Universidade Federal de Lavras
  • Álex Sousa Pereira alexpereira@ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Fábio Pinto Gonçalves dos Reis fabioreis@ufla.br
    Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19231


Palavras-chave:

Ensino de Lutas, Filosofia da Diferença, Didática das Práticas Corporais

Resumo

O artigo investiga o ensino de artes marciais sob a ótica da filosofia da diferença, utilizando a geofilosofia como método para mapear as territorializações e desterritorializações dessa prática. Inspirado em Deleuze, Guattari, Foucault e Derrida, propõe uma pedagogia rizomática que valoriza a multiplicidade, a experimentação e o devir. A análise percorre a trajetória histórica das artes marciais, suas relações com o disciplinamento corporal e suas possibilidades contemporâneas como práticas de expressão, subjetivação e criação. Argumenta-se que a luta não deve ser reduzida a um modelo fixo, mas compreendida como um acontecimento, onde erro, improviso e invenção são centrais no processo de aprendizagem. Ao desafiar modelos tradicionais baseados na repetição e normatização técnica, o estudo propõe um ensino que não apenas transmite técnicas, mas potencializa corpos em movimento, reinventando a prática marcial no encontro com o inesperado.

Referências

ANTUNES, Marcelo Moreira; ALMEIDA, José Júlio Gavião de (org.). Artes marciais, lutas e esportes de combate na perspectiva da educação física: reflexões e possibilidades. Curitiba, PR: CRV, 2016.

BONETTO, Pedro Xavier Russo; VIEIRA, Rubens Antônio Gurgel. Aleturgia do currículo cultural na educação física: experiências pedagógicas potencializadoras de subjetividades não-fascistas. Conexões, v. 19, n. 1, p. 1-20, 2021.

BONETTO, Pedro Xavier Russo; VIEIRA, Rubens Antônio Gurgel. Deleuze-Guattari e a educação física. Belém, PA: RFB, 2023.

BONETTO, Pedro Xavier Russo; VIEIRA, Rubens Antônio Gurgel; BORGES, Clayton César de Oliveira. Educação física no Brasil e o encontro com a filosofia da diferença: ressonâncias de Foucault, Deleuze e Derrida. Cuerpo, cultura y movimiento, v. 15, n. 1, p. 192-210, 2025.

BONETTO, Pedro Xavier Russo; VIEIRA, Rubens Antônio Gurgel; BORGES, Clayton César de Oliveira. Educação física e as filosofias da diferença: encontros com Foucault, Deleuze e Derrida. Revista brasileira de educação física escolar, v. 3, p. 76-92, 2022.

BORGES, Clayton Cesar de Oliveira; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel; MELO, Vitor de Castro. Pensar a contemporaneidade de outros modos: contribuições da perspectiva foucaultiana e deleuze-guattariana. Polêm!ca, v. 17, n. 3, p. 38-59, 2017.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 8. ed. atual. Rio de Janeiro: Forense, 1987.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011b.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 2. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011c.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 3. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 4. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012b.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 5. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012c.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas, SP: Papirus, 1991.

DERRIDA, Jacques. Grammatologia. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FABIANI, Débora Jaqueline Farias; SCAGLIA, Alcides José; ALMEIDA, José Júlio Gavião. O jogo de faz de conta e o ensino da luta para crianças: criando ambientes de aprendizagem. Pensar a prática, v. 19, n. 1, p. 130-142, 2016.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

GALLO, Silvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013.

GALLO, Silvio. O aprender em múltiplas dimensões. Perspectiva da educação matemática, v. 10, n. 22, p. 103-114, 2017.

LIMA, George Almeida; FABIANI, Débora Jaqueline Farias. Reflexões sobre o ensino das lutas na escola a partir das dimensões do conteúdo: uma revisão integrativa. Motrivivência, v. 35, n. 66, p. 1-18, 2023.

MARTA, Felipe Eduardo Ferreira. A memória das lutas ou o lugar do 'DO': as artes marciais e a construção de um caminho oriental para a cultura corporal na cidade de São Paulo. 2009. 152f. Tese (Doutorado em História). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

NAKAYAMA, Masatoshi. O melhor do karate: visão abrangente - práticas. Volume 1. São Paulo: Cultrix, 1996.

OLIVEIRA, Marcelo Alberto de et al. O processo de esportivização de uma arte marcial: o Karatê. Revista de artes marciais asiáticas, v. 14, n. 2, p. 79-94, 2019.

PEREIRA, Álex Sousa. Por uma educação física da pergunta: um curso de formação encorajador de voos pelas lutas/artes marciais e Paulo Freire. 2023. 182f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2023.

PEREIRA, Álex Sousa; REIS, Fábio Pinto Gonçalves dos; CARNEIRO, Kleber Tuxen. Do ambiente de jogo à perspectiva rizomática: conjecturas para o ensino das lutas/artes marciais na educação física escolar. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 208-225, 2020.

PEREIRA, Álex Sousa et al. Pedagogia das lutas/artes marciais: do ambiente de jogo a sistematização do ensino. Curitiba, PR: Publishing Brazil, 2021.

PEREIRA, Álex Sousa; PRODOCIMO, Elaine. Lutas/artes marciais em uma educação física da pergunta. Itapiranga, SC: Schreiben, 2024.

PEREIRA, Álex Sousa; OLIVEIRA, Marcelo Alberto; PRODÓCIMO, Elaine. O ensino de lutas/artes marciais como uma prática de educação libertadora: entremeando círculos de cultura, situações-problema e jogos. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 41, n. 3, p. 264-271, 2024.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre, RS: Penso, 2015.

RIOS, Gleyson Batista. O processo de esportivização do taekwondo. Pensar a prática, v. 8, n. 1, p. 37–54, 2006.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; GOMES, Mariana Simões Pimentel. Breve panorama histórico sobre o ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate no Brasil: caminhos, processos e proposições. Conexões, v. 22, p. 1-20, 2024.

SEVERINO, Roque Enrique. O espírito das artes marciais. São Paulo: Ícone, 1988.

SILVA, Toma Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2007.

VEIGA-NETO, Alfredo. Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre, RS: Sulina, 1995.

VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Conceitos em torno de uma educação física menor: possibilidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 244f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2020.

VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Educação física menor. Jundiaí, SP: Paco, 2022.

VIEIRA, Rubens Antônio Gurgel. Esquizoaprendizagem como política cognitiva. Linha mestra, v. 14, n. 41, p. 299-306, 2020.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.

Downloads

Publicado

29-05-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

ENSINO DE ARTES MARCIAIS: A PERSPECTIVA DA FILOSOFIA DA DIFERENÇA. (2025). Corpoconsciência, 29, e19231. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19231

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)