A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA
UM OLHAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LICENCIATURA E SEU DESENVOLVIMENTO NOS INSTITUTOS FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20442Palavras-chave:
Formação Docente, Educação Física Escolar, Transformação EducacionalResumo
O estudo propõe analisar o processo de implementação das Licenciaturas em Educação Física nos Institutos Federais, buscando compreender as condições históricas e institucionais que possibilitaram sua consolidação, como as particularidades que caracterizam a formação de professores(as) nesse contexto. Com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores(as) de cursos e analisadas pela análise temática. Os resultados indicam que os cursos emergem da expansão dos Institutos Federais e da obrigatoriedade legal de formação de professores(as), articulando educação básica, técnica e superior. A interiorização do ensino promove acesso de estudantes de regiões interioranas, contribuindo para inclusão social. Programas como PIBID e residência pedagógica aproximam os(as) licenciandos(as) da prática escolar, fortalecendo a reflexão pedagógica crítica. Sendo assim, a Licenciatura em Educação Física nos Institutos Federais não apenas consolida a formação inicial de professores(as), mas também atua como agente de transformação social e educacional nos territórios em que se insere.
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