A MEDALHA OLÍMPICA DE DARIO BARBOSA: UMA HISTÓRIA A PARTIR DO OBJETO
Palavras-chave:
Jogos Olímpicos, Cultura Material, História, EsporteResumo
A inserção do Brasil nos Jogos Olímpicos ocorreu na edição da Antuérpia realizada em 1920. Entre os atletas participantes estava o gaúcho Dario Barbosa que integrou a equipe de tiro esportivo, conquistando uma medalha de bronze. Apoiado nos estudos da cultura material e utilizando alguns registros sobre essa participação, o objetivo desse texto é analisar a medalha conquistada por Dario Barbosa nos Jogos Olímpico da Antuérpia em 1920 considerando o contexto de sua produção e circulação. Ao analisarmos a materialidade deste artefato visibilizamos aspectos relativos a inserção do Brasil neste evento esportivo, valorizando o pioneirismo dessa história.
Downloads
Publicado
2017-02-27
Como Citar
Macedo, C. G., Dickel, F., & Goellner, S. V. (2017). A MEDALHA OLÍMPICA DE DARIO BARBOSA: UMA HISTÓRIA A PARTIR DO OBJETO. Corpoconsciência, 20(3), 29–38. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4393
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).