A DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PERIÓDICOS E BASES DE DADOS NACIONAIS

Autores

  • Gabriel Gules Goularte gabrielgules@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiano Bossle fabiano.bossle@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

10.51283/rc.v26i2.13190

Palavras-chave:

Didática, Educação Física Escolar, Revisão de Produção

Resumo

Como a Didática da Educação Física escolar vem sendo tratada nos periódicos nacionais da Área 21? Com base nessa pergunta, apresentamos um artigo de revisão sobre o tema em revistas com estrato de A2 até B5, anexadas ao Qualis CAPES da Área 21. A busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES e SciELO, alicerçada nos termos “didática” e “educação física escolar”. Desse modo, foi possível interpretar que na produção do conhecimento emerge uma perspectiva procedimental de ensino para a Didática da Educação Física escolar; por outro lado, há também proposições reflexivas discutindo teoria e prática a partir da análise dos processos de ensino e de aprendizagem.

 

Referências

BAGNARA, Ivan Carlos; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O desafio didático da educação física escolar: o tempo e o lugar da didática na formação inicial. Cocar, v. 14, n. 29, p. 565-583, mai./ ago., 2020.

BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Ingrid Patrícia Barbosa; MELO, José Pereira. Corpo, aprendizagem e cultura de movimento: uma experiência pedagógica com o ensino do conteúdo jogo nas aulas de educação física do IFRN. Holos, ano 28, v. 6, p. 237-248, 2012.

BETTI, Mauro; FERRAZ, Osvaldo Luiz; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, p. 105-115, dez., 2011.

BETTI, Mauro e colaboradores. Por uma didática da possibilidade: implicações da fenomenologia de Merleu-Ponty para a educação física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 28, n. 2, p. 39-53, jan., 2007.

BOSCATTO, Juliano Daniel; KUNZ, Elenor. Contribuições teóricas para uma didática comunicativa na educação física escolar. Motrivivência, ano XIX, n. 28, p. 101-114, jul., 2007.

______. Didática comunicativa: contribuições para a legitimação pedagógica da educação física escolar. Revista da educação física, v. 20, n. 2, p. 183-195, 2. trim., 2009.

BOSSLE, Fabiano; BOSSLE, Cibele Biehl; NEIRA, Marcos Garcia. Desafios para a docência na educação física escolar. In: BOSSLE, Fabiano; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz (Orgs.). Didática(s) da educação física: formação docente e cotidiano escolar. Curitiba, PR: CRV, 2016.

CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan., 2007.

CARLAN, Paulo; DOMINGUES, Soraya Corrêa; KUNZ, Elenor. Didática da educação física brasileira: uma compreensão da produção científica. Pensar a prática, v. 12, n. 3, p. 1-11, set./ dez., 2009.

CORREIA, Walter Roberto. Educação física escolar: o currículo como oportunidade histórica. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 3, p. 831-836, jul./ set., 2016.

FALKENBACH, Atos Prinz; DREXSLER, Greice; WERLE, Verônica. Didática da educação física e inclusão. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 28, n. 2, p.103-119, jan., 2007.

GRILLO, Rogério de Melo; NAVARRO, Eloisa Rosotti; RODRIGUES, Gilson Santos. Uma luta contra moinhos de vento”: concepções de jogo em 8 propostas curriculares brasileiras de educação física pós LDB/1996. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 118-132, mai./ ago., 2020.

IORA, Jacob Alfredo; MARQUES, Carmen Lúcia. O atletismo escolar: proposta de organização de aulas a partir da proposta crítico-emancipatória e didática comunicativa. Pensar a prática, v. 16, n. 2, p. 320­618, abr./ jun., 2013.

LOPES, Fabiano Schulz; CARLAN, Paulo. O ensino do futsal escolar a partir do Sport Education Model. Motricidades, v. 4, n. 2, p. 127-141, mai./ ago., 2020.

LIBANEO, José Carlos. Didática. 16. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

MARTINY, Luís; GOMES-DA-SILVA, Pierre. A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado. Revista da educação física, v. 25, n. 1, p. 81-94, 1. trim., 2009.

______. A transposição didática na educação física escolar: o caminho formativo dos professores em formação inicial. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 239, p. 175-196, jan./ abr., 2014.

MEDEIROS, F. O futebol de seis "quadrados" nas aulas de Educação Física: uma experiência de ensino com princípios didáticos da abordagem crítico-emancipatória. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 28, n. 2, p. 191-209, jan., 2007.

MORSCHBACHER, Márcia; MARQUES, Carmen Lúcia da Silva. Distanciamentos e aproximações entre a educação física escolar e as propostas pedagógicas críticas: o caso da teoria crítico-emancipatória e didática comunicativa. Movimento, v. 19, n. 2, p. 149-166, abr./ jun., 2013.

OLIVEIRA, Maria Carolina Derencio; GRIFONI, Tiago; VAROTTO, Nathan Raphael. Participação de meninas no fútbol callejero: intervenção na educação física escolar. Motricidades, v. 4, n. 1, p. 15-26, jan./ abr., 2020.

OLIVEIRA, Susan Kelly Fiuza de Souza e colaboradores. A queimada e suas variações: indicativos para uma prática participativa na educação física escolar. Cadernos de Formação RBCE, v. 10, n. 1, p. 32-43, mar., 2019.

RODRIGUES JÚNIOR, José Carlos; SILVA, Cinthia Lopes da. A significação nas aulas de educação física: encontro e confronto dos diferentes "subúrbios" de conhecimento. Pro-Posições, v. 19, n. 1, p. 159-172, jan./ abr., 2008.

SAMPAIO, João Márcio Fialho; NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do. Possibilidades didáticas nas aulas de educação física: o conteúdo “exercício físico e saúde” no ensino médio. Caderno de educação física e esporte, v. 16, n. 2, p. 113-118, jul./ dez., 2018.

SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; BRANDL NETO, Inácio. Atitudes cooperativas de docentes em aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Pensar a prática, v. 18, n. 2, p. 125-137, jan./ mar., 2015.

SOUZA, Maristela da Silva. Didática da educação física escolar e o processo lógico de apreensão do saber. Movimento, v. 13, n. 3, p. 181-199, set./ dez., 2007.

TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina. Proposta de unidade didática acerca das práticas corporais de aventura, trilhas interpretativas, educação física escolar e tecnologias de informação e comunicação (TIC). Corpoconsciência, v. 18, n. 2, p. 55-68, mai./ ago., 2015.

VARGAS. Tairone Girardon e colaboradores. A experiência do sports education nas aulas de Educação Física: utilizando o modelo de ensino em uma unidade didática de futsal. Movimento, v. 24, n. 3, p. 735-748, jul./ set., 2018.

NUNES, Rute Viégas; FRAGA, Alex Branco. “Alinhamento astral”: o estágio docente na formação do licenciado em educação física na ESEF/UFRGS. Pensar a prática, v. 9, n. 1, p. 297-311, jul./ dez., 2006.

ZANOTTO, Luana; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Atividades circenses na educação física: transformando a escola em picadeiro. Corpoconsciência, v. 20, n. 2, p. 23-32, mai./ ago., 2016.

WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. Notas reflexivas sobre educação física e didática. In: BOSSLE, Fabiano; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz (Orgs.). Didática(s) da educação física: formação docente e cotidiano escolar. Curitiba, PR: CRV, 2016.

Downloads

Publicado

2022-08-03

Como Citar

Goularte, G. G. ., & Bossle, F. (2022). A DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PERIÓDICOS E BASES DE DADOS NACIONAIS. Corpoconsciência, 26(2), 64–81. https://doi.org/10.51283/rc.v26i2.13190

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)