O ESPORTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NOS PERIÓDICOS DA CAPES

Autores

  • Tiago Nunes Medeiros proftmedeiros@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maiara Pelisser maiarapelisser@hotmail.com
    Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC)
  • Caroline de Oliveira Lemos carol_lemos96@hotmail.com
    Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC)
  • Felipe Martins Cunha felipemartinscunha@yahoo.com.br
    Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC)
  • Fabiano Bossle fabiano.bossle@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Esporte

Resumo

O presente estudo trata do esporte no currículo da Educação Física Escolar (EFIE), no qual apresenta como problema de pesquisa: Como o esporte se manifesta no currículo da Educação Física Escolar? A pesquisa tem por objetivo compreender o esporte no currículo da EFIE a partir de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Deste modo, realizou-se uma busca a partir dos descritores Educação Física Escolar, Currículo e Esporte. O processo seguinte foi analisar os textos para conferir a centralidade dos descritores na produção científica. Dentre as informações coletadas, destaca-se que a EFIE que vem sendo desenvolvida no currículo, reproduz no esporte a ideia da competição, do treino e do rendimento, como conteúdo predominante. Conclui-se através da perspectiva dos autores que o esporte tem se manifestado no currículo da Educação Física escolar como um elemento pouco crítico e reflexivo.

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

Medeiros, T. N., Pelisser, M., Lemos, C. de O., Cunha, F. M., & Bossle, F. (2018). O ESPORTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NOS PERIÓDICOS DA CAPES. Corpoconsciência, 22(2), 73–84. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6377

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