A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO “FÁBRICA DE CAMPEÕES”
NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE O “RACHÃO”
DOI:
10.51283/rc.v26i3.13340Palavras-chave:
Monocultura Esportiva, Etnografia, Cultura Escolar, Educação Física EscolarResumo
A fim de compreender o processo de seleção de conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, a qual compartilha e legitima a monocultura esportiva do futsal, tendo o “rachão” como processo pedagógico e o treino a base para a formação de atletas. Realizamos uma etnografia no ano de 2015, com intenso processo analítico e reflexivo. A interpretação de que o “rachão” reforça o gosto dos estudantes e a manutenção de uma Educação Física que privilegia a formação de atletas, buscando o rendimento e eficiência, cuja intencionalidade é a formação de atletas, não se trata de desinvestimento, trata-se de ser reconhecido pelo status hegemônico, e neste contexto particular, professor bom é professor que ganha campeonato, mesmo que para isso tenha que negar outras possibilidades nas aulas de Educação Física.
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