A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO “FÁBRICA DE CAMPEÕES”

NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE O “RACHÃO”

Autores

  • Samuel Nascimento de Araújo araujoedf@hotmail.com
    Prefeitura Municipal de Guarani das Missões, RS
  • Márcio Cardoso Coelho coelhocardosomarcio@gmail.com
    Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS
  • Eduardo Batista Von Borowski eduardo.borowski@ifsc.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Leandro Oliveira Rocha leandro.o.rocha@hotmail.com
    Prefeitura Municipal de Teutônia, RS
  • Fabiano Bossle fabiano.bossle@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

DOI:

10.51283/rc.v26i3.13340

Palavras-chave:

Monocultura Esportiva, Etnografia, Cultura Escolar, Educação Física Escolar

Resumo

A fim de compreender o processo de seleção de conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, a qual compartilha e legitima a monocultura esportiva do futsal, tendo o “rachão” como processo pedagógico e o treino a base para a formação de atletas. Realizamos uma etnografia no ano de 2015, com intenso processo analítico e reflexivo. A interpretação de que o “rachão” reforça o gosto dos estudantes e a manutenção de uma Educação Física que privilegia a formação de atletas, buscando o rendimento e eficiência, cuja intencionalidade é a formação de atletas, não se trata de desinvestimento, trata-se de ser reconhecido pelo status hegemônico, e neste contexto particular, professor bom é professor que ganha campeonato, mesmo que para isso tenha que negar outras possibilidades nas aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Pós Doutor em Ciências do Movimento Humano- (PPGCMH/UFRGS).

Referências

ARAÚJO, Samuel Nascimento de; Cultura corporal de movimento na escola e cultura corporal de movimento da escola: uma etnografia sobre a particularidade da seleção de conteúdos de ensino da educação física escolar. 2016. 198f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2016.

______. “Esta terra tem dono”/ “co yvy oguereco yara”: uma autoetnografia crítica da produção de resistência política de um professor de educação física de Guarani das Missões. 2021. 199f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2021.

ARAÚJO, Samuel Nascimento de; ROCHA, Leandro Oliveira; BOSSLE, Fabiano. A educação física da escola pública: práticas pedagógicas no ensino fundamental. Curitiba, PR: CRV, 2019.

______. Sobre a monocultura esportiva no ensino da Educação Física na escola. Pensar a prática, v. 21, n. 4, p. 824-835, 2019.

ARAÚJO, Samuel Nascimento de e colaboradores. A educação física escolar crítica e o ensino de esportes na escola. In: ROCHA, Leandro Oliveira; COELHO, Márcio Cardoso; ARAÚJO, Samuel Nascimento de; Educação física escolar crítica: experiências em diálogo. Curitiba, PR: CRV, 2021.

BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na escola: mas é só isso professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999.

BOROWSKI, Eduardo; MEDEIROS, Tiago; BOSSLE, Fabiano. Por uma perspectiva crítica na educação física escolar: ensaiando possibilidades. Curitiba, PR: CRV, 2020.

BOSSLE, Fabiano. Nosso “inédito viável”: o professor de educação física intelectual transformador. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá Siqueira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. Curitiba, PR: CRV, 2018. P. 19-34.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre, RS: Magister, 1992.

______. Educação física/ ciências do esporte: que ciência é essa? Revista brasileira de ciências do esporte, v. 14, n. 3, p. 111-118, 1993.

______. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Vitória, ES: Centro de Educação Física e Desportos, 1999.

______. Epistemologia da educação física. In: CARVALHO, Mauri. MAIA, Adriano (Orgs.). Ensaios: educação física e esporte. Vitória, ES: Centro de Educação Física e Desporto, 1997.

CASTELLANI FILHO, Lino e colaboradores. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

______. A educação na cidade. São Paulo: Cortez; 1991.

FRIZZO, Giovanni. Os jogos escolares como mecanismos de manutenção e eliminação: uma crítica à lógica esportiva na escola. Movimento, v. 19, n. 4, p. 163-180, 2013.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 1994.

GEERTZ, Cliford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: GEERTZ, Cliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

MACHADO, Thiago da Silva e colaboradores. As práticas de desinvestimento pedagógico na educação física escolar. Movimento, v. 16, n. 2, p. 129-147, 2009.

MALDONADO, Daniel Teixeira. JABOIS, Diego Pinto. NEIRA, Marcos Garcia. Organização didático-pedagógica das aulas de educação física na educação básica: entre o “não mais” e o “ainda não”? Conexões, v. 17, e019016, p.1-17, 2019.

MOLINA NETO, Vicente. A prática do esporte nas escolas de 1º e 2º graus. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1996.

______. Etnografia: uma opção metodológica para alguns problemas de investigação no âmbito da educação física. In: MOLINA NETO, Vicente. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. A pesquisa qualitativa na educação física. Porto Alegre, RS: UFRGS/Sulina, 1999.

MONTANDON, Isabel. Educação física e esporte nas escolas de 1º e 2º graus. Belo Horizonte, MG: Villa Rica Editoras Reunidas, v. 2, 1992.

ROCHA, Leandro.; COELHO, Márcio.; ARAÚJO, Samuel.; Educação física escolar crítica: experiências em diálogo. Curitiba, PR: CRV, 2021.

SOARES, Carmen Lúcia e colaboradores. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

STIGGER, Marco Paulo. Estudos etnográficos sobre o esporte e lazer: pressupostos teórico-metodológicos e pesquisa de campo. In: STIGGER, Marco Paulo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; SILVEIRA, Raquel (Orgs.). O esporte na cidade: estudos etnográficos sobre sociabilidades esportivas em espaços urbanos. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2007.

VAGO, Tarcísio Mauro. O "esporte na escola" e o "esporte da escola": da negação radical para uma relação de tensão permanente: um diálogo com Valter Bracht. Movimento, v. 3, n. 5, p. 4-17, 1996.

Downloads

Publicado

2022-12-03

Como Citar

Araújo , S. N. de ., Coelho, M. C., Von Borowski, E. B., Rocha, L. O., & Bossle, F. (2022). A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO “FÁBRICA DE CAMPEÕES”: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE O “RACHÃO”. Corpoconsciência, 26(3), 55–69. https://doi.org/10.51283/rc.v26i3.13340

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)