GINÁSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Giselly Cristiny Moreira gisellycristinymoreira@gmail.com
  • Raquel Krapp do Nascimento quelkrapp@gmail.com
  • Allana Alexandre Cardoso allana.alexandre@gmail.com
  • Gabriela Breggue da Silva Sampaio gabybreggue@gmail.com
  • Liudmila de Andrade Bezerra liudbezerra@hotmail.com
  • Gelcemar Oliveira Farias fariasgel@hotmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação Física, Ginástica, Escola

Resumo

Objetivou-se analisar os artigos originais e de revisões que investigaram a Ginástica na Educação Física escolar no período de 2001 a 2017. Realizou-se uma revisão sistemática, com busca nas bases de dados LILACS, SCIELO e SCOPUS. A coleta de dados ocorreu por meio das equações Educação Física e Ginástica, Escola e Ginástica e Conteúdo e Ginástica, resultando em 14 estudos para a análise final. Os artigos analisados tiveram como foco as ginásticas rítmica e escolar, a ginástica em um contexto mais amplo e as suas expressões rítmicas a partir de diferentes abordagens teóricas e pedagógicas, no qual sobressaíram-se os estudos teóricos e publicados em periódicos avaliados em estratos superiores. Conclui-se que os estudos sobre a Ginástica na Educação Física escolar têm sido evidenciados na comunidade científica, contudo, reforça-se que a legitimação desta temática perpassa pela constituição de um conhecimento científico sólido, suas demandas, especificidades e, sobretudo, suas possibilidades para a escola.

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Moreira, G. C., Nascimento, R. K. do, Cardoso, A. A., Sampaio, G. B. da S., Bezerra, L. de A., & Farias, G. O. (2020). GINÁSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Corpoconsciência, 24(2), 29–41. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10298

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