PERFIL DE LIDERANÇA DOS TREINADORES DE EQUIPES FEMININAS DE BASQUETEBOL
Palavras-chave:
Liderança, Treinadores, Atletas, BasquetebolResumo
O objetivo deste estudo foi analisar o perfil de liderança dos treinadores de basquetebol feminino, na percepção das atletas, considerando a faixa etária e o tempo de prática. Participaram do estudo 78 atletas, classificadas para a fase estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Na coleta de dados, utilizou-se a Escala de Liderança Revisada para o Esporte (percepção das atletas). O tratamento estatístico dos dados foi realizado por meio de percentual. Os resultados revelaram que, no estilo interação, as atletas, independentemente da idade e do tempo de prática, percebem seus treinadores com características predominantes de treino-instrução e consideração situacional. No estilo decisão, as atletas de 14 a 16 anos percebem seus treinadores com características mais democráticas, enquanto as atletas de 17 a 19 anos consideram que seus treinadores apresentam características mais autocráticas. Quanto ao tempo de prática, ambos os grupos percebem seus treinadores com características predominantemente democráticas.Referências
ALBA, George dos Reis; TOIGO, Taisson; BARCELLOS, Paulo Fernandes Pinto. Percepção de atletas profissionais de basquetebol sobre o estilo de liderança do técnico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, SP, v. 32, n. 1, p. 143-159, set. 2010.
ARDUA, Carmem Martín; MARQUEZ, Sara. Relação entre estilos de liderança do treinador
e rendimento na natação sincronizada. Fitness Performance Journal, León, ES, v. 6, n.6, p. 394-397, 2007.
BARROW, James C. The variables of leadership: a review and conceptual framework. Academy of Management Review, Mississippi, MS, v. 2, n. 2, p. 231-251, abr. 1977.
BRANDÃO, Maria Regina Ferreira; CARCHAN, Débora. Comportamento preferido de liderança e sua influência no desempenho dos atletas. Motricidade, Lisboa, PT, v. 6, n. 1, p.53-69, jan. 2010.
BRIDGES, Francis J.; ROQUEMORE, Libby L. Management for athletic/sport administration: theory and practice. 2. ed. Decatur (GA): ESM Books, 1996.
BUCETA, José Maria. Psicologia dos treinadores esportivos: conceitos fundamentais e áreas de intervenção. In: BRANDÃO, Maria Regina Ferreira, MACHADO, Afonso Antônio. Coletânea psicologia do esporte e do exercício: o treinador e a psicologia do esporte. São Paulo, SP: Atheneu, 2009. p. 17- 40.
COLE, Michael; COLE, Sheila. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.
COSTA, Israel Teoldo. Análise do perfil de liderança de treinadores de futebol do campeonato brasileiro série A/2005. 2006. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, 2006.
COSTA, Varley Teoldo. Análise do perfil de liderança atual e ideal de treinadores de futsal de alto rendimento, através da escala de liderança no desporto (ELD). 2003. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, 2003.
COSTA, Israel Teoldo; SAMULSKI, Dietmar Martin; MARQUES, Maurício P. Análise do perfil de liderança dos treinadores de futebol do campeonato mineiro de 2005. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, DF, v. 14, n. 3, p. 55-62, jun. 2006.
COSTA, Israel Teoldo; SAMULSKI, Dietmar Martin; COSTA, Varley Teoldo. Análise do perfil de liderança dos treinadores das categorias de base do futebol brasileiro. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, v. 23, n. 3, p. 185-94, jul./set. 2009.
COSTA, Israel Teoldo; SAMULKI, Ditemar Martin; COSTA, Varley Teoldo. Perfil de liderança para treinadores de futebol na visão de treinadores do campeonato brasileiro. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, PR, v. 21, n. 1, p. 59-68, 1. trim. 2010.
CH’NG, Alan; KOH-TAN, Angela. Managing sport: concepts and issues of non-profit organizations. Singapore SIN: Prentice Hall, 2006.
CHELLADURAI, Packianathan; CARRON, Albert. Athletic maturity and preferred leadership. Journal of Sport Psychology, Birmingham, v. 5, n.4, p.371-380, nov. 1983.
CHAMBERS, Kristine; VICKERS, Joan Norma. Effects of bandwidth feedback and questioning on the performance of competitive swimmers. Journal of Sport Psychology, Birmingham, v. 20, p.184-197, 2006.
CRUZ, Talita Caparrozdos Santos; GOMES, Geni Col. Estilos de liderança esportiva: o impacto em equipes de handebol. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA CESUMAR, 5, 2009. Anais... Maringá, PR, CESUMAR, 2009. p. 1-5.
CRUZ, José Fernando; GOMES, Antônio Rui; DIAS, Cláudia. Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas
no Andebol. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, Maringá, PR, v. 2, n.3, p.587-610, 1997.
DELL’ANTONIO, Elisa; BARROSO, Mario Luiz Couto. Perfil de liderança de treinadores e desempenho de equipes em competição. Avaliação Psicológica, Itatiba, SP, v. 13, n.3, p.311-316, dez. 2014.
DIGNANI, Débora Carchan. Percepção dos atletas de voleibol de alto nível sobre o perfil de liderança do treinador e sua relação com a atuação nos jogos. 2007. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP, 2007.
GOMES, Antônio Rui da Silva. Liderança e relação treinador-atleta em contextos desportivos. 2005. 205f. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Minho, Braga, 2005.
HENSCHEN, Keith; STATLER, Traci. O burnout e staleness atlético: uma saga constante. In: BECKER JUNIOR, Benno. (Orgs.). Psicologia aplicada ao treinador esportivo. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2002. p. 187-202.
KHALAJ, Gilda; KHABIRI, Mohamad; SAJJADI, Nasrollah. The relationship between coach’s leadership styles & player satisfaction in women skate championship. Procedia Social and Behavioral Sciences, Nova York, v.15, n. 1, p. 3596-3601, 2011.
LAPIERRE, Laurent. Imaginário e Liderança: na sociedade, no governo, nas empresas e na mídia. São Paulo, SP: Atlas, 1995.
LOPES, Mariana Calábria. A relação do perfil de liderança dos treinadores de voleibol com a satisfação das atletas na superliga feminina 2004/2005. 2006. 243f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, 2006.
LOPES, Mariana Calábria; SAMULSKI, Dietmar Martin; NOCE, Franco. Análise do perfil ideal do treinador de voleibol das seleções brasileiras juvenis. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, DF, v. 12, n. 4, p. 51-55, set. 2004.
MIZOGUCHI, Marcus Vinícius; BALBIM, Guilherme Moraes; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Estilo parental, motivação e satisfação de atletas de beisebol: um estudo correlacional. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, PR, v. 24, n. 2, p. 215-223, 2. trim. 2013.
NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Coesão de grupo e liderança do treinador em função do nível competitivo das equipes: um estudo no contexto do futsal paranaense. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, v. 15, n.1, p. 89-102, abr. 2013.
NORTHOUSE, Peter G. Leadership: theory and practice. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2001.
ROCHA, Cláudio Miranda da; CAVALLI, Fernando. Percepção de atletas adolescentes acerca de comportamentos de liderança de seus técnicos esportivos. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, v. 6, n. 8, p. 105-127, jan./jun. 2006.
SAMULSKI, Dietmar Martin. Motivação. In: SAMULSKI, Dietmar Martin. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. Barueri, SP: Manole, 2009.
SCHNAIDER, Guilherme Britto, et al. Relação entre o perfil de liderança no treinador e a motivação em jovens jogadores de futebol. Pensar a Prática, Goiânia, GO, v. 19, n. 4, p. 904-913, out./dez. 2016.
SIMÕES, Antônio Carlos; RODRIGUES, Alan Alessandro; CARVALHO, Dimaura Fátima. Liderança e as forças que impulsionam a conduta de técnico e atletas de futebol, em convívio grupal. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, SP, v. 2, n. 12, p.134-144, jul./dez. 1998.
SIMÕES, Antônio Carlos, et al. Comportamento ideológico de liderança de técnicos líderes nas equipes esportivas escolares. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, v. 9, n. 1, p. 76-83, 2007.
SOUZA, Silvia Regina et al. A percepção de atletas de diferentes categorias do futebol sobre o comportamento dos treinadores: comportamento percebido e ideal. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, v. 23, n. 2, p. 155-170, abr./jun. 2009.
SONOO, Christi Noriko; HOSHINO, Elton Fernando; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Liderança esportiva: estudo da percepção de atletas e técnicos no contexto competitivo. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, SP, v. 10, n. 2, p. 68-82, dez. 2008.
THON, Regina Alves et al. Estilo de liderança no contexto de treinadores de natação do Paraná. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, SC, v. 14, n. 5, p. 527-534, mar./abr. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).