OBESIDADE E ADOLESCÊNCIA: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA & SAÚDE

Autores

  • Giuliano Gabriel Santos gilgsantoss@hotmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Gelcemar Oliveira Farias fariasgel@hotmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães nanaguim@terra.com.br
    Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Priscila Mari dos Santos Correia priscilamarisantos@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alcyane Marinho alcyane.marinho@hotmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Obesidade, Adolescência, Atividade física

Resumo

Diante da significativa preocupação com a obesidade em nível mundial, repercutindo, em particular, na importância do papel da Educação Física, e em geral, na configuração dos estudos e intervenções da saúde como um todo, o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar estudos referentes ao tema adolescência e obesidade na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Para tanto, recorreu-se ao procedimento para busca e seleção dos artigos por meio dos descritores “adolescência”, “adolescente”, “obesidade e adolescência”, “obesidade”, junto ao site do periódicoem questão. Osestudos encontrados destacam os altos índices de sedentarismo na adolescência, fase da vida manifestada por hábitos de lazer restritos, muitas vezes, ao ambiente doméstico, com uso de aparelhos eletrônicos; influenciados por consumo de álcool e hábitos alimentares inadequados. Esses fatores influenciam o aumento do sobrepeso e da obesidade e repercutem na apropriação, ou não, de um estilo de vida saudável.

Biografia do Autor

Giuliano Gabriel Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduado em Educação Física (UDESC).

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação Física (UFSC). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Motricidade Humana (FMH/UTL). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Priscila Mari dos Santos Correia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação Física (UNICAMP). rofessora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Santos, G. G., Farias, G. O., Guimarães, A. C. de A., Correia, P. M. dos S., & Marinho, A. (2016). OBESIDADE E ADOLESCÊNCIA: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA & SAÚDE. Corpoconsciência, 20(2), 57–71. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4316

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)