COMO CONTRIBUIR NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO A PARTIR DAS DIFICULDADES CONCEITUAIS DOS ALUNOS?

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9724

Palavras-chave:

Eletromagnetismo. Dificuldades. Ensino.

Resumo

Como melhorar o ensino do Eletromagnetismo? Essa é uma pergunta que pode ser respondida sob diversas perspectivas, entretanto, o objetivo do trabalho visa responder a partir de um diagnóstico sobre as dificuldades conceituais dos alunos de ensino médio e ingressantes universitários. O diagnóstico é construído a partir das evidências obtidas na administração de um teste conceitual denominado Electricity and Magnetism Concept Assesment (EMCA). Os procedimentos de análise baseiam-se na Teoria Clássica dos Testes (TCT), incluindo Fator de Hake para verificar impactos entre grupos não correspondentes. Os grupos se caracterizam e se distinguem entre perfis de proficiência e dificuldades conceituais de alunos da rede pública na cidade de Manaus. Seguindo procedimentos similares aos autores, os resultados corroboram que mesmo no nível superior há uma baixa compreensão de conceitos básicos no Eletromagnetismo. Partindo disso, comparam-se os níveis de proficiência entre os diferentes grupos normativos algumas instruções pedagógicas seguem na perspectiva de David Ausubel, visando contribuir para o desenvolvimento de aprendizagem significativa tendo como referência os itens com boa discriminação e com maiores dificuldades. Informações mais detalhadas para o grupo normativo são obtidas através da Análise Gráfica do Item (AGI), sendo destacados os distratores mais atrativos, sinalizando evidências de modelos mentais incorretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcel Bruno Pereira Braga, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Professor Adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus, Amazonas, Brasil. Av. General Rodrigo Octavio Jordão Ramos, 1200 – Coroado I, Manaus – AM, 69067-005. E-mail: marcelbraga@ufam.edu.br.

Igor Rodrigues Chicolet da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Especialista em Mídias da Educação pela UFAM. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus, Amazonas, Brasil. Rua Pico das Águas, 457 – Nossa Senhora das Graças, Manaus – AM, 69053-093. E-mail: chicolet.fisica@gmail.com.

Referências

BRAGA, M. B. P. Escala de Proficiências em Concepções Térmicas: Diagnóstico Psicométrico de Estudantes em Portugal e Brasil. 2018. 976 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação no ensino das ciências. São Paulo: Cortez,

DING, L.; CHABAY, R.; SHERWOOD, B.; BEICHNER, R. Evaluating an electricity and magnetism assessment tool: Brief electricity and magnetism assessment, Phys. Rev. ST Phys. Educ. Res. 2 (1), 7, 2006.

EATON, P. et al. Classical test theory and item response theory comparison of the brief electricity and magnetism assessment and the conceptual survey of electricity and magnetism. Physical Review Physics Education Research, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 010102, 2019. Disponível em: <https://journals.aps.org/prper/abstract/10.1103/PhysRevPhysEducRes.15.010102>. Acesso em: 15 jul. 2019.

HESTENES, D; WELLS, M; SWACKHAMER, G. Force concept inventory, Phys. Teach. 30 (3), 141, 1992.

HAKE, R. Interactive-Engagement vs. Traditional Methods: A Six-Thousand-Student Survey of Mechanics Test Data for Introductory Physics Courses. American Journal of Physics, [s. l.], 1998.

LANDIS, J. Richard; KOCH, Gary G. The measurement of observer agreement for categorical data. biometrics, p. 159-174, 1977.

MADSEN, A.; MCKAGAN, S. B.; SAYRE, E. C. How physics instruction impacts students’ beliefs about learning physics: A meta-analysis of 24 studies. Physical Review Special Topics - Physics Education Research, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 010115, 2015. Disponível em: <https://journals.aps.org/prper/abstract/10.1103/PhysRevSTPER.11.010115>. Acesso em: 16 jul. 2019.

MADSEN, A.; MCKAGAN, S. B.; SAYRE, E. C. Best Practices for Administering Concept Inventories. The Physics Teacher, [s. l.], v. 55, n. 9, p. 530–536, 2017. Disponível em: <https://aapt.scitation.org/doi/10.1119/1.5011826>. Acesso em: 16 jul. 2019.

MURPHY, K. R.; DAVIDSHOFER, C. O. Psychological Testing: Principles and Applications. Pearson Education, 2005.

MCCOLGAN, M. W. et al. Assessing students’ conceptual knowledge of electricity and magnetism. Physical Review Physics Education Research, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 020121, 2017. Disponível em: <https://journals.aps.org/prper/abstract/10.1103/PhysRevPhysEducRes.13.020121>. Acesso em: 13 fev. 2019.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa de Rogers. In:______. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. cap. 9, p. 139-149. Disponível em: <http://leticiawfrancomartins.pbworks.com/w/file/fetch/97972008/Cap%209%20Moreira.pdfAcesso em: 30 jul. 2019.

VAN BATENBURG, T. A.; LAROS, J. A. Graphical analysis of test items. Educational Research and Evaluation, v. 8, n. 3, p. 319-333, 2002.

Publicado

2020-02-27

Como Citar

BRAGA, M. B. P.; SILVA, I. R. C. da. COMO CONTRIBUIR NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO A PARTIR DAS DIFICULDADES CONCEITUAIS DOS ALUNOS?. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 211–229, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9724. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9724. Acesso em: 18 abr. 2024.