CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SMARTPHONE COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9483

Palavras-chave:

Smartphone, TIC, Metodologia, Inovação, Ecologia

Resumo

Os avanços na ciência e tecnologia mudaram consideravelmente a forma com que as pessoas vivem e se relacionam. Assim, se faz necessário incorporar na prática docente, metodologias que atendam esse novo perfil. O smartphone é uma tecnologia que agrega diversos recursos tecnológicos. Este trabalho desenvolveu uma sequência didática de ensino, utilizando o smartphone como uma ferramenta metodológica para o ensino da biologia. A pesquisa foi realizada com estudantes de 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Sorriso, MT e investigou a eficiência dos recursos utilizados na sequência didática, analisando o desempenho dos alunos acerca do tema ecologia, a qual os objetivos de ensino buscaram contribuir com a formação dos estudantes. Os testes de desempenho de aprendizagens foram avaliados estatisticamente utilizando o teste t-Student pareado (5% de significância), os resultados se mostraram significativos e os ganhos na aprendizagem geral foram (52,1%) o dobro do valor inicial. Assim, inserir no plano de aula atividades que utilizam esse dispositivo como ferramenta pedagógica podem proporcionar um ambiente facilitador no processo de ensino-aprendizagem, oportunizando aos estudantes diferentes fontes de conhecimento e ao professor, permear trabalhos que buscam inovações em suas práticas pedagógicas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Torrezan Sanches Dantas, Universidade Federal do Mato Grosso

Mestranda da Pós Graduação do Ensino em Biologia - Profbio pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Especialista em Docência no Ensino Superior (2005) pela Faculdade de Sorriso - FAIS, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2003). Professora efetiva da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação desde (2007) lota na E.E. 13 de Maio e E. E. Arlete Maria Cappellari localizadas no município de Sorriso - MT. Tem experiência na área de Educação, Educação a distância como tutora presencial.

Márcia Teixeira de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua principalmente nos seguintes temas: Ecologia do fitoplâncton, Taxonomia de Microalgas e Cianobacterias e análise de florações de algas potencialmente tóxicas (Cianobactérias). Professora das disciplinas Morfologia e Taxonomia de Criptógamas e Microbiologia II da graduação. Credenciada no Programa de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional PROFBIO.

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. Integração das Tecnologias na Educação: Salto para o Futuro. Brasília: Ministerio da Educação, 2005. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/livros/Salto_tecnologias.pdf. Acesso em: 20 Fev. 2019.

BEHRENS, M. A.; MASSETO, M. T.; MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, 2000.

BRAGLIA, I.; GONÇALVES, B. Abordagem Sistemática do Design Instrucional na Implementação de Hipermídias para Aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM. 2009, Florianópolis – SC, 2009. Disponível em: http://wright.ava.ufsc.br/~alice/conahpa/anais/2009/cd_conahpa2009/papers/final134 .pdf. Acesso em: 20 Mar. 2019.

BRASIL. Base Nacional Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7961 1-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 Mar. 2019.

CARVALHO, R. As Tecnologias no cotidiano escolar: possibilidades de articular o trabalho pedagógico aos recursos tecnológicos. Portal de educação do Estado do Paraná. Paraná, 2017. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pd e/2008_uenp_ped_artigo_rosiani_carvalho.pdf. Acesso em: 20 Fev. 2018.

DELLAGNELO, L. Inovação e Tecnologia na EducaçãoGuia Edutec - Ferramenta de Diagnóstico e Planejamento de Políticas de Tecnologia Educacional: In. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. [livro eletrônico]. ed. TIC educação 2016. São Paulo: Comitê gestor da Internet no Brasil, 2017.

MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de Probabilidade e Estatística. 7 reimpr. ed. São Paulo: Edusp, 2013.

MATO GROSSO. Concepções para a Educação Básica: Currículo de referência

para o território Mato-Grossense. Cuiabá, v. 1, 2018. 140 p. Disponível em:

file:///C:/Users/Alessandra%20Torrezan/Downloads/CONCEP%C3%87%C3%95ES+

PARA+EDUCA%C3%87%C3%83O+B%C3%81SICA5243995.pdf. Acesso em: 18

Mar. 2019.

OLIVEIRA, C. A. A PESQUISA ESCOLAR EM TEMPOS DE INTERNET: REFLEXÕES SOBRE ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Curitiba, f. 131, 2008. Dissertação (Educação) - Universidade Federal do Paraná, 2008. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/M08_oliveira.pdf. Acesso em: 12 Fev. 2019.

OLIVEIRA, T. C. F. et al. Programa inspira digital: metodológico e orientações didáticas / [organização] São Paulo: Evobooks, 2016.

Publicado

2020-02-21

Como Citar

TORREZAN SANCHES DANTAS, A.; TEIXEIRA DE OLIVEIRA, M. CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SMARTPHONE COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 194–210, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9483. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9483. Acesso em: 29 mar. 2024.