O GEOGEBRA COMO POTENCIALIZADOR NA APLICAÇÄO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9693

Palavras-chave:

Resolução de Problemas. Software Geogebra. Função Exponencial.

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência transcorrida a partir de uma proposta de atividade na disciplina Tópicos Especiais de Cálculo do Mestrado Profissional em Ciências da Universidade Estadual de Roraima - UERR, no segundo semestre de 2016 com o objetivo de analisar como o software GeoGebra contribui para a resolução de um problema que propunha determinar como ocorre o processo de eliminação do medicamento Diazepam no organismo do paciente usuário. Evidenciou-se que os recursos disponibilizados no software GeoGebra contribuem sim para a resolução de problemas que envolvem uma possibilidade de aplicação de Função Exponencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Borges Monteiro, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Suyanne Rodrigues Alves Laranjeira, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Leyde Dayane Martinho de Andrade, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Jucicleia Gomes Ribeiro Neto, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Referências

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. (2014). Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. São Paulo.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática. 1ª a 5ª Série. 12ª ed. Ática 2000.

FREIRE, A. A. C. O uso do Geogebra na resolução de problemas matemáticos a a partir da teoria de Galperin. Boa Vista/RR: UERR,2016.

MICHELS, J. O processo ensino aprendizagem da tabuada: Desvendando práticas e criando possibilidades. Criciúma, 2009.

MUSSATO, S. Cyber formação com professores de matemática à distância: horizontes que emergem de diferentes contextos culturais/ Solange Mussato. – Canoas, 2015.

PCN. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. -3. ed.- Brasília: A Secretaria, 2001.

PERIUS, A. A. B., A Tecnologia Aliada ao Ensino de Matemática Cerro Largo/RS, 2012. Disponível: < https://pt.scribd.com/document/327063163/A-tecnologia-aliada-ao-ensino-da-matematica-pdf>. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

STAREPRAVO, A. R. Mundo das ideias: jogando com a matemática, número e operações / Ana Ruth Starepravo. Curitiba: ed. Aymará, 2009.

Downloads

Publicado

2020-07-04

Como Citar

MONTEIRO, R. B.; ALVES LARANJEIRA, S. R.; DE ANDRADE, L. D. M.; RIBEIRO NETO, J. G. O GEOGEBRA COMO POTENCIALIZADOR NA APLICAÇÄO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 688–699, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9693. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9693. Acesso em: 28 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)