TEORIA DOS JOGOS: UMA ATIVIDADE DE TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9292

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino. Prática Docente. Situação Problema.

Resumo

A Teoria dos Jogos (TJ) é conhecida como Ciência da Estratégia, por estudar o comportamento de agentes em um processo de tomada de decisão com base na racionalidade. Atualmente, a TJ tem aplicações em diversas áreas, sendo algumas delas o Ensino e a Educação. Buscando contribuir com a inserção da TJ na Educação Básica (EB), adaptou-se uma atividade da literatura e aplicou-se no Programa Residência Pedagógica da UFMT – Sinop. Essa atividade desenvolveu-se com apoio em um cenário no qual os participantes tomam decisões em uma disputa pelo mercado consumidor. Neste artigo, os resultados da atividade são discutidos e comparados com a literatura, além dos aspectos pedagógicos, levando-se em conta a possibilidade de inserção da TJ na EB por meio de seus conceitos e de conteúdos curriculares atuais, como matriz e porcentagem. Na questão pedagógica, extraiu-se a opinião dos participantes sobre a atividade com um questionário aberto, evidenciando que a atividade e a TJ têm potencial para serem aplicadas na EB. Finalmente, observa-se que, na inserção da TJ na EB, não se pretende ter apenas mais uma Teoria Matemática para o extenso currículo escolar e sim favorecer a compreensão das relações envolvidas em situações de jogo e, com suporte nelas, fomentar a construção de estratégias para o processo de tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Wellinton Angi Valin de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando em Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. Desenvolveu, por dois anos, pesquisas em Teoria dos Jogos no âmbito da Iniciação Científica, sendo o último ano como bolsista em um projeto PIBIC (Fonte pagadora: FAPEMAT) com a temática Teoria dos Jogos para a Educação Básica, vinculado ao projeto de pesquisa Modelagem Matemática para Educação Básica e Formação de Professores. Tem experiência em informática, trabalhando em empresa privada como instrutor de informática entre 2013 e 2017. Desenvolve pesquisas na área do Ensino de Física, além de trabalhos publicados em outras áreas do conhecimento.

 

Mazílio Coronel Malavazi, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004), graduação em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professor Adjunto 4, do Instituto de Ciências Naturais Humanas e Sociais, na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop, é professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Matemática Aplicada e Computacional (IMECC / UNICAMP / Campinas) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM / ICNHS / UFMT / Sinop). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais Elípticas e Biomatemática, e Ensino de Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e TICs em Cursos de Formação de Professores.

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SOUZA, W. A. V.; MALAVAZI, M. C. Teoria dos Jogos: o Estado da Arte em pesquisas no contexto educacional brasileiro. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Submetido.

Publicado

2020-03-15

Como Citar

SOUZA, W. A. V. de; MALAVAZI, M. C. TEORIA DOS JOGOS: UMA ATIVIDADE DE TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 323–342, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9292. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9292. Acesso em: 23 fev. 2024.