TEORIA DOS JOGOS: UMA ATIVIDADE DE TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
10.26571/reamec.v8i1.9292Palavras-chave:
Educação Básica. Ensino. Prática Docente. Situação Problema.Resumo
A Teoria dos Jogos (TJ) é conhecida como Ciência da Estratégia, por estudar o comportamento de agentes em um processo de tomada de decisão com base na racionalidade. Atualmente, a TJ tem aplicações em diversas áreas, sendo algumas delas o Ensino e a Educação. Buscando contribuir com a inserção da TJ na Educação Básica (EB), adaptou-se uma atividade da literatura e aplicou-se no Programa Residência Pedagógica da UFMT – Sinop. Essa atividade desenvolveu-se com apoio em um cenário no qual os participantes tomam decisões em uma disputa pelo mercado consumidor. Neste artigo, os resultados da atividade são discutidos e comparados com a literatura, além dos aspectos pedagógicos, levando-se em conta a possibilidade de inserção da TJ na EB por meio de seus conceitos e de conteúdos curriculares atuais, como matriz e porcentagem. Na questão pedagógica, extraiu-se a opinião dos participantes sobre a atividade com um questionário aberto, evidenciando que a atividade e a TJ têm potencial para serem aplicadas na EB. Finalmente, observa-se que, na inserção da TJ na EB, não se pretende ter apenas mais uma Teoria Matemática para o extenso currículo escolar e sim favorecer a compreensão das relações envolvidas em situações de jogo e, com suporte nelas, fomentar a construção de estratégias para o processo de tomada de decisão.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Marketing Research. 7. ed. John Wiley Operations Research & Sons, New York, 2001.
ALENCAR, A. I. A cooperação em crianças da rede pública de Natal/RN – Uma abordagem evolucionista. 2008. 148 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, Natal, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=118033. Acesso em: 26 fev. 2020.
ALMEIDA, T. L. Uma experiência alternativa em avaliação. Revista de Ensino de Engenharia. v. 26, n. 2, 2007, p. 35-39. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/53/35. Acesso em: 26 fev. 2020.
BARRICHELO, F. Estratégias de decisão: decida melhor com insights da teoria dos jogos. 1. ed. São Paulo: Crayon Editorial, 2017.
BRASIL (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 fev. 2020.
DODÓ, A. A. Aplicação da Teoria dos Jogos na resolução do problema de alocação de professores em disciplinas. 2011. 43 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação) – Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2011. Disponível em: http://www.repositoriobib.ufc.br/000012/00001267.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.
FELICIANO, L. P. S. Teoria dos Jogos: uma nova proposta para o Ensino Médio. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2007. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11249/1/Lea%20Paz%20da%20Silva%20Feliciano.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.
FIANI, R. Teoria dos Jogos: para cursos de administração e economia. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
FIGUEIREDO, R. S. Teoria dos Jogos: conceitos, formalização matemática e aplicação à distribuição de custo conjunto. Gestão e Produção. v. 1, n. 3, 1994, p. 273-289. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X1994000300005. Acesso em: 26 fev. 2020.
FRANÇA, L. S. Oficinas de matemática experimental: Teoria dos Jogos e a batalha dos trezentos. 2018. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Ilhéus, 2018. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160110127. Acesso em: 26 fev. 2020.
KASPER, F. A. A. Teoria dos Jogos: uma proposta para o Ensino Médio. Ensino da Matemática em Debate. v. 3, n. 2, 2016, p. 48-73. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/31640/22032. Acesso em: 26 fev. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARINHO, R. Prática na teoria: Aplicações da Teoria dos Jogos e da Evolução aos Negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
PAGANUCCI, T. C. Proposta de aplicações de Teoria dos Jogos no Ensino Médio. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Uberaba, 2018. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=150430374. Acesso em: 26 fev. 2020.
SANDRONI, P. Dicionário de economia do século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SANTOS, C. S. Introdução à Teoria dos Jogos para o Ensino Médio. 2016; 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal de Sergipe, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Aracaju, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8805/2/CLEVERTON_SOUZA_SANTOS.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.
SANTOS, H. O.; CARVALHO, E. B. S. Teoria dos Jogos: Dinâmica de Ensino dos Aspectos do Processo de Decisão. Future Studies Research Journal. v. 9, n. 1, 2017, p. 51-77. Disponível em: https://revistafuture.org/FSRJ/article/view/296/386. Acesso em: 26 fev. 2020.
SARTINI, B. A.; GARBUGIO, G.; BORTOLOSSI, H. J.; SANTOS, P. A.; BARRETO, L. S. Uma Introdução a Teoria dos Jogos. II Bienal da SBM: Universidade Federal da Bahia, 2004. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~rvicente/IntroTeoriaDosJogos.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.
SOUZA, W. A. V.; MALAVAZI, M. C. Teoria dos Jogos: o Estado da Arte em pesquisas no contexto educacional brasileiro. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Submetido.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.