TEORIA DOS JOGOS: UMA ATIVIDADE DE TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9292

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino. Prática Docente. Situação Problema.

Resumo

A Teoria dos Jogos (TJ) é conhecida como Ciência da Estratégia, por estudar o comportamento de agentes em um processo de tomada de decisão com base na racionalidade. Atualmente, a TJ tem aplicações em diversas áreas, sendo algumas delas o Ensino e a Educação. Buscando contribuir com a inserção da TJ na Educação Básica (EB), adaptou-se uma atividade da literatura e aplicou-se no Programa Residência Pedagógica da UFMT – Sinop. Essa atividade desenvolveu-se com apoio em um cenário no qual os participantes tomam decisões em uma disputa pelo mercado consumidor. Neste artigo, os resultados da atividade são discutidos e comparados com a literatura, além dos aspectos pedagógicos, levando-se em conta a possibilidade de inserção da TJ na EB por meio de seus conceitos e de conteúdos curriculares atuais, como matriz e porcentagem. Na questão pedagógica, extraiu-se a opinião dos participantes sobre a atividade com um questionário aberto, evidenciando que a atividade e a TJ têm potencial para serem aplicadas na EB. Finalmente, observa-se que, na inserção da TJ na EB, não se pretende ter apenas mais uma Teoria Matemática para o extenso currículo escolar e sim favorecer a compreensão das relações envolvidas em situações de jogo e, com suporte nelas, fomentar a construção de estratégias para o processo de tomada de decisão.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
829
Mar 16 '20Mar 19 '20Mar 22 '20Mar 25 '20Mar 28 '20Mar 31 '20Apr 01 '20Apr 04 '20Apr 07 '20Apr 10 '20Apr 13 '2036
| |
##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.other##
15
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 20255.0
|

Biografia do Autor

Wellinton Angi Valin de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando em Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. Desenvolveu, por dois anos, pesquisas em Teoria dos Jogos no âmbito da Iniciação Científica, sendo o último ano como bolsista em um projeto PIBIC (Fonte pagadora: FAPEMAT) com a temática Teoria dos Jogos para a Educação Básica, vinculado ao projeto de pesquisa Modelagem Matemática para Educação Básica e Formação de Professores. Tem experiência em informática, trabalhando em empresa privada como instrutor de informática entre 2013 e 2017. Desenvolve pesquisas na área do Ensino de Física, além de trabalhos publicados em outras áreas do conhecimento.

 

Mazílio Coronel Malavazi, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004), graduação em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professor Adjunto 4, do Instituto de Ciências Naturais Humanas e Sociais, na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop, é professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Matemática Aplicada e Computacional (IMECC / UNICAMP / Campinas) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM / ICNHS / UFMT / Sinop). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais Elípticas e Biomatemática, e Ensino de Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e TICs em Cursos de Formação de Professores.

Referências

AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Marketing Research. 7. ed. John Wiley Operations Research & Sons, New York, 2001.

ALENCAR, A. I. A cooperação em crianças da rede pública de Natal/RN – Uma abordagem evolucionista. 2008. 148 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, Natal, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=118033. Acesso em: 26 fev. 2020.

ALMEIDA, T. L. Uma experiência alternativa em avaliação. Revista de Ensino de Engenharia. v. 26, n. 2, 2007, p. 35-39. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/53/35. Acesso em: 26 fev. 2020.

BARRICHELO, F. Estratégias de decisão: decida melhor com insights da teoria dos jogos. 1. ed. São Paulo: Crayon Editorial, 2017.

BRASIL (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 fev. 2020.

DODÓ, A. A. Aplicação da Teoria dos Jogos na resolução do problema de alocação de professores em disciplinas. 2011. 43 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação) – Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2011. Disponível em: http://www.repositoriobib.ufc.br/000012/00001267.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

FELICIANO, L. P. S. Teoria dos Jogos: uma nova proposta para o Ensino Médio. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2007. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11249/1/Lea%20Paz%20da%20Silva%20Feliciano.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

FIANI, R. Teoria dos Jogos: para cursos de administração e economia. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

FIGUEIREDO, R. S. Teoria dos Jogos: conceitos, formalização matemática e aplicação à distribuição de custo conjunto. Gestão e Produção. v. 1, n. 3, 1994, p. 273-289. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X1994000300005. Acesso em: 26 fev. 2020.

FRANÇA, L. S. Oficinas de matemática experimental: Teoria dos Jogos e a batalha dos trezentos. 2018. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Ilhéus, 2018. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160110127. Acesso em: 26 fev. 2020.

KASPER, F. A. A. Teoria dos Jogos: uma proposta para o Ensino Médio. Ensino da Matemática em Debate. v. 3, n. 2, 2016, p. 48-73. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/31640/22032. Acesso em: 26 fev. 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARINHO, R. Prática na teoria: Aplicações da Teoria dos Jogos e da Evolução aos Negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

PAGANUCCI, T. C. Proposta de aplicações de Teoria dos Jogos no Ensino Médio. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Uberaba, 2018. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=150430374. Acesso em: 26 fev. 2020.

SANDRONI, P. Dicionário de economia do século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SANTOS, C. S. Introdução à Teoria dos Jogos para o Ensino Médio. 2016; 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal de Sergipe, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Aracaju, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8805/2/CLEVERTON_SOUZA_SANTOS.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

SANTOS, H. O.; CARVALHO, E. B. S. Teoria dos Jogos: Dinâmica de Ensino dos Aspectos do Processo de Decisão. Future Studies Research Journal. v. 9, n. 1, 2017, p. 51-77. Disponível em: https://revistafuture.org/FSRJ/article/view/296/386. Acesso em: 26 fev. 2020.

SARTINI, B. A.; GARBUGIO, G.; BORTOLOSSI, H. J.; SANTOS, P. A.; BARRETO, L. S. Uma Introdução a Teoria dos Jogos. II Bienal da SBM: Universidade Federal da Bahia, 2004. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~rvicente/IntroTeoriaDosJogos.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

SOUZA, W. A. V.; MALAVAZI, M. C. Teoria dos Jogos: o Estado da Arte em pesquisas no contexto educacional brasileiro. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Submetido.

Publicado

2020-03-15

Como Citar

SOUZA, W. A. V. de; MALAVAZI, M. C. TEORIA DOS JOGOS: UMA ATIVIDADE DE TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 323–342, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9292. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9292. Acesso em: 21 nov. 2024.