LA SEMIÓTICA EN LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA
DOI:
10.26571/reamec.v7i3.9278Palavras-chave:
Semiótica, Semiosis, Enseñanza de la física.Resumo
En este artículo se presenta una introducción de la Semiótica en la enseñanza de las ciencias. En sus inicios la semiótica se introdujo en la enseñanza de las matemáticas, y posteriormente se ha aplicado para la enseñanza de la física, la química y la biología, principalmente. Se muestra la importancia de la transición entre diferentes los registros semióticos para lograr la semiosis, lo cual se traduce en el aprendizaje correcto de conceptos científicos. Se mencionan diferentes perspectivas para el uso de la semiótica en la enseñanza de la física.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ABAGNANO, N. Diccionario de Filosofía. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2003.
BELLUCO, A. & CARVALHO, A. M. Construindo a linguagem gráfica em uma aula experimental de Física. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 1, p. 61-84, 2009.
DE CAMARGO, P. S. & LABURÚ, C. E. Uma proposta de referencial analítico de gráficos cartesianos de cinemática a partir de tabelas. Revista Ensaio, v. 15, n. 01, p. 49-65, 2013.
DUVAL, R. Registros de representación semiótica y funcionamiento cognitivo del pensamiento (Vol. II). (F. Hitt, Ed.) México: Grupo Editorial Iberoamérica, 1998.
DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine. Berne: Peter Lang, 1995.
DUVAL R. Understanding the Mathematical Way of Thinking – The Registrers of Semiotic Representations. Dunkerque: Springer, 2017. DOI 10.1007/978-3-319-56910-9.
LEROUGE, A. La notion de cadre de rationalité. À propos de la droite au collège, Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 20, n. 2, p. 171–207, 1992.
LOCKE, J. Tratado sobre el Entendimiento Humano. Tomo I. Madrid: Editora Nacional, 1980.
MARTÍNEZ, L. & MARTÍNEZ, H. Diccionario de filosofía. Bogotá: Panamericana Editorial, 2001.
PEIRCE, Ch. S. La ciencia de la semiótica. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1974.
TOUMA, G. Un paradigme d’expérimentation au laboratoire de sciences pour l’identification et l’optimisation statistique d’un modèle algébrique par interaction visuo-graphique. Tesis doctoral, Universidad de Quebec, Canadá, 2006.
TOUMA, G. Activité cognitive d’interprétation. Annales de Didactique et de Sciences Cognitives, v. 13, p.93 – 111, 2008.
TOUMA, G. Une étude sémiotique sur l’activité cognitive d’interpretation. Annales de Didactique et de Sciences Cognitives, v. 14, p. 79 – 101, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.