A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GRAPH NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p228-244.i8026

Palavras-chave:

Função Polinomial. Software Graph. Recurso Tecnológico.

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar a contribuição do Software Graph no estudo de Funções Polinomiais no Ensino Médio. Nossas análises pautaram-se, sobretudo, em discussões em torno do uso de softwares educacionais no ensino de matemática. Nesta pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa de campo, desenvolvida no Laboratório de Informática da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de Lagoa da Canoa/AL, com sete alunos do 2º ano do Ensino Médio que estudaram o conteúdo Funções Polinomiais. Para a coleta dos dados foi utilizada a aplicação de três atividades com o uso do software Graph e um questionário composto por cinco questões discursivas. Como aportes teóricos nos apoiamos em Zuffi (2001) sobre a história do conteúdo funções; Walle (2009) que estuda o ensino aprendizagem da matemática através de softwares; e nas orientações para os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL,2006) sobre a importância do ensino de funções. Os resultados apontam que os alunos participantes da pesquisa têm diferentes dificuldades em relação ao conteúdo Funções Polinomiais, sendo que a maior delas é a construção de gráficos. Além disso, pudemos verificar que a utilização do Software Graph contribuiu efetivamente na aprendizagem dos alunos com relação ao conteúdo de Funções Polinomiais através da interação e praticidade do programa por meio da mediação do professor pesquisador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Silva da Fonseca, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2020). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Especialista em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2017). Primeira Secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Alagoas (2020-2023). Especialista em Direitos Infanto-Juvenis no ambiente escolar: escola que protege pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Graduanda em Administração de Empresas na Universidade Estadual de Alagoas. Membro do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino, Aprendizagem (DEHEA/CNPq/UFS). Tem experiência na área de Educação Matemática, Formação de Professor, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Metodologias de Ensino da Matemática, Educação Matemática e as Novas Tecnologias, Prática de Pesquisa, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. Possui Curso de Formação em Tutoria a Distância. Tem experiência como professora no Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Superior e como tutora na Educação a Distância no Curso de Matemática a distância da UFS. 

Referências

ABRAHÃO, A. M. C.; PALIS, G. L. R. A Questão da Escala e as Concepções de Professores ao Analisarem Gráficos de funções f:R em R obtidos em calculadoras. Revista da SBEM, ano II, n. 16, p. 31-36, 2004.

BLANCO, M. M. G. Conocimiento Profesional del Profesor de Matmaticas. El Concepto de Función como Objeto de Ensenãnza-Aprendizaje. Grupo de Investigación en Educación Matemática. Universidade de Sevilla, 1998.

BRASIL. Orientações educacionais complementares para os Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 2006.

CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. 9ª edição. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1989.

FERNANDES, N. L. R. Professores e computadores: Navegar é preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004.

LÉVY, P. Tecnologias da inteligência. O futuro da inteligência na era da informática. 1993.

SILVEIRA, P. C. F. Software livre e Educação: vantagens e desvantagens das novas tecnologias. 2011. Disponível em http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/download/2871/2830. Acesso em: 20 de fev. 2018.

WALLE, J. A.V. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. - 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ZUFFI, E. M. et al. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função. Educação Matemática em Revista, São Paulo, n. 9/10, abr. 2001.

Publicado

2019-05-14

Como Citar

SILVA, R. S.; FONSECA, S. S. da; BARROS, J. da S. A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GRAPH NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 228–244, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p228-244.i8026. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8026. Acesso em: 22 jul. 2024.