ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA NO CENTRO DE ATIVIDADES E DESENVOLVIMENTO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p106-124.i7872

Palavras-chave:

Situações Problema, Atendimento Educacional Especializado, Altas Habilidades/Superdotação, operações fundamentais.

Resumo

Este trabalho, como parte de dissertação, tem como objetivo analisar por meio da atividade de situações problema, com base na teoria de Galperin, a evolução das etapas de assimilação dos alunos, com indicativos em altas habilidades/superdotação. Para o desenvolvimento da investigação e visando a articulação teórico - metodológica, a pesquisa teve abordagem de métodos mistos. A atividade de situações problema, como atividade de estudo, assume lugar de protagonista como método científico, revelando a importância da reflexão e da prática docente no processo de ensino e aprendizagem. Os participantes foram 07 alunos que frequentam o atendimento educacional especializado, no componente curricular de Matemática, no Centro de Atividades e Desenvolvimento em Altas Habilidades/Superdotação-CADAH/S em Boa Vista-Roraima. Nesse contexto parcial, por meio de provas formativas, os resultados evidenciados foram as dificuldades dos alunos na busca da solução dos problemas envolvendo as operações fundamentais da matemática e os avanços de etapas de assimilação, na qualidade das operações e ações que os mesmos apresentaram durante o processo de aprendizagem, trazendo à tona a importância da mediação do professor de matemática, na Base Orientadora da Ação, como contribuição na melhoria do potencial dos alunos com altas habilidades/ superdotação, em resolver problemas.

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Biografia do Autor

Virginia Florêncio Ferreira de Alencar Nascimento, Universidade Estadual de Roraima

Cursando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima,.Possui Graduação em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal do Pará-UFPA., pós graduada em Atualização Pedagógica, Metodologia do Ensino da Matemática e informática aplicada em Educação Atualmente é professora do Ensino Básico- Secretaria de Educação e Desportos., exercendo sua função no Centro de atividades e Desenvolvimento em Altas Habilidades/ Superdotação. Tem experiência em Docência de Educação de Jovens e Adultos(EJA), Educação Fundamental e Médio como professora em Docência Superior na área de Matemática. Em formação continuada na Área de Informática na Educação e na Modalidade de Ensino com Ênfase a Educação Especial.Atua como Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência- COEDE e como Analista Educacional na Secretaria Estadual de Educação realiza assessoria nas diversas escolas estaduais com objetivo de implantar e implementar as ações referentes ao Atendimento Educacional Especializado.

Oscar Tintorer Delgado, Universidade Estadual de Roraima

Bacharel em Física pela Universidade da Havana, Cuba; possui doutorado em Ciências Técnicas pela Universidade Central de Las Villas, Cuba. Atuo como professor de Física na Universidade ?Camilo Cienfuegos? de Matanzas, Cuba; professor visitante na Universidade Federal de Roraima e assessor na Secretaria Estadual de Educação de Roraima. Atuo como coordenador do curso de física da Universidade Estadual de Roraima.Atualmente está aposentado mas contribui como Professor dos mestrados profissionalizante em Física (PROFIS) na Universidade Federal de Roraima e Ensino de Ciência da Universidade Estadual de Roraima com projeto de pesquisa na Resolução de Problema em Física como metodologia de ensino, fundamentada nas teorias da Atividade de formação por etapas das ações mentais de Galperin e a Aprendizagem Significativa de Ausubel-Novak.

Patricia Florencio Ferreira de Alencar, Universidade Estadual de Roraima

Atualmente é Professora da Rede Estadual de Ensino Básico Na Escola Estadual Jesus e Nazareno e Tancredo Neves. Possui Graduação em Pedagogia (2009) e Graduação em Ciências Sociais-Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1996). Tem experiencia em docência superior e Ensino Médio

Jardel Sousa Leite, Universidade Estadual de Roraima

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Roraima (2016) e graduado em GESTÃO AMBIENTAL pela Faculdade Estácio Atual (2011). Especialista em metodologia de ensino de matemática e física pela UNINTER. Mestre em ensino de ciências pela Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em metodologias ativas.

Referências

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Publicado

2019-05-04

Como Citar

NASCIMENTO, V. F. F. de A.; DELGADO, O. T.; ALENCAR, P. F. F. de; LEITE, J. S. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA NO CENTRO DE ATIVIDADES E DESENVOLVIMENTO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 106–124, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p106-124.i7872. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7872. Acesso em: 3 dez. 2024.