CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p213-227.i7653

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Metodologias. Ensino Médio. Zoologia.

Resumo

Este artigo trata da construção de modelos didáticos sobre artrópodes e a avaliação da contribuição dessa prática no ensino-aprendizagem em turmas de Ensino Médio durante o Estágio Supervisionado IV. O Estágio Supervisionado nas licenciaturas é, para muitos autores, o momento onde o licenciando se depara com os desafios da profissão no contexto real da sociedade. A pesquisa foi realizada em turmas do 2° ano em uma escola pública de Teresina-PI. Cada grupo de estudantes recebeu um representante da Classe Insetos e Aracnídeos e Subfilo Crustáceos, para construção dos modelos didáticos nas aulas de biologia. Os modelos produzidos, foram apresentados pelos estudantes, evidenciando as principais características e diferenças entre os táxons estudados. Observou-se erros na construção das estruturas e na explicação destas que foram devidamente corrigidos. Apesar disso, foi nítida a contribuição dos modelos didáticos no entendimento dos conteúdos, proporcionando uma aprendizagem mais concreta e interativa. Para o estagiário este momento possibilitou, um ensino a partir do pensamento crítico, desenvolvendo metodologias e flexibilizando a atuação diante das necessidades dos estudantes.  Concluiu-se que a construção dos modelos ajudou a romper com práticas tradicionais no ensino-aprendizagem de biologia, aproximando o conhecimento teórico do cotidiano.

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Biografia do Autor

Giovanna Morghanna Barbosa do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Possui afinidade com as subáreas: Educação, Ecologia, Zoologia, Genética e Biologia Molecular.

Natália Basílio dos Anjos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí

Atualmente professora substituta de ciências e biologia da Rede Estadual de Ensino (SEDUC-PI). Cursando Especialização no Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Graduada em Ciências Biológicas e Técnica em Tecnologia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI- Campus Teresina Central. Atuou como Monitora Voluntária no Herbário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), atuou ainda como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC). Atuou como professora substituta de ciências e biologia da Rede Estadual de Ensino (SEDUC-PI) nos anos de 2016 e 2017.

Ruth Raquel Soares de Farias, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1999), bem como a Especialização em Ciências Ambientais (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado pelo programa de Biotecnologia (RENORBIO - UFPI) 2016. Professora da Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FAESPI), no curso de Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia e Sistema de Informação. Ministra disciplinas de: Diversidade e e Relações Étnicorraciais, Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Ciências Naturais, Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Geografia, Educação e Saúde, Metodologia Científica, TCC I, TCC II e TCC III, Pesquisa Educacional I, Ética Educacional, Estágio Supervisionado, Genética e várias outras do curso de biologia, ministradas na forma presencial e ou EAD; professora titular do Governo do Estado do Piauí trabalhando com Educação nas Prisões; Professora Substituta da Universidade Federal do Piauí (DMTE) e Pesquisadora do Programa de Biodiversidade do Trópico Ecotonal do Nordeste (BIOTEN) e presta serviços de caráter técnico para a Associação deste programa (ABIOTEN). Tem experiência na área de Botânica, Ecologia e Macrofauna Bêntica, com ênfase em inventário e monitoramento das fitocomunidades do Cerrado e ecótonos associados, principalmente nas seguintes frentes: biodiversidade, sustentabilidade, ambientalismo e educação ambiental.

Referências

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

NASCIMENTO, G. M. B. do; DOS ANJOS, N. B.; FARIAS, R. R. S. de. CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 213–227, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p213-227.i7653. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7653. Acesso em: 26 nov. 2024.