CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p213-227.i7653

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Metodologias. Ensino Médio. Zoologia.

Resumo

Este artigo trata da construção de modelos didáticos sobre artrópodes e a avaliação da contribuição dessa prática no ensino-aprendizagem em turmas de Ensino Médio durante o Estágio Supervisionado IV. O Estágio Supervisionado nas licenciaturas é, para muitos autores, o momento onde o licenciando se depara com os desafios da profissão no contexto real da sociedade. A pesquisa foi realizada em turmas do 2° ano em uma escola pública de Teresina-PI. Cada grupo de estudantes recebeu um representante da Classe Insetos e Aracnídeos e Subfilo Crustáceos, para construção dos modelos didáticos nas aulas de biologia. Os modelos produzidos, foram apresentados pelos estudantes, evidenciando as principais características e diferenças entre os táxons estudados. Observou-se erros na construção das estruturas e na explicação destas que foram devidamente corrigidos. Apesar disso, foi nítida a contribuição dos modelos didáticos no entendimento dos conteúdos, proporcionando uma aprendizagem mais concreta e interativa. Para o estagiário este momento possibilitou, um ensino a partir do pensamento crítico, desenvolvendo metodologias e flexibilizando a atuação diante das necessidades dos estudantes.  Concluiu-se que a construção dos modelos ajudou a romper com práticas tradicionais no ensino-aprendizagem de biologia, aproximando o conhecimento teórico do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovanna Morghanna Barbosa do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Possui afinidade com as subáreas: Educação, Ecologia, Zoologia, Genética e Biologia Molecular.

Natália Basílio dos Anjos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí

Atualmente professora substituta de ciências e biologia da Rede Estadual de Ensino (SEDUC-PI). Cursando Especialização no Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Graduada em Ciências Biológicas e Técnica em Tecnologia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI- Campus Teresina Central. Atuou como Monitora Voluntária no Herbário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), atuou ainda como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC). Atuou como professora substituta de ciências e biologia da Rede Estadual de Ensino (SEDUC-PI) nos anos de 2016 e 2017.

Ruth Raquel Soares de Farias, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1999), bem como a Especialização em Ciências Ambientais (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado pelo programa de Biotecnologia (RENORBIO - UFPI) 2016. Professora da Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FAESPI), no curso de Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia e Sistema de Informação. Ministra disciplinas de: Diversidade e e Relações Étnicorraciais, Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Ciências Naturais, Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Geografia, Educação e Saúde, Metodologia Científica, TCC I, TCC II e TCC III, Pesquisa Educacional I, Ética Educacional, Estágio Supervisionado, Genética e várias outras do curso de biologia, ministradas na forma presencial e ou EAD; professora titular do Governo do Estado do Piauí trabalhando com Educação nas Prisões; Professora Substituta da Universidade Federal do Piauí (DMTE) e Pesquisadora do Programa de Biodiversidade do Trópico Ecotonal do Nordeste (BIOTEN) e presta serviços de caráter técnico para a Associação deste programa (ABIOTEN). Tem experiência na área de Botânica, Ecologia e Macrofauna Bêntica, com ênfase em inventário e monitoramento das fitocomunidades do Cerrado e ecótonos associados, principalmente nas seguintes frentes: biodiversidade, sustentabilidade, ambientalismo e educação ambiental.

Referências

ALMEIDA, D. R.; LAGEMANN, L.; SOUSA, S. V. A. A importância do estágio supervisionado para a formação do administrador. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ENANPAD, XXX, 2006, Salvador-BA. Anais... Salvador: ANPAD, 2006.

BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Ed. Avercamp, 2006.

BARROS, J. D. S. et al. A prática docente mediada pelo estágio supervisionado. Atos de pesquisa em educação, [s. l], v. 6, n. 2, p. 510-520, mai. /ago. 2011.

BARTZIK, F.; ZANDER, L. D. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Revista @arquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.4, n. 8, mai-ago, 2016.

CANDIDO, C.; PRAMPERO, A. C.; SOARES, C. A. P.; GOMES, T. H. P. Recursos de Ensino e aprendizagem: elaboração de um material didático sobre o tema artrópodes destinado a alunos do ensino fundamental e médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

CHAGAS, J. J. T.; SOVIERZOSKI, H. H.; CORREIA, M. D. Avaliação de um livro-jogo como instrumento didático em ensino de ciências na abordagem do assunto ecossistemas recifais. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá – MT. v..12, n..5. 2017.

HADJI, C. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: ARTMED Editora Ltda. 2001.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guaracia Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005

JUSTINA, L. A. D.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de genética: exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. ArqMudi, v. 10, n. 2, p. 35-40, ago. 2006.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013.

MACÊDO, F. C.S.; GOMES, E. M. Pesquisa: passo a passo para a elaboração de trabalhos científicos. Teresina, 2018.

PATRÍCIO, M. Lições de axiologia educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.

PILETTI, C. (Org.). Didática especial. 6.ed. São Paulo: Ática S.A, 1988.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTANA, R. S.; OLIVEIRA, L. T. S.; LIMA, R. A.; DUARTE, E. C.; MAYWORM, M. A. S. . Jogos didáticos e o ensino por investigação: contribuições do jogo mundo dos parasitos. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 1, p. 80-97, 2016.

SANTOS, S.C. Aspectos epistemológicos do dilema teoria-prática no ensino de administração de empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO-ENANPAD, XXVIII, 2004, Curitiba-PR. Anais... Curitiba: ANPAD, 2004.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, 2005.

Publicado

2019-05-10

Como Citar

NASCIMENTO, G. M. B. do; DOS ANJOS, N. B.; FARIAS, R. R. S. de. CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 213–227, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p213-227.i7653. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7653. Acesso em: 25 abr. 2024.