A SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
DOI:
10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p35-56.i5316Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Leitura e Escrita, Histórias em Quadrinhos, Contextualização.Resumo
Este estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa no campo da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática que visa analisar a introdução de conceitos matemáticos através das histórias em quadrinhos. Investigaram-se as contribuições dessa perspectiva metodológica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O embasamento teórico utilizado centra-se no enfoque histórico-cultural da teoria vygotskiana, bem como em estudos realizados recentemente sobre a linguagem matemática e a utilização da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, por diversos pesquisadores. A pesquisa desenvolveu-se com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de São Luís (MA). Para tanto foram elaboradas atividades com histórias em quadrinhos, que buscaram o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, que foram observados pelo pesquisador e também pelo professor-colaborador. Os resultados evidenciam que as HQs contribuem para aprendizagem da matemática na medida em que despertam a atenção dos estudantes para o conhecimento matemático e lhes permitem atribuição de significado aos conceitos estudados.Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.