DESENHO DE TAREFAS COM REALIDADE AUMENTADA EM GEOMETRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16865

Palavras-chave:

Desenho de tarefas, Realidade aumentada, GeoGebra, Geometria dinâmica

Resumo

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que tem ganhado destaque em diversos domínios do conhecimento pela forma como incorpora elementos virtuais no mundo real. No campo educacional, os benefícios dessa tecnologia têm sido reconhecidos, dada a possibilidade de acessar e manipular representações que em outros ambientes não seriam possíveis. O ensino e aprendizagem da geometria também tem se beneficiado da Realidade Aumentada graças à representação de objetos geométricos tridimensionais no mundo real, somada à possibilidade de manipulá-los da mesma forma que ocorre nos programas de geometria dinâmica. No entanto, não houve progresso de pesquisa suficiente sobre como essa tecnologia poderia ser incorporada nesta área da matemática. Apoiado por alguns exemplos de tarefas com realidade aumentada, apresentamos algumas considerações para o design de tarefas definidas nesta tecnologia, que têm como objetivo oferecer elementos para o uso adequado dessa tecnologia e de suas características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camilo Sua, Universidad de Valencia (UV), Valencia, Valencia, España

Magister en Docencia de la Matemática por la Universidad Pedagógica Nacional (UPN). Doctorando en Didáctica de la Matemática, Universidad de Valencia (UV), Valencia, España. Dirección de correspondencia: Avenida de los Naranjos 4, Valencia, España, CEP: 46022.

Angel Gutiérrez, Universidad de Valencia (UV), Valencia, Valencia, España.

Doctor en Matemáticas por la Universidad de Valencia (UV). Profesor catedrático de la Universidad de Valencia (UV), Valencia, España. 

Referências

AZUMA, R. T. A survey of augmented reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 6, n. 4, p. 355-385, 1997. Disponible en: https://www.cs.unc.edu/~azuma/ARpresence.pdf

DRIJVERS, P., KIERAN, C., MARIOTTI, M. A., AINLEY, J., ANDRESEN, M., CHAN, Y. C., DANA-PICARD, T., GUEUDET, G., KIDRON, I., LEUNG, A., Y MEAGHER, M. (2009). Integrating technology into mathematics education: theoretical perspectives. In C. Hoyles y J. Lagrange (Eds.), Mathematics education and technology-rethinking the terrain (pp. 89-132). Boston, MA: Springer, 2009. https://doi.org/10.1007/978-1-4419-0146-0_7

GUTIÉRREZ, A.; JAIME, A. Análisis del aprendizaje de geometría espacial en un entorno de geometría dinámica 3-dimensional. PNA, v.9, n.2, p. 53-83, 2015. https://doi.org/10.30827/pna.v9i2.6106

HEALY, L. Identifying and explaining geometrical relationship: Interactions with robust and soft Cabri constructions. In NAKAHARA, T., KOYAMA, M. (Cord.), Proceedings of the 24th PME International Conference, 2000.

HOLLEBRANDS, K.; LEE, H. Characterizing questions and their focus when pre-service teachers implement dynamic geometry tasks. Journal of Mathematical Behavior, v.43, p. 148-164, (016. https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2016.07.004

KAUFMANN, H. Construct3D: an augmented reality application for mathematics and geometry education. Proceedings of the ACM Multimedia Conference 2002, p. 656-657, 2022.

KOMATSU, K.; JONES, K. Task design principles for heuristic refutation in dynamic geometry environments. International Journal of Science and Mathematics Education, v.17, n.4, p. 801-824, 2019. https://doi.org/10.1007/s10763-018-9892-0

LABORDE, C. Integration of technology in the design of geometry tasks with cabri-geometry. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v.6, p. 283-317, 2001. https://doi.org/10.1023/A:1013309728825

LAVICZA, Z., HAAS, B., KREIS, Y. Discovering everyday mathematical situations outside the classroom with MathCityMap and GeoGebra 3D. In M. LUDWIG, S. JABLONSKI, A. CALDEIRA, Y A. MOURA (Eds.), Research on Outdoor STEM Education in the Digital Age. Proceedings of the ROSETA Online Conference. Münster, Alemania: WTM, 2020. https://doi.org/https://doi.org/10.37626/GA9783959871440.0

LEUNG, A. An epistemic model of task design in dynamic geometry environment. ZDM - Mathematics Education, v.43, n. 3, p. 325-336, 2011. https://doi.org/10.1007/s11858-011-0329-2

SINCLAIR, N., BARTOLINI-BUSSI, M. G., DE VILLIERS, M., JONES, K., KORTENKAMP, U., LEUNG, A., OWENS, K. Recent research on geometry education: an ICME-13 survey team report. ZDM - Mathematics Education, v. 48, n. 5, p. 691-719, 2016. https://doi.org/10.1007/s11858-016-0796-6

SINCLAIR, N., YERUSHALMY, M. Digital technology in Mathematics teaching and learning: a decade focused on theorising and teaching. En A. GUTIÉRREZ, G. LEDER, & P. BOERO (Eds.), The Second Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education, (pp. 235-274), 2016. Sense Publishers.

SUA, C., GUTIÉRREZ, A., JAIME, A. Análisis de una actividad de visualización en un entorno de geometría dinámica 3d y realidad aumentada: alineando puntos en el espacio. Investigación en Educación Matemática XXIV. 2021.

SWIDAN, O., SCHACHT, F., SABENA, C., FRIED, M., EL-SANA, J., Y ARZARELLO, F. Engaging students in covariational reasoning within an augmented reality environment. In T. PRODROMOU (Ed.), Augmented reality in educational settings (pp. 147-167). Holanda: Brill, 2019. https://doi.org/https://doi.org/10.1163/9789004408845_007

TOMASCHKO, M., Y HOHENWARTER, M. Augmented reality in mathematics education: the case of GeoGebra AR. In T. PRODROMOU (Ed.), Augmented reality in educational settings (pp. 325-346). Holanda: Brill, 2019. https://doi.org/https://doi.org/10.1163/9789004408845_014

TROCKI, A. Evaluating and writing dynamic geometry tasks. The Mathematics Teacher, v.107, n. 9, p. 701-705, 2014. https://doi.org/https://doi.org/10.5951/mathteacher.107.9.0701

TROCKI, A., Y HOLLEBRANDS, K. The development of a framework for assessing dynamic geometry task quality. Digital Experiences in Mathematics Education, v. 4, n. 2-3, p. 110-138, 2018. https://doi.org/10.1007/s40751-018-0041-8

TROUCHE, L. From artifact to instrument: mathematics teaching mediated by symbolic calculators. Interacting with Computers, v. 15, n. 6, p. 783-800, 2003. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.intcom.2003.09.004

WU, H., LEE, S. W., CHANG, H., Y LIANG, J. Current status, opportunities and challenges of augmented reality in education. Computers & Education, v. 62, p. 41-49, 2013. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.10.024

YUEN, S. C.-Y., YAOYUNEYONG, G., Y JOHNSON, E. (2011). Augmented reality: an overview and five directions for AR in education. Journal of Educational Technology Development and Exchange, v. 4, n. 1, p. 119-140, 2011. https://doi.org/10.18785/jetde.0401.10

Publicado

2023-12-18

Como Citar

SUA, C.; GUTIÉRREZ, A. DESENHO DE TAREFAS COM REALIDADE AUMENTADA EM GEOMETRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23116, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16865. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16865. Acesso em: 27 abr. 2024.