ESTUDO DE QUADRILÁTEROS BASEADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NO USO DO GEOGEBRA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16863

Palavras-chave:

Resolução de problemas, GeoGebra, Quadriláteros

Resumo

Este artigo apresenta e analisa o trabalho acompanhado por um grupo de estudantes de educação matemática em um ambiente de resolução de problemas e utilização do GeoGebra. Para isso, trabalhamos em um curso de Geometria Euclidiana durante 16 semanas, a partir do segundo ano do currículo do curso universitário. Este documento discute um problema relacionado a quadriláteros. Os resultados mostram que os futuros educadores matemáticos representaram o problema no GeoGebra utilizando seus conhecimentos matemáticos prévios, examinaram as propriedades e atributos dos objetos envolvidos, fizeram conjecturas e as verificaram com base em argumentos visuais e empíricos. Como parte de uma demonstração final, contaram com o GeoGebra para gerar ideias e assim construir um argumento dedutivo para garantir a sua veracidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

William Enrique Poveda, Universidad de Costa Rica (UCR), San Pedro, San Pedro, Costa Rica

Centro de Investigación y Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional de México (CINVESTAV- IPN). Profesor e investigador en la Universidad de Costa Rica (UCR), San José, San Pedro, Costa Rica. Dirección de correspondencia: San José, San Pedro de Montes de Oca, Costa Rica CEP: 11501-2060.

Referências

BAUTISTA, P. Proceso de la Investigación Cualitativa. Epistemología, Metodología y Aplicaciones. Manual Moderno (1a ed.), 2011

DUVAL, R. Geometry from a cognitive point of view. In Mammana; V. Villani (Org.) Perspectives on the teaching of geometry for the 21st Century. Kluwer. 1998.

ENGELBRECHT, J., KWON, O.N., BORBA, M.C., YOON, H., BAE, Y., LEE, K. The impact of COVID-19 on the format and nature of academic conferences in mathematics education. ZDM Mathematics Education v. 55, 2023, p. 95–108. https://doi.org/10.1007/s11858-022-01421-y

FRANCHI, L.; RINCÓN, A. Tipología de errores en el área de la Geometría plana. Parte II. Educere, v. 8(25) 2004, p. 196–204. Acceso em: 20 jan. 2023.

GARCÍA-RODRÍGUEZ, M; POVEDA, W. El MOOC, un entorno virtual para la resolución de problemas matemáticos. Educación matemática, v. 34, no 2, 2022, p. 153-181. Acceso em: 25 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.24844/EM3402.06.

GONCALVES, R. ¿Por qué los Estudiantes no logran un Nivel de Razonamiento en la Geometría? Revista Ciencias de la Educación, v. 1(27), 2006, p. 83–98. Disponível em: http://servicio.bc.uc.edu.ve/educacion/revista/volIn27/27-5.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.

ITZCOVICH, H. Iniciación al estudio didáctico de la Geometría: de las construcciones a las demostraciones. Libros del Zorzal, 2005.

JACINTO, H.; CARREIRA, S. Mathematical problem solving with technology: The techno-mathematical fluency of a student-with-GeoGebra. International Journal of Science and Mathematics Education, v.15(6), 2017, p- 1115–1136. Acceso em: 25 jan. 2023. http://doi.org/10.1007/s10763-016-9728-8.

MASON, J.; JOHNSTON-WILDER, S. Designing and using mathematical tasks. St. Albans: Tarquin Publications, 2006.

National Governors Association. Standards for Mathematical Practice. Make sense

of problems and persevere in solving them. Common Core State Standards Initiative, 2020.

LESH, R.; ZAWOJEWSKI, J. S. Problem solving and modelling. In: LESTER, F. (Orgs), The second handbook of research on mathematics teaching and learning, NC: Information Age Publishing, 2007.

LEUNG, A.; BACCAGLINI-FRANK, A. Introduction. In: LEUNG, A.; BACCAGLINI-FRANK, A. (Org.). Digital technologies in designing mathematic education tasks, Switzerland: Springer, 2017.

PINHO, J. L. R.; MORETTI, M. T. Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da formulação e resolução de problemas em geometria. REMATEC Revista Matemática, ensino e cultura, v. 13, n. 28, p. 55-67,2018. ISSN 1980-3141. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p284-300.id282

POVEDA, W. Resolución de problemas matemáticos en GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 9, n. 1, p. 26-42,2020. ISSN 2237-9657. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i1p26-42

POVEDA, W.; GARCÍA-CUÉLLAR, D. Estrategias asociadas al uso de GeoGebra en un contexto de resolución de problemas. REMATEC Revista Matemática, ensino e cultura, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 61–79, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p61-79.id252

POLYA (1957). How to solve it: A new aspect of mathematical method (2nd ed.). Anchor Books. (Original work published 1945), 1957.

ROSSI, M.; MELLO, G. J. Oficina maker “do lixo ao luxo” como meio para favorecer a aprendizagem de estudantes. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23034, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14963

SANTOS-TRIGO, M. (2020). Problem-solving in mathematics education. En S. Lerman (Orgs.), Encyclopedia of mathematics education (2nd ed., pp. 686–693). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-15789-0_129

SANTOS-TRIGO, M.; CAMACHO MACHÍN, M. Framing the use of computational technology in problem solving approaches. The Mathematics Enthusiast, v. 10(1–2), 2013, p. 279–302.

SCHOENFELD, Alan H. Commentary on Part III of Mathematical Challenges For All: On Problems, Problem-Solving, and Thinking Mathematically. In Leikin, R. Mathematical Challenges For All. Israel: Cham: Springer International Publishing, 2023. https://doi.org/10.1007/978-3-031-18868-8 .

SCHOENFELD, A. Mathematical problem solving. Academic Press, 1985.

SCHOENFELD, A. Method. In: LESTER, F. (Org.), Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning, New York: MacMillan, 2007.

THEZOLIN, A. L.; PIRES, R. F. Modelagem matemática: contribuições de um curso de formação de professores. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22028, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.13527

TORREGROSA, G.; QUESADA, H. Coordinación de procesos cognitivos en Geometría. RELIME Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 10(2), 2007, p. 275–300. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33500205. Acceso em: 27 jan, 2023.

VILLALTA, M. Análisis de la conversación: Una propuesta para el estudio de la interacción didáctica en sala de clase. Estudios Pedagógicos (Valdivia), v. 35(1), 2009, p. 221–238. https://doi.org/10.4067/S0718-07052009000100013

XAVIER, J. L. de A.; ANDRADE, A. N. de .; LEANDRO, C. G.; CHAGAS, N. C. das. Análise bibliométrica sobre práticas pedagógicas com tecnologias digitais em tempos de COVID-19. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23033, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14917

Publicado

2023-12-18

Como Citar

POVEDA, W. E. ESTUDO DE QUADRILÁTEROS BASEADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NO USO DO GEOGEBRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23114, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16863. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16863. Acesso em: 6 maio. 2024.