ESTUDO DE QUADRILÁTEROS BASEADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NO USO DO GEOGEBRA
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.16863Palavras-chave:
Resolução de problemas, GeoGebra, QuadriláterosResumo
Este artigo apresenta e analisa o trabalho acompanhado por um grupo de estudantes de educação matemática em um ambiente de resolução de problemas e utilização do GeoGebra. Para isso, trabalhamos em um curso de Geometria Euclidiana durante 16 semanas, a partir do segundo ano do currículo do curso universitário. Este documento discute um problema relacionado a quadriláteros. Os resultados mostram que os futuros educadores matemáticos representaram o problema no GeoGebra utilizando seus conhecimentos matemáticos prévios, examinaram as propriedades e atributos dos objetos envolvidos, fizeram conjecturas e as verificaram com base em argumentos visuais e empíricos. Como parte de uma demonstração final, contaram com o GeoGebra para gerar ideias e assim construir um argumento dedutivo para garantir a sua veracidade.
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