ESTUDO DE QUADRILÁTEROS BASEADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NO USO DO GEOGEBRA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16863

Palavras-chave:

Resolução de problemas, GeoGebra, Quadriláteros

Resumo

Este artigo apresenta e analisa o trabalho acompanhado por um grupo de estudantes de educação matemática em um ambiente de resolução de problemas e utilização do GeoGebra. Para isso, trabalhamos em um curso de Geometria Euclidiana durante 16 semanas, a partir do segundo ano do currículo do curso universitário. Este documento discute um problema relacionado a quadriláteros. Os resultados mostram que os futuros educadores matemáticos representaram o problema no GeoGebra utilizando seus conhecimentos matemáticos prévios, examinaram as propriedades e atributos dos objetos envolvidos, fizeram conjecturas e as verificaram com base em argumentos visuais e empíricos. Como parte de uma demonstração final, contaram com o GeoGebra para gerar ideias e assim construir um argumento dedutivo para garantir a sua veracidade.

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Biografia do Autor

William Enrique Poveda, Universidad de Costa Rica (UCR), San Pedro, San Pedro, Costa Rica

Centro de Investigación y Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional de México (CINVESTAV- IPN). Profesor e investigador en la Universidad de Costa Rica (UCR), San José, San Pedro, Costa Rica. Dirección de correspondencia: San José, San Pedro de Montes de Oca, Costa Rica CEP: 11501-2060.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

POVEDA, W. E. ESTUDO DE QUADRILÁTEROS BASEADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NO USO DO GEOGEBRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23114, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16863. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16863. Acesso em: 20 jun. 2024.