ABORDANDO PROPRIEDADES CONCEITUAIS E FIGURAIS DE OBJETOS GEOMÉTRICOS EM CONSTRUÇÕES NO GEOGOEBRA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16862

Palavras-chave:

Geometria Plana e Espacial, Conceitos, Representações, Cenários Animados, Potencialidades

Resumo

Este trabalho, de cunho teórico interpretativo, objetiva discutir o potencial do GeoGebra para auxiliar na identificação e diferenciação de propriedades conceituais e figurais de objetos geométricos planos e espaciais. Inicia por um estudo sobre a abordagem da Geometria na Base Nacional Comum Curricular, documento orientador da Educação Básica no Brasil, que permitiu identificar que a Geometria Plana e a Espacial são dispostas em blocos separados, o que pode levar a problemas para compreender aproximações entre os objetos planos e espaciais. Os livros didáticos geralmente exibem representações prototípicas dos objetos geométricos, que acaba gerando confusões entre características da representação e características conceituais do objeto pela impossibilidade de realizar alterações na figura. Apresenta, ainda, um contexto da Geometria na resolução de problemas geométricos da realidade e utilizando diferentes recursos. O estudo, de bases teóricas sobre o ensino de Geometria, permitiu estabelecer potencialidades do GeoGebra para promover discussões matemáticas sobre objetos geométricos; nesse caso, durante a construção do Cenário Animado Cubo na esteira. Os Cenário Animados são construções envolvendo elementos matemáticos em uma cena com movimento. Conclui-se que no processo de construção, o software permitiu explorar o objeto construído, associando a sua nomenclatura, as características da representação e os comandos informados ao GeoGebra. Movimentos realizados sobre os objetos construídos colaboram para identificar posições não prototípicas, ao associar mais de uma componente figural ao mesmo objeto. Ainda, as janelas de visualização 2D e 3D foram utilizadas de maneira simultânea, permitindo estabelecer relação entre objetos geométricos planos e espaciais, evidenciando que eles não são disjuntos.

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Biografia do Autor

Camila Maria Koftun, niversidade Estadual do Paraná (UNESPAR), União da Vitória, Paraná, Brasil.

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Bolsista: Designer Educacional – Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), União da Vitória, Paraná, Brasil. Endereço: Praça Coronel Amazonas, s/n, centro, União da Vitória – PR, CEP: 84600-185. E-mail: 

Maria Ivete Basniak, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), União da Vitória, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Associada do Colegiado de Matemática e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), União da Vitória, Paraná, Brasil. 

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

KOFTUN, C. M.; BASNIAK, M. I. ABORDANDO PROPRIEDADES CONCEITUAIS E FIGURAIS DE OBJETOS GEOMÉTRICOS EM CONSTRUÇÕES NO GEOGOEBRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23113, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16862. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16862. Acesso em: 2 maio. 2024.