OS ASPECTOS TECNICISTAS DO CURRÍCULO DO PROJETO LOGOS II

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16745

Palavras-chave:

História, Formação docente, Tecnicismo

Resumo

Este é um artigo resultante de uma tese de doutoramento, que tinha como objetivo estudar os módulos do Projeto Logos II, o qual foi um programa desenvolvido entre as décadas de 1970 e 1990 em algumas unidades da federação, com os princípios da instrução programada que consistia em fracionar o material em pequenas sequências lógicas, sendo utilizada no Logos II no formato de módulos. Portanto, este artigo tem por objetivo analisar os aspectos tecnicistas na formação a distância de professores mediante o currículo do Logos II. Desse modo, cabe as interrogações: como os aspectos tecnicistas permearam a elaboração do currículo do Projeto Logos II? E, como este currículo influenciou a formação docente de professores? Para responder esse e outros questionamentos, foi analisado o currículo do Projeto Logos II e o contexto educacional da época por meio das legislações e do material bibliográfico publicado, relacionado com a temática. Como um dos principais resultados, nota-se que o currículo do Logos II era pautado numa ferramenta de trabalho para aplicação educacional, a instrução programada, que era considerada na época uma tecnologia educacional, sendo uma tendência do ensino tecnicista. Tanto a educação a distância como a instrução programada, em suas origens, tiveram inspiração da teoria Behaviorista de estímulo-resposta.

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Biografia do Autor

Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vilhena, Rondônia, Brasil.

Professora Adjunta na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2019). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2016). Possui Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Ariquemes (2011), Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdades Integradas de Ariquemes (2011) e Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2020), atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, História da formação docente, Formação Docente, Professores Leigos, Métodos e Técnicas de Ensino, Ensino-Aprendizagem.

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vilhena, Rondônia, Brasil.

Licenciado em Matemática - Universidade Federal de Rondônia (2002), Mestre em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) - Universidade de São Paulo (2006); Doutor em Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro) (2015); Pós-doutorado em Educação Matemática. Professor Associado I na Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática; História da Matemática; Formação docente, Culturas, Saberes, Práticas e Diversidade da Amazônia.

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Publicado

2023-12-09

Como Citar

GOUVEIA, C. T. G. de; GOUVEIA NETO, S. C. de. OS ASPECTOS TECNICISTAS DO CURRÍCULO DO PROJETO LOGOS II. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23102, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16745. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16745. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Mat(h)Ifem: diálogos entre Matemática, Arte, Tecnologias e História