SOB AS LENTES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: IMAGENS DE UMA MATEMÁTICA PRETERIDA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16739

Palavras-chave:

Fotografia, Narrativa, Identidade, Tecnologias Digitais, Mulheres Campesinas

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa de orientação fenomenológica, que buscou empreender um movimento hermenêutico na análise de fotografias produzidas, com o auxílio de smartphones, por discentes dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão, durante a execução do componente curricular intitulado “Matemática Básica”, ao longo dos anos de 2016 a 2019. Na pesquisa, compreendemos essas fotografias como narrativas que, como tais, a partir das ideias de Paul Ricouer (2004; 2010a; 2010b; 2019), podem modificar as pessoas que as leem e carregam consigo uma identidade narrativa. Orientada pela pergunta O que se mostra a partir da leitura das as fotografias produzidas por licenciandas e licenciandos em Educação do Campo sobre as mulheres campesinas e a sua relação com a matemática?, defini como corpus de análise somente as fotografias que, de algum modo, traziam o lugar e os saberes matemáticos dessas mulheres. Com base na categoria final “Mulheres campesinas, saberes matemáticos e invisibilização”, foi possível compreender que essas mulheres se encontram em um espaço de transição, são seres inconclusos, assim como as licenciandas e licenciandos que atuaram como fotógrafas e fotógrafos. Das narrativas produzidas, é perceptível algo que fica – o culto, o respeito à natureza e a contribuição dessas mulheres no sustento familiar – e algo que se modifica, qual seja, o lugar delas e o lugar de seus saberes matemáticos e científicos.

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Biografia do Autor

Carolina Pereira Aranha, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Bacabal, Maranhã, Brasil.

Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Mestre em Física pela UFMA (2011) e Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (2023). Professora Adjunta da Coordenação de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (gPEC). Coordenou o Laboratório de Ensino de Ciências (LEC) do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa), da UFMA, de 2018 a 2020. Atua na vice-coordenação do Laboratório de Pesquisa em Digital para Ciências (PEDIC) CCBa/UFMA e coordena o espaço FormAção, que compõe o Espaço Ciência Maria Laura Lopes (ECMLL), em funcionamento no CCBa-UFMA desde outubro de 2022. Trabalha com Divulgação Científica e Formação Docente em Ciências e Matemática com Tecnologias Digitais.

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Publicado

2023-12-09

Como Citar

ARANHA, C. P. SOB AS LENTES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: IMAGENS DE UMA MATEMÁTICA PRETERIDA . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23097, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16739. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16739. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Mat(h)Ifem: diálogos entre Matemática, Arte, Tecnologias e História