CONEXÕES ENTRE O MÉTODO MONTESSORIANO E A TEORIA DE APRENDIZAGEM DE BRUNER: NOVAS PERSPECTIVAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.16501Palavras-chave:
Aprendizagem inclusiva, Teoria de aprendizagem, Educação inclusiva, Construção socialResumo
A educação inclusiva, apesar de leis próprias à sua implantação em escolas de ensino regular, ainda não está consolidada, sendo muitas vezes as pessoas com deficiência inseridas de uma maneira não sistemática nas escolas, sem suporte adequado. Com o intuito de levantar reflexões e propor um caminho para o processo de aprendizagem de alunos surdos no contexto da educação inclusiva, este artigo apresenta conexões possíveis entre o método pedagógico proposto por Maria Montessori e a teoria de aprendizagem proposta por Bruner, com o foco em alunos surdos cursando o Ensino Médio. Para isso, revisita-se as propostas dos dois teóricos e as relaciona com um ideal de educação inclusiva. Como resultado dessa reflexão, propõe-se rudimentos de uma proposta de processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos no âmbito da escola de ensino regular inclusiva.
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