CONEXÕES ENTRE O MÉTODO MONTESSORIANO E A TEORIA DE APRENDIZAGEM DE BRUNER: NOVAS PERSPECTIVAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16501

Palavras-chave:

Aprendizagem inclusiva, Teoria de aprendizagem, Educação inclusiva, Construção social

Resumo

A educação inclusiva, apesar de leis próprias à sua implantação em escolas de ensino regular, ainda não está consolidada, sendo muitas vezes as pessoas com deficiência inseridas de uma maneira não sistemática nas escolas, sem suporte adequado. Com o intuito de levantar reflexões e propor um caminho para o processo de aprendizagem de alunos surdos no contexto da educação inclusiva, este artigo apresenta conexões possíveis entre o método pedagógico proposto por Maria Montessori e a teoria de aprendizagem proposta por Bruner, com o foco em alunos surdos cursando o Ensino Médio. Para isso, revisita-se as propostas dos dois teóricos e as relaciona com um ideal de educação inclusiva. Como resultado dessa reflexão, propõe-se rudimentos de uma proposta de processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos no âmbito da escola de ensino regular inclusiva.

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Biografia do Autor

Giselly de Moura Maciel, Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC/AM), Manaus, Amazonas, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), graduada em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química (2007). Atualmente é Professora na rede estadual de ensino, lecionando a Disciplina Química para as séries do Ensino Médio. Tem experiência em Sub-gerência de Gestão da Qualidade na Coordenação de Produtos Naturais em Laboratórios de Cromatografia e Produtos Naturais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, Análises de Alimentos (Físico-químicas e Microbiológicas), Análises de Águas e Efluentes.

Thais Helena Chaves de Castro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Dra. Thais Castro é professora associada da Universidade Federal do Amazonas, onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. Concluiu seu Estágio Pós-Doutoral no Programa de Educação Científica e Tecnológica da UFSC (2021) e realizou o Doutorado em Informática na PUC-Rio (2011), durante o qual fez o programa Doutorado Sanduiche na University of Edinburgh (2009-2010). Seu foco de pesquisa é em acessibilidade, aprendizagem inclusiva e acessibilidade em entretenimento através de tecnologia, onde possui interesse especial em processos de design inclusivo, processo ensino-aprendizagem inclusivo através de tecnologias assistivas, métodos de design com foco no usuário e avaliação de artefatos computacionais interativos. Para isso, utiliza técnicas de Informática na Educação e Interação Humano-Computador, com ênfase em Acessibilidade e Inclusão e investiga metodologias de representação de conhecimento e aprendizagem para promover educação mais democrática. Dessa forma, na medida em que busca técnicas inovadoras em computação para a inclusão de pessoas com deficiência, o foco de pesquisa também permeia a área de Ensino de Ciências e Matemática. Tem coordenado e participado de vários projetos financiados pela FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas), CNPq e Capes. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática também da UFAM, onde já foi coordenadora. Além disso, participou da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação, é revisora das revistas RBIE, JIS, TACCESS, Diálogo Educacional e membro do comitê de programa de diversos eventos em nível internacional, como: IHC, SBIE, ICALT e FIE.

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Publicado

2023-10-30

Como Citar

MACIEL, G. de M. .; CASTRO, T. H. C. de . CONEXÕES ENTRE O MÉTODO MONTESSORIANO E A TEORIA DE APRENDIZAGEM DE BRUNER: NOVAS PERSPECTIVAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23075, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16501. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16501. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática