CARTOGRAFIA DA USABILIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL NA PESQUISA STRICTO SENSU
DOI:

Palavras-chave:
Ambiente virtual, Ergonomia, Usabilidade, Interface, Tecnologia DigitalResumo
Eles estão no ciberespaço e são ambientes desenvolvidos para mediar práticas educativas colaborativas. São os Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem – AVEA. Entretanto, alguns projetos de ambientes virtuais pouco se preocupam com a qualidade no desenvolvimento e aplicação de critérios de usabilidade em suas interfaces, o que resulta na maioria das vezes no desinteresse, dificuldade de aprendizagem e evasão dos estudantes nos cursos. Dado a isso, a pesquisa buscou investigar a usabilidade do AVEA-IPC usado para a linha de pesquisa ‘Tecnologias para Educação, Difusão e o Ensino de Ciências e Matemática’, no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas, desenvolvido na Faculdade de Educação para as mediações didático-pedagógicas na formação continuada de profissionais da educação. Para tanto, realizou-se uma validação ergonômica de usabilidade pela lista de verificação de Dominique Scapin e Christian Bastien. Os resultados mostraram que o AVEA-IPC em estudo possui qualidade na interação humano-computador, pois se caracteriza como uma interface simples, intuitiva e flexível. Essa qualidade é extremamente importante para os processos das mediações didáticas e da aprendizagem, pois, sem ela, todo o processo pedagógico mediado por um recurso tecnológico virtual estaria comprometido. A existência de usabilidade na interface de um AVEA reflete de maneira satisfatória nos processos de aprendizagem dos seus usuários e, por isso, faz-se necessário que esses critérios estejam presentes no desenvolvimento de projetos educativos.
Downloads
Referências
ALVES, Dayanny Carvalho Lopes. A percepção dos professores sobre o uso das mídias e tecnologias na prática docente e suas contribuições no Ifsuldeminas. Rio Claro, 2019. Universidade Estadual Paulista. Tese de doutorado.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação - uma introdução às teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana H.; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 2ª ed. São Paulo: Novatec, 2010.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência - o futuro do pensamento na era da informática. 2ª edição. Rio de Janeiro, Ed. 34, 2010.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual. 2ª edição. Rio de Janeiro, Ed. 34, 2011.
MENEZES, Estera Muszkat; SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p.
MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. Ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.
BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Florianópolis: Perspectiva, v. 33, n. 2, p. 499 - 521, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2015v33n2p499/31292. Acesso em: 20 Out. 2023.
ROSSI, C. M. S; AMORIM, D. B.; SANTOS, S. A utilização do Moodle no ensino da Matemática para alunos com deficiência. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 88-101, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9471
SILVA, W. A. da; KALHIL, J. B. Um estudo sobre as habilidades necessárias para utilização das tecnologias digitais como recurso metodológico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 5, n. 1, p. 62–77, 2017. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p62-77.i5343
SILVA, W. A. da; KALHIL, J. B.; NICOT, Y. E. Uma análise comparativa das abordagens metodológicas que podem sustentar a utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 3, n. 1, p. 5–24, 2015. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p5-24.i5303
SOUZA, A. C. L. de; GONÇALVES, C. B. O uso de tecnologias na educação e no ensino de ciências a partir de uma pesquisa bibliográfica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 7, n. 3, p. 256–276, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9256
THOME, Zeina et al. Ergonomia em software educacional: a possível integração entre usabilidade e aprendizagem. Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. Disponível em: http://www.unicamp.br/~ihc99/Ihc99/atasihc99/art24.pdf. Acesso em: 20/5/2014.
XAVIER, J. L. de A.; ANDRADE, A. N. de; LEANDRO, C. G.; CHAGAS, N. C. das. Análise bibliométrica sobre práticas pedagógicas com tecnologias digitais em tempos de COVID-19. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, p. e23033, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14917
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Ione Feitosa Dolzane, Eduardo de Castro Gomes, Ynara Silva Lunier Brito, Jéssica Amaral Morais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.