DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE ATUAÇÃO AMBIENTAL APRESENTADAS NA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16496

Palavras-chave:

Divulgação científica, Educação Ambiental, Público infantil, Propostas de atuação ambiental

Resumo

Ao longo dos anos, a divulgação científica e a educação ambiental vêm sendo alvo de muitas discussões e pesquisas no mundo todo, evidenciando a preocupação com a forma como as informações científicas e ambientais estão sendo divulgadas ao público geral, bem como sobre os materiais utilizados para essa divulgação. Nesse sentido, esses estudos apontam o texto de divulgação científica como potencial recurso didático para auxiliar no processo de difusão desses conhecimentos por tratar de temáticas atuais de forma clara e objetiva. Nesse sentido, o presente estudo analisa as propostas de atuação ambiental apresentadas nos textos da Revista Ciência Hoje das Crianças. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia documental, na qual realizamos um estudo a partir do referencial da análise de conteúdo. A análise foi realizada em 34 revistas que correspondem às edições de junho de 2018 a junho de 2021, totalizando 81 textos que compõem o nosso corpus de análise. Em nossas análises, constatamos que a divulgação científica das questões ambientais na revista partem de uma concepção conservacionista do meio ambiente, priorizando os aspectos físicos e biológicos da crise ambiental, preocupando-se demasiadamente com a resolução de problemas ambientais, deixando de apresentar reflexões significativas sobre as relações sociais e políticas que são intrínsecas à questão ambiental, resultando numa leitura considerada simples, superficial e despolitizada do meio ambiente aos seus leitores.

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Biografia do Autor

Laiane Morais de Almeida, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luis, Maranhão, Brasil

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de professores em Ciências e Matemática, com vigência 2020-2022. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. É membro do grupo de Pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente (DiCEA). É Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA Campus VII, Codó (2019). Participou do Projeto Residência Pedagógica em 2018-2019. É Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Realiza pesquisas na área de Ensino de Ciência, contemplando as seguintes temáticas: Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Alfabetização Científica e Educação Ambiental.

Carlos Erick Brito de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Ciências Biológicas, Licenciado em Geografia e Bacharel em Comunicação Social. Professor Adjunto do Departamento de Biologia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente (DiCEA). Coordenador do Subprojeto de Biologia - São Luís do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFMA/CAPES). Realiza pesquisas na área de Educação, contemplando principalmente as interfaces entre Educação em Ciências, Divulgação Científica e Educação Ambiental.

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Publicado

2023-10-30

Como Citar

ALMEIDA, L. M. de .; SOUSA, C. E. B. de . DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE ATUAÇÃO AMBIENTAL APRESENTADAS NA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23073, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16496. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16496. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática