PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE SABERES E EXPLICAÇÕES CIENTÍFICOS DE ESTUDANTES EM CONSTRUÇÃO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16494

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação científica, Explicações científicas, Professores de Ciências

Resumo

O presente artigo trata de um recorte de pesquisa que teve por objetivo analisar as percepções de um grupo de professores de ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Codó – Maranhão, no que diz respeito ao acompanhamento da elaboração de explicações científicas construídas por seus alunos durante o processo da educação científica, com o intuito de compreender a dinâmica da prática docente sobre a mediação em cima dos argumentos científicos trabalhados no chão da escola. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando-se do instrumento da entrevista para obtenção dos dados. Os resultados e discussões alcançados por meio análise de conteúdo revelaram que os professores compreendem a importância do preparo profissional e do planejamento do trabalho docente reflexivo em relação à elaboração e ajustes das explicações científicas construídas pelos alunos. A maioria deles destacou o conhecimento científico como ferramenta fundamental para as suas aulas e para o sucesso da aprendizagem de ciências. No entanto, ficou perceptível que a vivência do trabalho científico na dinâmica escolar ainda é superficial. Portanto, sugerimos que a formação docente e a dinâmica escolar ainda precisam ser melhoradas, principalmente para intensificar a possibilidade de assegurar linguagem e argumentação científica aos alunos dessa localidade.

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Biografia do Autor

Elrilene da Cruz Pereira , Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Codó, Maranhão, Brasil,

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, graduada em Licenciatura em Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA campus Codó. participante do grupo de pesquisa em ensino de ciências naturais (GPECN), realizou intercâmbio na Universidade Federal de Santa Catarina como mestrado Sanduíche. Atuou como monitora voluntária do clube de ciências. Atividades realizadas: fez parte da comissão organizadora do 6 ENAPHEM, comissão organizadora do IV Empecima, e comissao organizadora do III Workshop PPECEM, V Seminário PROCAD e Seminario Recima, Oficina (1); Trabalho apresentado em modalidade poster/banner (2); Publicados em anais de eventos (2); Tem experiência em projetos de pesquisa e ensino na área de ensino de ciências. No primeiro semestre de 2018, eu e uma equipe de quatro pessoas desenvolvemos um trabalho na disciplina Química Ambiental, o mesmo foi sobre descarte de lixo em terrenos baldios na Cidade de Codó, MA, onde abordamos os danos causado ao meio ambiente e a saúde pública, decorrente desse lixo. O trabalho virou repercussão nos principais meios de comunicação do Estado do Maranhão, tendo uma matéria exibida na TV Mirante afiliada da Rede Globo e também nos portais G1, UFMA e Blogs locais.

Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques , Universidade Federal do Maranhão - Campus de Codó (UFMA), Codó, Maranhão, Brasil.

Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques concluiu o doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos- SP em 2010, na linha de pesquisa de Ensino de Química com ênfase em Formação de Professores de Química e Reformulação de Projetos Políticos Pedagógicos de Licenciaturas em Química. Realizou estágio de doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha (2008), sob orientação da Prof Dr Neus Sanmartí Puig, onde desenvolveu estudos sobre Formação de Professores de Ciências. Participou da elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos de escolas de tempo integral no Estado Maranhão. Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Codó. É coordenadora do grupo de pesquisa em ensino de ciências naturais - GPECN e pesquisadora na linha de Educação, Ensino de Ciências e Ensino de Química, com ênfase na Formação de Professores de Ciências - Química e Ensino-Aprendizagem. É avaliadora no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes/INEP). Atualmente, é professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino na Educação Básica (PPGEEB). Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino de ciências, ensino de química, formação de professores de ciências e química, trabalho docente, práticas pedagógicas, currículos de licenciaturas, história das disciplinas (ciências e química), experimentação e educação ambiental.

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Publicado

2023-10-30

Como Citar

PEREIRA , E. da C.; MARQUES , C. V. V. C. O. PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE SABERES E EXPLICAÇÕES CIENTÍFICOS DE ESTUDANTES EM CONSTRUÇÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23071, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16494. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16494. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática