O ENSINO DE FÍSICA E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM PUBLICAÇÕES NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16489

Palavras-chave:

Abordagem CTS, Ensino de Ciências, Ensino de Física, Investigação em Ciência, Pesquisas em Ensino

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um panorama sobre as pesquisas nacionais desenvolvidas no âmbito de ensino de Física quanto à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir de uma revisão de literatura, esta pesquisa contempla trabalhos desenvolvidos do período de 2010 a 2020, dispostos em revistas especializadas em ensino de Física e de Ciências. Toma-se como amparos teóricos os fundamentos da abordagem CTS e vale-se das orientações e procedimentos para a análise de dados, as proposições da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados foram sintetizados em quatro categorias, construídas em consonância aos objetivos dos trabalhos encontrados: propostas didáticas; formação docente; análise de documentos de educação; e, revisões de literatura. Com os dados é possível inferir que o ensino de Física tem buscado aproximações com perspectivas CTS, CTSA e Freire-CTS. As pesquisas apontam, ainda, para desafios e problematizações, comumente presentes no ensino de Física, como a forma tradicional de se trabalhar a disciplina, eficiência e significado de uma atividade para os estudantes. Compreende-se que os pesquisadores fazem indicações a fim de superar os desafios apresentados nas diferentes finalidades de investigação e nos diferentes contextos de aplicações. As ações reforçam a notoriedade que as perspectivas das abordagens CTS ganharam nos últimos tempos, com cada vez mais adeptos no contexto de ensino de Física.

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Biografia do Autor

Esteves Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Maria Consuelo Alves Lima , ), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutora em física (1996), mestra em física (1988) e graduada em física (bacharelado-1982, licenciatura-1983) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolveu projeto de pós-doutorado voltado para o ensino de física junto ao grupo Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE (2009-2010) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem experiência em ensino de física no nível superior e no nível médio, integrante do grupo Pesquisa em Ensino de Ciência (gPEC) e atua principalmente em pesquisas no ensino de ciências com ênfase no ensino de física. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM (stricto sensu)/UFMA e editora da revista Ensino & Multidisciplinaridade - Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2023-10-30

Como Citar

OLIVEIRA, E. F. de; LIMA , M. C. A. . O ENSINO DE FÍSICA E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM PUBLICAÇÕES NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23069, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16489. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16489. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática