REVISÃO SISTEMÁTICA DAS ABORDAGENS (INTER)DISCIPLINARES EM CIÊNCIAS NATURAIS FUNDAMENTADAS EM GALPERIN

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16306

Palavras-chave:

Ensino Baseado na Teoria de Galperin, Revisão de Literatura , Ensino de Ciências da Natureza, Práticas Educacionais

Resumo

A Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (teoria de Galperin) tem despertado interesse crescente nas pesquisas educacionais devido à sua ênfase na formação de processos mentais e na assimilação de conceitos que podem influenciar o ensino e a aprendizagem dos objetos de conhecimento em Biologia, Física e Química. Visando refletir sobre isso, este trabalho consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura baseada na metodologia proposta por Kitchenham (2004) e Donato, H. e Donato, M. (2019) com o objetivo de analisar como teses, dissertações e artigos nacionais e internacionais, publicados no período de 2013 a 2022, abordam a teoria de Galperin no ensino dos componentes curriculares de Ciências da Natureza. Este estudo é uma pesquisa secundária e a metodologia de seleção dos trabalhos incluiu a definição de palavras-chave, strings de busca e seleção de bases de dados digitais nacionais e internacionais. Ao final, 13 trabalhos foram obtidos e avaliados qualitativa e quantitativamente. De acordo com as análises, observou-se que a incorporação da teoria de Galperin no ensino das Ciências Naturais foi realizada com adaptações das cinco etapas que as compõem de acordo com necessidades específicas. Revelou-se também que essa teoria é aplicável em diferentes níveis de ensino, incluindo a formação de professores, mas com tendência predominante à adoção de abordagens disciplinares, com pouca ênfase na interdisciplinaridade.­

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Biografia do Autor

Thiago da Costa Germano, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Possui graduação em BIOLOGIA (LICENCIATURA) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - (2008); tem especialização em GESTÃO AMBIENTAL pela mesma Universidade (2012) e é especialista em METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER - (2015); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC)(2019). Doutorando em ensino (Rede Nordeste de Ensino, RENOEN, UFC). Atualmente é professor de Biologia da Rede Estadual de Ensino do Ceará no município de Cascavel.

Carlos Alberto Santos de Almeida, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Possui graduação em Fisica - Departamento de Física (1980), mestrado em Física pela UFC - Departamento de Física (1984) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1991). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Atua no curso de Pós-graduação em Física da UFC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de campo topológicas, modelos de brane worlds, colisões de solitons, modelos alternativos de gravitação, supersimetria em teoria de campos. Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN), no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC nas linhas de pesquisa Métodos pedagógicos no ensino de Ciências e Divulgação científica e espaços não formais para o ensino de Ciências. Atua também no Polo UFC do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

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Publicado

2023-11-25

Como Citar

GERMANO, T. da C. .; ALMEIDA, C. A. S. de. REVISÃO SISTEMÁTICA DAS ABORDAGENS (INTER)DISCIPLINARES EM CIÊNCIAS NATURAIS FUNDAMENTADAS EM GALPERIN . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23085, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16306. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16306. Acesso em: 27 abr. 2024.