UM OLHAR SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16190

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação de professores, Ciências da natureza, Biologia, Química

Resumo

O movimento interdisciplinar tem seus primórdios na Europa, na década de 1960. A década de 1990 é marcada pela massiva introdução do termo no cenário educacional brasileiro. Nos documentos orientadores da formação de professores de Ciências da Natureza, o uso reiterado do vocábulo interdisciplinaridade sem um tratamento conceitual adequado remete ao entendimento de que este se dá por mero modismo. Ante o exposto, o presente trabalho tem como objetivo compreender quais os sentidos atribuídos à interdisciplinaridade e se são apresentadas vias para sua implementação nos textos dos Projetos Pedagógicos de Cursos das Licenciaturas em Ciências Biológicas e em Química ofertados pela Universidade Federal de Goiás. Foi realizada uma pesquisa documental pautada nos princípios analíticos da Análise de Conteúdo. As categorias conceituais e analíticas utilizadas neste trabalho foram: 1. Concepção Hegemônica; 2. Concepção Crítica Instrumental; 3. Concepção Crítica. Apesar do modo multifacetado como o objeto interdisciplinaridade é depreendido nos documentos, a concepção que sobressai da análise é a crítica instrumental. Por conseguinte, a interdisciplinaridade é apresentada, de modo geral, como uma necessidade imposta pelos documentos orientadores oficiais, com o intuito de promover a contextualização dos conteúdos a partir de questões sociais complexas. Todavia, apesar do uso reiterado deste vocábulo nos documentos analisados, o tratamento teórico dado ao termo é deficitário e, além disso, não são apresentadas vias de implementação da interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências/Biologia e Química.

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Biografia do Autor

Luri Braga Alonso, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Acadêmica em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Técnica em Análises Clínicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2018). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ) na área de formação de professores. Foi voluntária do Programa Bolsas de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás (PROLICEN- UFG), na área de Feminismo e Educação, 2020. Foi bolsista do Programa Bolsas de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás (PROLICEN- UFG), na área de formação de professores, 2021. Foi voluntária do Programa de Iniciação à Docência (PIBID-UFG), 2020/2022. Atuou como monitora da disciplina de Morfologia e Taxonomia Vegetal e Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas, 2021.2.

Marcos Vinícius Ferreira Vilela, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC), linha de pesquisa formação de professores de ciências e matemática. Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura), pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Direito, pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (FAR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM UFG) e do Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC ICB) - UFG. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Membro do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências (LAPENCI). Tem experiência na área de educação em Ciências, com ênfase nos estudos sobre interdisciplinaridade, formação de professores de Ciências da Natureza, abordagem CTS e relações entre tecnologias e educação.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

ALONSO, L. B.; VILELA, M. V. F. UM OLHAR SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23089, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16190. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16190. Acesso em: 1 maio. 2024.