PROVA CUIABÁ COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15880


Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Prova Cuiabá

Resumo

O ensino de Matemática é uma preocupação constante na Educação Básica, especificamente, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa de Campo, de natureza qualitativa, objetivou analisar os resultados de uma intervenção pedagógica, utilizando, como fonte de análise, a Prova Cuiabá - Alfabetização Matemática/EJA. A intervenção contou com a participação de oito estudantes da primeira fase da EJA, pertencentes a uma escola pública estadual da capital mato-grossense. Com ênfase no erro, avaliações como a Prova Cuiabá podem desempenhar um papel relevante na identificação de lacunas de conhecimento entre os estudantes da EJA, possibilitando ao professor, adotar estratégias pedagógicas diferenciadas, visando melhorar o desempenho da turma. Fundamentados nas concepções de Cury (2007), Pinto (2000) e De La Torre (2007), os autores destacam a importância da utilização do erro como uma estratégia para novas aprendizagens e superação dos obstáculos cognitivos. Os dados apontam que o erro está associado a diversos fatores e, nesse contexto, torna-se essencial que o professor esteja preparado para identificá-los e orientar os estudantes da EJA, considerando sempre o nível de desenvolvimento de cada estudante, bem como as habilidades individuais, com o entendimento de que cada um possui um grau de conhecimento dos conceitos matemáticos abordados em sala de aula. A partir dos resultados, os professores podem planejar as aulas, de forma direcionada, adaptando o ensino às necessidades específicas ao público da EJA.

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Biografia do Autor

  • Laura Emanuele Da Cruz Miranda, Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino em associação ampla entre UNIC/IFMT; Graduada em Química Licenciatura pela UFMT; Acadêmica de Licenciatura em Matemática; Professora na Rede Estadual de Educação Básica de MT.

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994). Pós Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, concluído no ano de 2010 e Mestre em Educação pela UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências (2006). Vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2007. Especialista em Didática e Avaliação Educacional / UFMT (2000). Professora aposentada da Educação Básica em 2019, com vasta experiência na docência nos Anos Iniciais e na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências REAMEC/UFMT, na Linha de pesquisa Formação de Professores e vice coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIC.

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Publicado

2023-12-10

Como Citar

PROVA CUIABÁ COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23110, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15880. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15880. Acesso em: 16 abr. 2025.