ESTÁGIO DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.15094Palavras-chave:
CTSA, Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Estágio DocenteResumo
Este artigo pretende relatar a experiência de licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) na proposição, implementação e avaliação de uma sequência didática a ser desenvolvida em uma escola de Ensino Médio que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A proposta envolveu a elaboração de um projeto contextualizado, a partir de diversos recursos didáticos e metodologias diferenciadas, buscando um processo de ensino e aprendizagem mais ativo. Neste contexto, para a avaliação da experiência foram realizadas reflexões sobre a aproximação dessa proposta de intervenção com a perspectiva de educação freireana, que é uma educação que busca a emancipação dos educandos em prol de uma formação para a cidadania. Para tanto, propôs-se uma sequência didática que dialogasse com os alunos, vinculando conceitos científicos a sua realidade, de forma que eles pudessem dialogar com esses conhecimentos de maneira crítica em busca de uma autonomia intelectual. Ao desenvolver a sequência didática foi observado que ao se experienciar novas metodologias de ensinar e aprender, a partir do diálogo e da troca de conhecimentos, é possível diversificar a prática pedagógica e formar alunos ativos. Elaborar, sistematizar e avaliar este projeto proporcionou uma base sólida e confiança de se trabalhar com conteúdos temáticos de forma interdisciplinar, lúdica e didática.
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