TRAJETÓRIA INICIAL DA HISTÓRIA NATURAL NAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARÁ (1870-1890)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15086

Palavras-chave:

História Natural, história do currículo escolar, Cultura local, Pará

Resumo

A disciplina denominada História Natural foi adotada, pela primeira vez, em uma escola para formação de professores do Pará, em 1873, pelo Curso Normal. Esse acontecimento é significativo para o nosso objetivo que é contribuir para compreender as condições que possibilitaram a inserção inicial da História Natural nas escolas para a formação de professores do Pará. A presente pesquisa inicia em 1870, pela análise das leis e regulamentos propondo a criação da referida escola e finaliza em 1890, quando a História Natural, após ser retirada do plano de ensino, continua ausente. Além das leis e regulamentos governamentais, analisamos os noticiários dos jornais. Neste noticiário, predominam opiniões favoráveis à adoção desta disciplina e à criação do Curso Normal, embora tenha havido, também, resistências. Convém assinalar, ainda, que a presença da História Natural não se reduziu ao contexto escolar. Nesse momento, ela se acentuava no contexto cultural local, destacando-se a presença da instituição destinada, sobretudo, às atividades nesse campo do conhecimento: o Museu Paraense (hoje Museu Paraense Emílio Goeldi).

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Biografia do Autor

Marcelino Carmo de Lima, Docente na Rede Pública municipal de São Miguel do Guamá, Pará, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciência Naturais, com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador do Grupo de Filosofia e História da Ciência e da Educação na Amazônia (GFHCE) do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI / UFPA, no qual participa de projetos de pesquisa em História do currículo e das disciplinas do campos das Ciências Naturais no Pará. Atuou como docente de Ciências na educação básica - Ensino Fundamental II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Municipal de de Educação de Ipixuna do Pará. Atuou como docente substituto vinculado a Faculdade de Ciências Naturais (FACIN), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins/Cametá - PA, onde desenvolveu atividades de ensino nas disciplinas Prática Docente e Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Atuou como docente substituto horista na disciplina História das Ciências no curso de Licenciatura em História na UEPA.

José Jerônimo de Alencar Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde coordena o Grupo de Filosofia e História da Ciência e Educação na Amazônia (GFHCE). Belém, Pará, Brasil. Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

LIMA, M. C. de; ALVES, J. J. de A. TRAJETÓRIA INICIAL DA HISTÓRIA NATURAL NAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARÁ (1870-1890). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23081, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15086. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15086. Acesso em: 2 maio. 2024.