CULTURA DA MANDIOCA: CONTRIBUIÇÕES PARA O REDESENHO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15065

Palavras-chave:

Cultura regional, Formação de professores, Mandioca, Química

Resumo

As contribuições dos saberes e fazeres locais para o redesenho da formação inicial de professores de Química se fundamentam nas competências gerais da Educação Básica que anseia pela valorização da diversidade de vivências culturais, conhecimentos e experiências vinculadas ao contexto dos alunos. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de apresentar uma temática regional para se pensar em construir uma proposta de formação inicial para atender as reais necessidades da região Amazônica, promover melhorias no currículo, garantir o direito à aprendizagem dos alunos, reconhecer as especificidades regionais, fomentar um currículo diversificado que não só valorize e reconheça as diferenças, mas que contemple nos espaços formativos a diversidade cultural, que possui fisionomia própria, com predomínio de elementos indígenas, mesclado a caracteres negros e europeus e cujo ator principal é o caboclo, resultante da miscigenação do índio com o branco, e cuja força cultural tem origem na forma de articulação com a natureza. Para atender um dos princípios da investigação científica, elegemos, em relação à abordagem, a pesquisa qualitativa e descritiva que amparam o procedimento metodológico. Este estudo foi desenvolvido no curso de licenciatura em Química CESP/UEA e nas escolas campo-estágio, tendo como protagonistas do processo de redesenho da formação inicial de professores de Química na Amazônia, professores formadores de professores, licenciandos, professores regentes, alunos da educação básica e pessoas que detém informações sobre os saberes culturais.

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Biografia do Autor

Pedro Campelo de Assis Junior , Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Parintins, Amazonas, Brasil

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1989), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE (2002), mestrado em Química - área de concentração Ensino de Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2017). Atualmente é professor de química do ensino médio da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC e professor do ensino superior da Universidade do Estado do Amazonas - UEA . Tem experiência na área de Ensino da Química desde 1991, tendo atuado no Ensino Fundamental, Médio, Superior e em Cursos preparatórios para acesso à Universidade. Participação ativa em Simpósios e Congressos de Química com vários trabalhos aceitos para apresentação em banners e oral nesses eventos.

Célia Maria Serrão Eleutério , Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Parintins, Amazonas, Brasil.

Formação: Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências ? REAMEC - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Linhas de Pesquisas: Formação de Professor; Etnoconhecimento e Educação Química. Formação complementar: Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (UEA). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FSDB). Licenciada e Bacharel em Química (UFAM). Pertence ao quadro de docentes da Universidade do Estado do Amazonas, lotada no Curso de Licenciatura em Química no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Atua como professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado; Metodologia do Estudo, Metodologia do Ensino de Ciências Naturais no curso de Licenciatura em Química e coordena um grupo de estudantes que atuam nas escolas públicas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Na SEDUC/AM desenvolve atividades docentes na Escola Estadual Senador João Bosco no município de Parintins. Orienta projetos de iniciação científica (PAIC/UEA) e de Pós-Graduação Lato e Stricto-Senso. Atividades desenvolvidas: Coordenou o Grupo de Química no Projeto Arquimedes/Manaus (UEA/SEDUC/FINEP); coordena o Laboratório de Educação Química e Saberes Primevos no CESP/UEA e o subprojeto "Práticas Interdisciplinares: estratégias para a compreensão das relações entre a Ciência, Tecnologia & Sociedade em Parintins-AM" vinculado ao Programa Novos Talentos (CAPES). Trabalhou como professora-formadora no Curso de Capacitação e Pós-Graduação (Lato Senso) Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (UEA/SEDUC); em Educação do Campo com ênfase ProJovem Campo Saberes da Terra; no Programa de Formação de Professores Indígenas/PROIND; no Programa de Formação de Professores da Educação Básica-PROFORMAR/UEA; no Curso Normal Superior-Modular/ENS/UEA e no Curso de Tecnologia em Alimentos. Tem experiência na área de Educação Química, discute Formação de Professores. Participou do Programa Sala de Professor/TV Escola/MEC, colaborou com vários Projetos de Pesquisas no Departamento de Geociências, coordenou o Laboratório de Geoquímica/UFAM.

Renato Henriques de Souza, Universidade Federal do Estado do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Renato Henriques de Souza é Professor de Química Geral e Inorgânica na Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006), graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2011) . Atuou na área de Química Inorgânica, principalmente na área de catálise e transformação de moléculas. Atualmente atua, principalmente, na Educação Química e Extensão Universitária, trabalhando com a aplicação no ensino de situações comuns no cotidiano e mídia, formação de professores e processos de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

ASSIS JUNIOR , P. C. de .; ELEUTÉRIO , C. M. S. .; SOUZA, R. H. de . CULTURA DA MANDIOCA: CONTRIBUIÇÕES PARA O REDESENHO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA AMAZÔNIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23054, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15065. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15065. Acesso em: 2 maio. 2024.