COMPREENSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14826

Palavras-chave:

Parecer 1301, Natureza da Ciência, Biologia

Resumo

Nota-se a escassez de pesquisas que indagam que concepções acerca da atividade científica são difundidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Ciências Biológicas, ainda que essas diretrizes balizem a estrutura e os objetivos de tais cursos e, consequentemente, a formação de graduandos. Neste sentido, esta investigação objetiva identificar e analisar compreensões que as DCNs para os cursos de Biologia, detalhadas pelo Parecer 1.301/2001, detêm sobre a Natureza da Ciência. Como resultado, obtido através de uma análise de conteúdo, emergiram quatro categorias. Duas delas correspondem a compreensões mais deformadas sobre a prática científica, sendo elas: algo de uma visão empírico-indutivista, ao passo que o documento não alude à importância de hipóteses/teorias apriorísticas de pesquisadores e a relação dessas com processos experimentais; e, algo de um método científico, uma vez que o documento dá a entender que a Ciência é construída por meio de uma sequência linear de etapas a serem seguidas rigidamente. As outras duas categorias, por sua vez, refletem sobre aspectos consensuais acerca do que seriam compreensões mais adequadas da atividade científica, sendo elas: a que envolve a necessidade indicada pelo parecer de se abordar questões históricas e epistemológicas das Ciências Biológicas quando em seus cursos de graduação; e, a que apresenta a importância de se estreitar a relação entre Biologia e processos educativos. Por fim, destaca-se a importância da análise de compreensões sobre a Natureza da Ciência, exteriorizadas por legislações que orientam processos formativos.

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Biografia do Autor

Otávio da Silva Custódio, Professor efetivo de Biologia do Magistério Público Estadual de Santa Catarina. Rod. Baldicero Filomeno, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Professor efetivo de Biologia do Magistério Público Estadual de Santa Catarina, lecionando para o nível médio no município de Florianópolis/SC. Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Formação de Professores. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC, na linha de pesquisa Formação de Professores. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFSC, sendo detentor dos títulos de Licenciado e de Bacharel em Ciências Biológicas. Faz parte do Grupo de Pesquisa Casulo da UFSC, grupo o qual atua em ensino, pesquisa e extensão na área de Educação em Ciências e Biologia. Trabalhou na Fundação do Meio Ambiente do Município de Laguna/SC, no cargo de biólogo, como efetivo. 

Renato da Silva Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutor (2022) e Mestre (2017) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Orientação Educacional (2020) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduado em Química (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Pedagogia (2022) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina - GEPHIESC. Foi professor substituto do curso de Licenciatura em Educação do Campo (EduCampo) - Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (2018-2019). Foi professor substituto do curso de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (2017-2018). Atua como pesquisador da História da Educação Brasileira. Tem como foco a História da Disciplina de Química no Brasil e suas relações com a Educação Química, o Ensino de Química e a Formação de Professores de Química.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

CUSTÓDIO, O. da S. .; CUSTÓDIO, R. da S. . COMPREENSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23030, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14826. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14826. Acesso em: 30 abr. 2024.