COMPREENSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14826Palavras-chave:
Parecer 1301, Natureza da Ciência, BiologiaResumo
Nota-se a escassez de pesquisas que indagam que concepções acerca da atividade científica são difundidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Ciências Biológicas, ainda que essas diretrizes balizem a estrutura e os objetivos de tais cursos e, consequentemente, a formação de graduandos. Neste sentido, esta investigação objetiva identificar e analisar compreensões que as DCNs para os cursos de Biologia, detalhadas pelo Parecer 1.301/2001, detêm sobre a Natureza da Ciência. Como resultado, obtido através de uma análise de conteúdo, emergiram quatro categorias. Duas delas correspondem a compreensões mais deformadas sobre a prática científica, sendo elas: algo de uma visão empírico-indutivista, ao passo que o documento não alude à importância de hipóteses/teorias apriorísticas de pesquisadores e a relação dessas com processos experimentais; e, algo de um método científico, uma vez que o documento dá a entender que a Ciência é construída por meio de uma sequência linear de etapas a serem seguidas rigidamente. As outras duas categorias, por sua vez, refletem sobre aspectos consensuais acerca do que seriam compreensões mais adequadas da atividade científica, sendo elas: a que envolve a necessidade indicada pelo parecer de se abordar questões históricas e epistemológicas das Ciências Biológicas quando em seus cursos de graduação; e, a que apresenta a importância de se estreitar a relação entre Biologia e processos educativos. Por fim, destaca-se a importância da análise de compreensões sobre a Natureza da Ciência, exteriorizadas por legislações que orientam processos formativos.
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