O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM DISSERTAÇÕES E TESES (2009-2021): ENTRE AUSÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14803Palavras-chave:
Ensino de ciências, Relações Étnico-Raciais, Epistemologias do sulResumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa em andamento, acerca das Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências. O texto objetiva analisar de que maneira as dissertações e teses defendidas no Brasil, nos programas das áreas de Ensino e de Educação no período de 2009 a 2021, abordam a temática das Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências. A pesquisa se configura como de Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de caráter qualitativo. No processo de busca utilizou-se os descritores Relações Étnico-Raciais, Relações Raciais e Ensino de Ciências com o operador booleano AND. Tendo como aporte teórico os estudos decoloniais e as Epistemologias do sul, de Boaventura de Souza Santos, as análises foram realizadas em aproximação epistêmica com a Sociologia das ausências. Os resultados apontam que as pesquisas sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências são um campo em consolidação, permitindo evidenciar que no espaço da sala de aula faz-se necessário construir pedagogias engajadas, que tragam para o debate a expressiva contribuição dos povos subalternizados, a exemplo de negros e indígenas, para a construção do conhecimento científico, a fim de retirar da centralidade dos currículos a hegemonia brancocêntrica no Ensino de Ciências.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
BEZERRA, D. B. SANTOS, A. C. O ensino de ciências e a educação de jovens e adultos: diálogos e pressupostos epistemológicos. Educon, Aracaju, Volume 10, n. 01, p.1-11, set/2016. Disponível em:< https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8918/20/o_ensino_de_ciencias_e_a_educacao_de_jovens_e_adultos_dialogos.pdf> Acesso em:
BISPO, A. G. P. Contextualização, escola quilombola, relações étnico-raciais: aproximações e distanciamentos no livro didático de ciências. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018. Disponível em:< https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9122> Acesso em: 15 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Mec, 2004. Disponível em:< https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-diversas/temas-interdisciplinares/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-e-para-o-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana> Acesso em: 15 maio de 2021.
BRITO, M. C. L. A educação das relações étnico-raciais: olhares na formação docente em /química. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Núcleo de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5108 Acesso em: 14 maio 2021.
CARDOSO, S. M. B. Indícios de uma perspectiva (de)colonial no discurso de professores (as) de química: desafios e contribuições para a educação das relações étnico-raciais. 105f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30637> Acesso em: 18 jun. 2021.
CASTRO, M. A. T. A evolução humana na disciplina de biologia e as relações étnico-raciais: aprendizagens a partir de uma intervenção educativa. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10063 > Acesso em: 14 maio 2021.
DIAS, T. L. S. Ciência, raça e literatura: as contribuições de uma exposição itinerante para educação das relações étnico-raciais. 125f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em:< https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31287> Acesso em: 18 maio 2021.
DUTRA, D. S. A. CASTRO, D. J. F. A. MONTEIRO, B. A. P. Educação em Ciências e decolonialidades: em busca de caminhos outros. In: MONTEIRO, Bruno A. P; DUTRA, Débora S. A; CASSIANI, Suzani; SANCHEZ, Celso; OLIVEIRA, Roberto D. V. L (Org.). Decolonialidades na Educação em Ciências. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física. 2019. p. 1-17.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 154 p.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 7.ed. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2003. 102p.
JESUS, J. As relações étnico-raciais na formação inicial dos licenciandos de ciências biológicas, química e física da Universidade Estadual de Santa Cruz – Bahia. 91f Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017. Disponível em: <http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201610057D.pdf> Acesso em: 14 mai 2021.
JOSSO, M. C. Experiência de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: Edusp, 1988.
LANDER, E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Coleccion Sur Sur, CLACSO, Ciudad AutÛnoma de Buenos Aires, Argentina, 2005.
MARTINS, K. V. Formação inicial de professores de biologia: elementos da etnoecologia para uma prática docente sensível à diversidade cultural. 109f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em:< https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30700> Acesso em: 25 jun 2021.
MORAIS, R. F. Identidades racializadas e a atitude de negras(os) frente à física. 197f. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <http://www.pg.im.ufrj.br/pemat/DSc%2002_Rodrigo%20Fernandes%20Morais.pdf> Acesso em: 15 maio 2021.
MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
NASCIMENTO, L. M. M. Exame crítico da racialização da doença falciforme na formação de professoras/es de biologia: promoção da educação das relações étnico-raciais, da educação em saúde e de uma visão equilibrada da ciência. 256f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/32768/1/Tese_Lia%20Midori%20Meyer%20Nascimento.pdf> Acesso em: 28 jun. 2021.
OLIVEIRA, B. C. Ensino de Ciências e educação das relações étnico-raciais: relações discursivas, recontextualização e possibilidades de articulação a partir da Base Nacional Comum Curricular. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020 Disponível em:< https://lume.ufrgs.br/handle/10183/219135>. Acesso em: 12 maio 2021.
PEREIRA, A. A dimensão pedagógica dos terreiros e o racismo ambiental: aportes das lutas antirracistas à educação ambiental crítica. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Acesso em: 15 jun 2021. Disponível em:< http://www.unirio.br/ppgedu/DissertaoPPGeduAlessandraPereira.pdf>. Acesso em: 13 maio 2021.
PRUDÊNCIO, C. A. V.; JESUS, J. de. As relações étnico-raciais e o ensino de Ciências: visão de professores de Itabuna-BA. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 186–209, 2019. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.463
SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa; Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista crítica de Ciências Sociais. Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 63 | 2002. https://doi.org/10.4000/rccs.1285
SANTOS, B. S. (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Boaventura Souza. MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul (Org). São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, J. A. ARAÚJO, M. L. F. Education for Ethnic-racial Relations in the New Curriculum Guidelines and in the Common National Base for the Initial Training of Brazilian Teachers: Implications for the Teaching of Anti-racist Science and Biology. Science Education International, v. 32, n. 4, p. 374-383, 2021. https://doi.org/10.33828/sei.v32.i4.13>.
SILVA, D. V. C. Educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. 335f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. Disponível em:<https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2222?show=full>. Acesso em: 12 maio 2021.
SILVA JUNIOR, I. M. O pensamento decolonial na Biogeografia e suas contribuições na formação docente. 313f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31480>. Acesso em 27 jun. 2021.
SOUZA, M. O lugar do ensino de ciências na escolha da carreira universitária de jovens negros. 109f.Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/11654/Dissertação%20Milena%20de%20Souza%20versão%20final.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 15 maio 2021.
TORRES, A. O. P. Lápis cor de pele? De qual corpo humano falamos? 102f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33603>Acesso em: 22 jul. 2021.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações etnicoraciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p 705-718, 2010. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004
VERRANGIA, D. Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. Revista Interacções, [S. l.], v. 10, n. 31, 2015. https://doi.org/10.25755/int.6368
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rafael Casaes de Brito, Benedito Gonçalves Eugênio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.