RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM BASES DE DADOS INTERNACIONAIS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14625Palavras-chave:
Educação Infantil, Raciocínio Científico, Pesquisa BibliográficaResumo
O raciocínio científico é definido na literatura como um conjunto de habilidades essenciais para o desenvolvimento das crianças e inerentes ao processo de investigação. O presente estudo teve por objetivo caracterizar os trabalhos que priorizaram a formação do raciocínio científico em crianças pequenas da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados ERIC, com descritores e recorte temporal específicos. O conjunto final de trabalhos incluídos nesta investigação foi organizado em quatro eixos temáticos de análise, contemplando propostas de intervenção com crianças, formação de professores, papel da família e trabalhos teóricos. Após o processo de triagem e alocação dos trabalhos nos eixos específicos foram selecionados 12 trabalhos elegíveis para o estudo aqui apresentado, com foco nas propostas de intervenção com as crianças. A análise dos dados evidenciou alguns aspectos gerais dos trabalhos, como os objetivos das pesquisas, os participantes envolvidos, os tipos de metodologia empregadas e as conclusões obtidas.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALLEN, M. Early understandings of simple food chains: A learning progression for the preschool years. International Journal of Science Education, v. 39, n. 11, p. 1485-1510, 2017. https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1336809.
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011. Disponível em: https://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html. Acesso em: 02 fev. 2023.
BADGER, J. R.; SHAPIRO, L. R. Evidence of a transition from perceptual to category induction in 3-to 9-year-old children. Journal of experimental child psychology, v. 113, n. 1, p. 131-146, 2012. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2012.03.004.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.
BRITO, D. W. S.; ANDRADE, A. N.; LOBO, H. B. A criança e a tecnologia digital: brincando e aprendendo ciências na Educação Infantil. REAMEC–Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.11116.
CHIU, S.; ALEXANDER, P. A. Young children’s analogical reasoning: The role of immediate feedback. Journal of Psychoeducational Assessment, v. 32, n. 5, p. 417-428, 2014. https://doi.org/10.1177/0734282913515442.
CREMIN, T. et al. Creative little scientists: Exploring pedagogical synergies between inquiry-based and creative approaches in early years science. Education 3-13, v. 43, n. 4, p. 404-419, 2015. https://doi.org/10.1080/03004279.2015.1020655.
DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Trad. de Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.
DEJONCKHEERE, P. J.N. et al. Exploring the classroom: Teaching science in early childhood. European Journal of Educational Research, v. 5, n. 3, p. 149-164, 2016. http://dx.doi.org/10.12973/eu-jer.5.3.149.
DOMINGUEZ, C. R. C.; TRIVELATO, S. L. F. Crianças pequenas no processo de significação sobre borboletas: como utilizam as linguagens? Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 687-702, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/8HBHZrPhvLtRMRRv9sQTVfv/?format=pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.
ESHACH, H. Science literacy in primary schools and pré-schools. Netherlands: Springer, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GODDU, M. K.; LOMBROZO, T.; GOPNIK, A. Transformations and transfer: Preschool children understand abstract relations and reason analogically in a causal task. Child development, v. 91, n. 6, p. 1898-1915, 2020. https://doi.org/10.1111/cdev.13412.
GRAAF, J.; SEGERS, P. C. J.; VERHOEVEN, L. T. W. Experimentation abilities in kindergarten children with learning problems. European Journal of STEM Education, v. 3, n. 3, p. 2-10, 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1190647. Acesso em: 02 fev. 2023.
HABOK, A. Implementation of a project-based concept mapping developmental programme to facilitate children's experiential reasoning and comprehension of relations. European Early Childhood Education Research Journal, v. 23, n. 1, p. 129-142, 2015. https://doi.org/10.1080/1350293X.2014.991100.
KOERBER, S.; OSTERHAUS, C. Individual differences in early scientific thinking: assessment, cognitive influences, and their relevance for science learning. Journal of Cognition and Development, v. 20, n. 4, p. 510-533, 2019. https://doi.org/10.1080/15248372.2019.1620232.
LARIMORE, R. A. Preschool science education: A vision for the future. Early Childhood Education Journal, v. 48, n. 6, p. 703-714, 2020. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1273849. Acesso em: 02 fev. 2023.
LEE, Y.; KINZIE, M. B. Teacher question and student response with regard to cognition and language use. Instructional Science, v. 40, n. 6, p. 857-874, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43575388. Acesso em: 02 fev. 2023.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
MELLO, S. A. Infância e humanização: Algumas considerações na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Perspectiva: Revista do Centro de Educação e Ciências Humanas, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 83-104, 2007. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/1630-Texto%20do%20Artigo-4616-1-10-20080506.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1ª ed., 1996.
PIEKNY, J.; MAEHLER, C. Scientific reasoning in early and middle childhood: The development of domain‐general evidence evaluation, experimentation, and hypothesis generation skills. British Journal of Developmental Psychology, v. 31, n. 2, p. 153-179, 2013. https://doi.org/10.1111/j.2044-835x.2012.02082.x.
TAVERNA, A. S. et al. Collaborative pedagogy: 3-year-olds bring pedagogical cues into alignment with analogical reasoning to extract generic knowledge. European Journal of Psychology of Education, v. 36, n. 2, p. 423-438, 2021. http://dx.doi.org/10.1007/s10212-020-00475-4.
TEIXEIRA; S. R.; BARCA, A. P. A. de. Teoria Histórico-Cultural e Educação Infantil: concepções para orientar p pensar e o agir docentes. In: COSTA, S. A. da; MELLO, S. A. Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017, p. 29-39.
TOLMIE, A. K.; GHAZALI, Z.; MORRIS, S. Children's science learning: A core skills approach. British Journal of Educational Psychology, v. 86, n. 3, p. 481-497, 2016. http://dx.doi.org/10.1111/bjep.12119.
VAN NIEKERK, R. The development of scientific reasoning of preschool children: Micro-analysis of mind–material–body integration. South African Journal of Childhood Education, v. 9, n. 1, p. 1-12, 2019. http://dx.doi.org/10.4102/sajce.v9i1.574.
VYGOTSKY, L. S.; LÚRIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marília Pedegone, Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Elieuza Aparecida de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na Revista REAMEC em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.