UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) E A APRENDIZAGEM DA OXIRREDUÇÃO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14444

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Ensino de Química, Oxirredução

Resumo

As buscas por novas estratégias que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos químicos são necessárias, sobretudo, para desenvolver uma aprendizagem contextualizada, não fragmentada e com significado. O objetivo do trabalho foi avaliar evidências de aprendizagem significativa de conceitos da oxirredução a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Participaram da pesquisa 17 estudantes voluntários do 2 ° ano do Ensino Médio de uma escola pública Estadual de Manaus, cujos instrumentos de coleta de dados foram roda de conversa e folhas de atividades. A discussão pautou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, norteada pela pesquisa participante e os dados avaliados de forma descritiva e interpretativa e pela análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos, ficou evidenciado que o uso das UEPS possibilita e facilita o processo de aprendizagem significativa, evidenciando-se indícios de aprendizagem de conceitos como oxidação, redução, transferência de elétrons, corrosão, reatividade apontados na literatura como de difícil assimilação.

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Biografia do Autor

Duliane da Costa Gomes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazônas, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Quimica pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE (2009) e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente é professora de química do ensino médio da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC. Tem experiência na área de Ensino da Química desde 2010, tendo atuado no Ensino Médio.

Katiuscia dos Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazônas, Brasil.

Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado com ênfase na Análise de Combustíveis pela Universidade Federal do Amazonas e Doutorado em Química, área de concentração Química Analítica, também pela Universidade Federal do Amazonas. Atua na área de Química Ambiental (Métodos Analíticos e Metais Potencialmente Tóxicos) e em Ensino de Química com destaque para Processos de Ensino-Aprendizagem (CTS, Aprendizagem Significativa e Problematização), além de Formação de Professores no Departamento de Química da UFAM. Atualmente atua como vice coordenadora do Curso de Licenciatura em Química, além de atividades na modalidade à distância.

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Publicado

2023-02-05

Como Citar

GOMES, D. da C.; SOUZA, K. dos S. de. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) E A APRENDIZAGEM DA OXIRREDUÇÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23004, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14444. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14444. Acesso em: 3 jul. 2024.