UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) E A APRENDIZAGEM DA OXIRREDUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14444


Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Ensino de Química, Oxirredução

Resumo

As buscas por novas estratégias que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos químicos são necessárias, sobretudo, para desenvolver uma aprendizagem contextualizada, não fragmentada e com significado. O objetivo do trabalho foi avaliar evidências de aprendizagem significativa de conceitos da oxirredução a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Participaram da pesquisa 17 estudantes voluntários do 2 ° ano do Ensino Médio de uma escola pública Estadual de Manaus, cujos instrumentos de coleta de dados foram roda de conversa e folhas de atividades. A discussão pautou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, norteada pela pesquisa participante e os dados avaliados de forma descritiva e interpretativa e pela análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos, ficou evidenciado que o uso das UEPS possibilita e facilita o processo de aprendizagem significativa, evidenciando-se indícios de aprendizagem de conceitos como oxidação, redução, transferência de elétrons, corrosão, reatividade apontados na literatura como de difícil assimilação.

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Biografia do Autor

  • Duliane da Costa Gomes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazônas, Brasil.

    Possui graduação em Licenciatura em Quimica pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE (2009) e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente é professora de química do ensino médio da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC. Tem experiência na área de Ensino da Química desde 2010, tendo atuado no Ensino Médio.

  • Katiuscia dos Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazônas, Brasil.

    Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado com ênfase na Análise de Combustíveis pela Universidade Federal do Amazonas e Doutorado em Química, área de concentração Química Analítica, também pela Universidade Federal do Amazonas. Atua na área de Química Ambiental (Métodos Analíticos e Metais Potencialmente Tóxicos) e em Ensino de Química com destaque para Processos de Ensino-Aprendizagem (CTS, Aprendizagem Significativa e Problematização), além de Formação de Professores no Departamento de Química da UFAM. Atualmente atua como vice coordenadora do Curso de Licenciatura em Química, além de atividades na modalidade à distância.

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Publicado

2023-02-05

Como Citar

UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) E A APRENDIZAGEM DA OXIRREDUÇÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23004, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14444. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14444. Acesso em: 11 abr. 2025.