UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) E A APRENDIZAGEM DA OXIRREDUÇÃO
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14444Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Ensino de Química, OxirreduçãoResumo
As buscas por novas estratégias que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos químicos são necessárias, sobretudo, para desenvolver uma aprendizagem contextualizada, não fragmentada e com significado. O objetivo do trabalho foi avaliar evidências de aprendizagem significativa de conceitos da oxirredução a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Participaram da pesquisa 17 estudantes voluntários do 2 ° ano do Ensino Médio de uma escola pública Estadual de Manaus, cujos instrumentos de coleta de dados foram roda de conversa e folhas de atividades. A discussão pautou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, norteada pela pesquisa participante e os dados avaliados de forma descritiva e interpretativa e pela análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos, ficou evidenciado que o uso das UEPS possibilita e facilita o processo de aprendizagem significativa, evidenciando-se indícios de aprendizagem de conceitos como oxidação, redução, transferência de elétrons, corrosão, reatividade apontados na literatura como de difícil assimilação.
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