FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM TESES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.13379

Palavras-chave:

Formação de professores, Matemática, Anos iniciais, Pesquisa qualitativa, Teses brasileiras

Resumo

O artigo apresenta compreensões emergentes a partir da pergunta o que é isso que se mostra, em teses brasileiras, sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. De caráter descritivo e com enfoque fenomenológico hermenêutico, 30 teses selecionadas foram analisadas com objetivo de compreender a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de quatro aspectos: a pergunta de pesquisa; o processo formativo proposto ao longo da pesquisa; as considerações finais; e os teóricos que as embasaram. Emergem na análise três categorias finais referentes aos processos formativos: o professor em formação: quando instigado a discutir e refletir sobre conceitos, conhecimentos, crenças e  pressupostos, desenvolve autonomia e ressignifica sua prática; os aspectos práticos da formação: é potencialmente indicado que estejam relacionados a estratégias que permitam essas discussões e reflexões sobre a própria prática; e a experiência formativa que reflete a notoriedade da partilha de experiências e a importância de espaços-tempo que permitam vivências, aprendizagens compartilhadas acentuando sentimentos de pertencimento e confiança nesses sujeitos. Assumimos as três categorias em um movimento cíclico em que a relação entre ambas contribui para qualificar a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais.

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Biografia do Autor

Simone Mumbach, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-Graduada em Educação Matemática Comparada pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Graduada Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas de Taquara (2010). Professora da Prefeitura Municipal de Igrejinha e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente atuo na Secretaria Municipal de Educação de São Francisco de Paula. Experiência na área de Matemática em todas as etapas da Educação Básica, na Educação de Jovens e Adultos e em Curso de Formação de Professor (Magistério) com a disciplina de Didática de Matemática.

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Física, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior e na área de Gestão. Atualmente é professor no Programa de Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e atua na Educação Presencial e na Educação Online. Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar, tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação Online, pesquisa-formação online de professores, Experimentação em Ciências, Indagação online, Ensino Remoto, Investigação no contexto educativo.

Charles dos Santos Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, Rio Grnade do Sul, Brasil

Licenciado em Física (2011), Mestre em Educação em Ciências (2014) e Doutor em Educação em Ciências (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto no Instituto de Matemática, Estátistica e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande. Orientador de pós graduação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da FURG. Coordenador do núcleo Ciências Exatas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID da FURG. Pesquisa sobre a Formação de professores de Ciências, com enfoque na investigação do professor a partir da experiência. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto a professores em formação inicial e professores da educação Básica com o objetivo de fomentar ações investigativas na sala de Ciências para o aperfeiçoamento/desenvolvimento de compreensões dos conhecimentos científicos dos estudantes. 

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

MUMBACH, S.; HECKLER, V. .; GUIDOTTI, C. dos S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM TESES BRASILEIRAS . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22022, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.13379. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13379. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática