CTS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.13167

Palavras-chave:

Enfoque CTS, Processos formativos, Reflexão sobre a prática

Resumo

Este artigo teve como foco analisar, em teses e dissertações brasileiras, as contribuições dos processos de formação continuada (FC) de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), que se balizam na perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS). A pesquisa parte de um levantamento bibliográfico, com abordagem metodológica qualitativa, e utiliza a análise de conteúdo para categorizar as contribuições dos processos de FC para os participantes dos mesmos. Os resultados da pesquisa compõem três categorias: 1) Evolução das concepções sobre educação CTS; 2) Integração e coletividade e 3) Reflexão sobre a própria prática. Conclui-se que os processos de FC de professores de CNT, balizados no enfoque CTS, são fundamentais para impulsionar reflexões sobre as práticas docentes, por meio da compreensão dos pressupostos da educação CTS em ambientes formativos compartilhados, bem como, ressalta-se a carência de mais programas de FC que venham alicerçar-se nesses moldes.

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Biografia do Autor

Morgana Welke, Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui Graduação em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA Bagé, RS). Atuou como bolsista PDA-Iniciação à Pesquisa no projeto Materiais magnéticos nanoestruturados: produção e caracterização in-situ, no Programa Residência Pedagógica (2018-2020), no projeto de Monitoria de Apoio à inclusão Digital e bolsista CNPq no projeto Formação e Docência em Ciências com foco no ensino por investigação. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e desenvolve pesquisas sobre as compreensões dos professores de ciências e as inter-relações com a educação CTS.

Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutora em Educação em Ciências (UFSM). Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Campus Cerro Largo/RS. Os interesses de estudo e pesquisa se concentram no Ensino de Ciências e Química com ênfase nos seguintes temas: Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade; materiais didáticos; formação de professores; e Educação do Campo.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

WELKE, M.; MÜNCHEN, S. CTS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22023, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.13167. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13167. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências